Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Importante vitória em noite do golo 5000 do F C Porto no Campeonato português


Conforme fora antecipadamente anunciado, hoje no jogo com o Moreirense estava na mira a obtenção do golo número cinco mil (5. 000) do F C Porto no campeonato nacional, da contagem oficial para o campeonato da Liga portuguesa. Tal como referimos também há dias num artigo neste blogue, em “Proximidade do golo 5000 do F C Porto no Campeonato"…

Além disso, acresce ainda (porque nisto das contas, tem de ir pelo que diz a comunicação social), que há outra curiosidade quanto ao total - já que no jogo anterior, com o Paços de Ferreira, quando foi marcado o golo 4999 do campeonato, Jackson marcou o que era também o golo 7000 em todas as competições, por junto.

(Imagem de arquivo - pois contra o Moreirense foi usada a camisola alternativa azul, conforme se vê na imagem cimeira e noutra mais abaixo.)

Ena, tantos golos, já… Por analogia e associação, quase à medida do que mostra a história que se pode ver… Pois ao percorrer-se o museu do F C Porto são 7000 metros quadrados dedicados aos já mais de 120 anos da história do clube que tem sido campeão nacional, como já foi campeão europeu e mundial, recorde-se.


Posto isto, hoje íamos à procura do golo 5000 de sempre nos campeonatos nacionais... e, como antes escrevemos no artigo, também de mais, como foi, afinal, com o 7001 (e de seguida o 7002) total em todas as competições…


Pois então… hoje foi realmente atingida essa marca histórica dos 5000, no que respeita ao campeonato. Foi seu autor Jackson Martínez, aos 28 minutos de jogo, a fazer 0-1 para o lado do visitante F C Porto (e depois do árbitro não ter marcado um penalti, por falta para castigo máximo acontecida na área do Moreirense).


Ora, a partir do primeiro golo portista na gesta dos campeonatos nacionais, apontado por Carlos Nunes, passando pelo golo 1000 marcado por Eduardo Vital, pelo 2000 de Djalma, como pelo 3000 de Eurico, até Mário Jardel ter assinado o 4000º golo, coube agora a Jackson entrar nessa lista, com o golo 5000.

Agora, depois da vitória portista por dois golos sem resposta, na noite fria deste sábado, os azuis e brancos, que, por ora, ficam a ver no cadeirão o que sai do dérbi de segunda circular lisboeta,  fizeram história ao chegarem aos 5.001 golos nos anais de todos os campeonatos entretanto disputados em Portugal. E, com os dois golos, o de Jacson e mais outro de Casimiro (como aparece na imagem seguinte, de mais uma pintura do conhecido artista Albertino), os “nossos”  atingiram na presente época interessante soma, que faz dos Dragões donos do ataque mais concretizador da prova: com 49 tentos em 20 jornadas, para já. 


Assim até nem o frio se sente tanto, com o sangue anímico quente!


Armando Pinto

2 comentários:

  1. Definitivamente o Jackson vai ficar na história do F.C. Porto. Já antes tinha um lugar reservado na história do clube por ser um avançado dos melhores que por cá apareceram, mas agora ao marcar o golo 5.000 a contar para o campeonato nacional e ainda por cima a ter apontado o golo 7.000 de todas as competições oficiais, fica com um lugar de destaque. E 7.000 golos é muito golo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Empataram lá pela 2ª circular da mouraria? ... Perderam ambos 2 pontos... não está mal! Para já...
    Agora é questão da nossa equipa fazer a sua e nossa parte, pois, assim, como só falta eles perderem mais um ponto (nesse caso será dois, se tiverem algum empate entretanto), já que nos iremos encontrar de novo... e depois será possível sermos campeões, ainda.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar