Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 16 de agosto de 2014

F C Porto - Marítimo: Jogo com solução vitoriosa e estreia auspiciosa


Resultado: FC Porto, 2 - Marítimo, 0 – com golo inicial, em dupla estreia, de Ruben Neves, aos 11 minutos; e fecho do marcador através de Jackson aos 93 minutos, no tempo de descontos já.

Numa tarde de sol brilhante, com o estádio do Dragão completamente cheio, houve calor e brilho na tarde do feriado de sexta-feira, num bom começo do fim de semana iniciado então no tradicional dia santificado de meio de Agosto.


Começou bem o F C Porto esta participação na Liga, o Campeonato Nacional desde há alguns anos chamado de 1ª Liga, por meio duma justa vitória e exibição agradável. E, concluindo a noção confiante aqui aflorada no anterior artigo, na visão histórica antes do jogo, acrescenta-se que, tal como se costuma dizer que as soluções vêm adiante (e quando escritas, aparecem noutra página ou em sentido inverso), desta vez se pode dizer, aqui, diretamente, em continuação, que a solução foi a vitória desejada, numa estreia interessante, quase perfeita. Ipso Facto. Tendo apenas faltado que o segundo golo tivesse entrado mais cedo, na baliza, perante o grande número de oportunidades, para tudo ter sido mais perfeito e coroar o bom começo da equipa, o começo feliz de Julen Lopetegui e a bela primeira vez a sério de Ruben Neves, numa estreia conjunta, por assim dizer, do grupo portista.

Disso tudo, desta vez damos destaque especial ao primeiro jogo de Ruben Neves - de 17anos, que entrou e marcou. Quanto se justifica uma menção, para se fixar memória também aqui dessa que foi uma entrada triunfante do jovem jogador, que, a somar a ter jogado na formação inicial e ter marcado um golo (e logo o primeiro, a abrir o marcador) bate o recorde de futebolista mais novo a marcar um golo ao entrar pela primeira vez, em competição oficial, na equipa do F C Porto: Sendo ainda um dos mais mais novos debutantes,  não só em utilização, como nalguns casos ainda algo recentes, mas alinhando de início e durante a maior parte do tempo de jogo (em jogos do campeonato, frise-se, pois na generalidade, o mais novo que entrou em campo foi o guarda-redes Kadú, em jogo a contar para a Taça de Portugal).


Ora, antes do jogo com o Marítimo, num post colocado na nossa página do facebook, com partilha de imagem da página com o nome de Ruben Neves, adiantamos:
Ruben Neves, jovem promessa do futebol portista, estreia-se hoje em jogos oficiais na equipa principal do F C Porto! Isso traz-me uma sensação, como senti há quarenta e tal anos, quando Pavão se estreou na equipa sénior, em jogo que o F C Porto venceu o SLB por 2-0. Dando-me ideia que temos ali, com a nossa camisola e o mesmo clube no coração, desde que saiba manter a cabeça no lugar, um outro grande futebolista, um bom valor e futuro símbolo referencial do F C Porto !

Afinal, a boa sensação confirmou-se, para já. Estreou-se mesmo… esse também médio com boa visão de jogo...  e mais, afinal além de quanto fez lembrar o surgimento de Pavão (o Fernando Pascoal Neves, então com com cerca de 18 anos),  também se pareceu em certa medida com a estreia de Gomes, sensivelmente com coisa de 18 anos incompletos, mais ou menos (17 anos e alguns meses mais, como era a idade do mais tarde bi-bota d’ouro Fernando Gomes), que, há trinta e tal anos, no seu primeiro jogo e também jogo primeiro do campeonato desse ano, entrou na equipa com dois golos. Logo, o Ruben como médio, e nem tendo passado pelos juniores, ou seja chegado à primeira equipa diretamente dos Juvenis, teve assim um jogo e, sobretudo, a sua chegada ao escalão maior, na verdade como algo digno de apreço. Podendo vir a ser alguém, desde que seja bem acompanhado e tenha sempre juízo, como tiveram Pavão e Gomes, por exemplo.


Em suma, o F C Porto iniciou a prova maior portuguesa com uma vitória, que é o que mais interessa. Faz desde já pressão sobre os adversários diretos e deixou boas indicações para o futuro. E, agora que a comunicação sulista e elitista vê mais a presença de muitos estrangeiros no campeonato em Portugal, porque os outros deixaram sair muita gente e se reforçaram mal, enquanto o F C Porto se soube apetrechar melhor, sem olhar a nacionalidades, mas sim oportunidades, após prospeção atempadamente delineada… temos cá, no Porto, um jovem valoroso que é português, entrado de caras na equipa e entretanto já com algumas raízes, daquelas que pegam quase de estaca, pois ele pegou bem e recomenda-se.

Armando Pinto

Obs.: Fotos da Internet, recebidas gentilmente através de amigos da rede social facebook.

4 comentários:

  1. Tudo dito e bem escrito. Crónica com análise correta e a não dar hipóteses de acrescentar mais, está tudo aqui. Bom começo, que venha continuidade ainda melhor.

    ResponderEliminar
  2. Com a esperança que temos no Ruben Neves, até fico com receio que se o Porto comprar o holandês de que se fala, esse possa vir tirar o lugar ao nosso atual menino de ouro português, o que era mau. Talvez nem devesse vir esse tal estrangeiro, se for para impedir de jogar este nosso jovem valor,

    ResponderEliminar
  3. A pressão está certa, quando o Sporting empata hoje na Académica e só não perdeu por ajuda do árbitro. Foi pelo menos um penalti descarado que não foi marcado, para não haver contrariedade ao que costuma vir dizer o burro de carvalho.

    ResponderEliminar
  4. Ruben Neves devolve mística ao Dragão

    Autor do primeiro golo da Liga sossega os críticos do clube que têm apontado o dedo ao facto de ter deixado de haver referências da casa no balneário.
    O nome de Ruben Neves vai ficar para sempre na história do FC Porto. Com 17 anos e 155 dias, o ainda adolescente tornou-se no jogador mais jovem a jogar a titular pelos azuis-e-brancos no campeonato, ao ser lançado por Julen Lopetegui na vitória (2-0) frente ao Marítimo, na primeira jornada do campeonato. O jovem voltou a entrar na história do clube como o jogador mais jovem de sempre a marcar, quando, aos 12 minutos, aproveitou um mau corte da defesa insular para marcar o primeiro golo do campeonato.
    Os adeptos portistas aplaudiram muito o jogador e rejubilaram quando viram Ruben Neves correr para a linha lateral e ajoelhar-se nos festejos do golo. Isto porque são escassos os jogadores portugueses que têm sido lançados pelos portistas vindos das camadas jovens, uma situação que tem levantado algumas críticas, pela alegada ausência da mística do FC Porto no plantel principal.
    Ruben Neves fez toda a formação no FC Porto e apenas na época 2012/2013 esteve fora do dragão, ao ser emprestado ao Padroense. Passou por todos os escalões de formação e ainda com 16 anos, já era presença nos treinos do FC Porto B, orientado por Luís Castro, que nunca lhe poupou elogios.
    Esta pré-época foi chamado para se apresentar no primeiro dia, aproveitou da melhor forma a lesão de Mikel e a venda de Fernando para ser titular em quase todos os amigáveis, em que encantou adeptos e treinadores. Relegou para o banco Casemiro e não desapontou.

    ResponderEliminar