Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Boa ação… Portista


Está ainda atravessada aquela constatação da desfaçatez produzida pelos comandos do futebol português na gala dos 100 anos da FPF, com as tais escolhas do século que esqueceram, porque foram e são do F C Porto, uns Pinto da Costa, Pedroto, Hernâni, Américo, Gomes… ou seja o presidente mais vitorioso, o treinador mais carismático, o senhor general dos campos de futebol em seu tempo, o guarda-redes eterno e baliza de prata, o futebolista nascido em Portugal continental que primeiro conquistou troféus individuais a nível europeu, etc. Mas isso é apenas mais do mesmo que tem saído das cabeças do regime desportivo sulista… para não variar. Algo a que o F C Porto tem de fazer frente. Tornando-se evidente que a luta de Pedroto e Pinto da Costa tem de continuar… por estes dias, mais ainda.

Ora, contando que isso estará no horizonte das pugnas do F C Porto, também, detemos nosso horizonte noutro alcance. Porque, indo diretamente ao cerne do assunto a tratar, importa vincar: Hoje praticamos uma boa ação, no âmbito Portista – o que deixou satisfeito aqui o autor destas linhas e a outra parte. Obviamente…

Antes de mais, acrescente-se que temos o dever moral e clubista de fazer qualquer coisa para que a história do F C Porto e os valorosos direitos históricos perante o rol do futebol portuga sejam do conhecimento das gerações do presente e futuro. Tanto que o que os artistas do costume fazem ao futebol indígena não passa ao lado, porque ainda há quem tenha conhecimentos memoriais, associados. Assim sendo, passemos ao tema, naturalmente também relacionado.

Desnecessário será escrever umas quantas loas sobre as virtudes das boas ações, porque de algum modo isso está no subconsciente geral, seja ou não de prática corrente. Interessando que se faça bem a algo ou alguém. Assim, hoje, aqui o autor conseguiu fazer uma criança feliz, ao oferecer algumas revistas do F C Porto a um rapazinho que se mostrou Portista a respirar Portismo por todos os poros. Tendo alguns exemplares repetidos, felizmente, e vendo os olhos aguados desse petiz, ávido por ter para si o que fosse possível com motivos do F C Porto (tal como alguém que conhecemos bem, há umas décadas atrás…), gostando bem de ver mais um dos nossos, depressa lhe depositamos nas mãos um bom lote de literatura portista e então pudemos ver a felicidade estampada naquele rosto. Compensando assim, aqui entre nós, tudo o mais…

Armando Pinto

2 comentários:

  1. E já agora tb justiça seja feita ao Sr. Feliciano. Jogador e treinador.

    ResponderEliminar
  2. É incrível como uma federação se esquece, ou se faz de esquecido, do treinador que conquistou para essa mesma federação o primeiro título ou do presidente que mais conquistas conseguiu, já para não falar do clube que mais títulos internacionais venceu.

    Abraço

    ResponderEliminar