Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mais… sobre a Fundação do F C Porto!


Pois o F C Porto, surgido oficialmente em 1893 a 28 de Setembro, ganhou entretanto mais vida nas letras historiadoras.

Passados tempos, como numa narração literária há sempre um adiantar do passo descritivo, assim voltamos ao assunto já mais para diante da análise cronológica.

Acertando a caminhada, damos nota que presentemente estamos todos já com a certeza de que há muitos anos era conhecida a verdade histórica, quanto ao ano da fundação do F C Porto, como se pode ver por esse facto já haver sido há muito referido numa edição do jornal O Porto, corria o ano de 1956 – conforme se vê na imagem supra (que faz parte duma coleção particular, mas tem sido partilhada publicamente em virtude de constar no acervo do museu F C Porto, e nos foi remetida por um amigo leitor deste blogue, sr. Paulo Jorge Oliveira).

Posto isto, completamos o quadro com a reposição entretanto colocada num livro com chancela oficial do clube, sob título “ FCPorto figuras & factos 1893-2005”, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias. Onde, apesar de não ser feita menção de acontecimentos conhecidos de 1895, por exemplo, fica uma apreciação sempre interessante.



»»» Clicar sobre as páginas digitalizadas «««

Armando Pinto

3 comentários:

  1. Mais uma boa achega aos detratores, no geral os adeptos dos clubes adversários e contemporâneos, conhecendo-se que normalmente os que querem atacar a verdade são adeptos do Benfica, Sporting e Boavista, os seguintes mais antigos, portanto, dentre os de maior nomeada ou história ou simples currículum. O certo, porém, é que era sabida a verdade, e no clube não houve nenhuma direção ou sócio a levantar a lebre por motivos políticos, por um lado, porque é sabido que Salazar tirara a coroa ao brasão da cidade do Porto e o clube não ligou a isso e manteve-a no emblema, e por outra por haver quem tivesse receio de melindrar os famliares dos antigos diretores e criadores da continuidade, porque alguns se haviam proclamado do tempo da fundação, quando eram do tempo de refundação. E aquela ideia que o Rui Guedes indica na fotobiografia do F C Porto de nem na história pátria era interrompida a fase de domínio espanhol, está bem vista,

    ResponderEliminar
  2. Mais uma prova do nascimento do nosso Clube, que são palavras históricas, que vêem provar mais uma vez a identidade da fundação do FC Porto. Um muito obrigado meu amigo Sr. Armando Pinto, pela colocação de esse documento em seu Blog, um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Armando,

    No final do século XIX, as modalidades em voga eram o ciclismo, os
    pesos e halteres, a esgrima, a ginástica, o remo, a natação de rio
    (tipo travessias). Por este motivo, muitos dos clubes existentes eram
    "Clube Naval...", "Associação Naval ...", "Ginásio Clube ..." (ou na
    grafia da época Gymnasio). O futebol surgiu depois (foot-ball).
    (É por isso que muitos destes clubes têm como emblema pesos, rodas de
    bicicletas, espadas, ...)

    O F.C.Porto terá sido criado na data indicada, pois o futebol surgiu
    como apontado.

    O Ginásio Aveirense foi um dos pioneiros do desporto aveirense e,
    provavelmente, terá introduzido o futebol em Aveiro. (se tiver tempo e
    disponibilidade posso procurar num motor de busca, por exemplo).

    Sei que o Ginásio Clube Figueirense introduziu o futebol em 1907 e que
    em 1911/12 havia torneios com 4 grupos locais. Se for a

    www.ginasiofigueirense.com

    , na secção "História" tem alguma indicação
    das modalidades pioneiras e se, por curiosidade, olhar para o brazão
    do clube, notam-se bem, as modalidades pioneiras do clube.


    Cumprimentos,
    João

    ResponderEliminar