Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Virgílio Mendes - Um Senhor da História do FC Porto


Na linha de deitar os olhos por factos de interesse portista, pomos mão desta feita na efeméride do dia, para o efeito. Porque uma das efemérides correspondentes ao dia da véspera da chegada de Dezembro, vem a calhar para recordar um senhor futebolista eterno da história do FC Porto, Virgílio, o famoso Dragão que foi conhecido por leão de Génova, pela grande exibição que fez em Itália num célebre jogo pela seleção portuguesa. Virgílio Marques Mendes que foi um dos grandes nomes do F C Porto, como futebolista, depois treinador das camadas jovems, adjunto e responsável episódico na equipa principal, além de colaborador em diversas áreas, sempre ao serviço do Futebol Clube do Porto..

Ora então  foi «há 69 anos, a 30 de novembro de 1947, que passava no Bessa o primeiro episódio do “Fenómeno do Entroncamento”. Virgílio Mendes, o avançado que Eládio Vaschetto transformou em lateral, estreou-se no Nacional da I Divisão com a camisola do FC Porto numa vitória por 3-0 sobre o Boavista, selada com golos de Freitas, Araújo e Correia Dias. Desde que Soares dos Reis, lendário guarda-redes dos azuis e brancos e mais tarde dirigente, o convenceu a trocar o Ferroviários pelas Antas, Virgílio venceu dois Campeonatos e duas Taças de Portugal. Foi ainda o primeiro jogador a ultrapassar a barreira dos 400 jogos oficiais com a camisola do FC Porto, atingindo os 436. Ao serviço da seleção nacional somou 39 internacionalizações e conquistou a alcunha de “Leão de Génova” depois de uma exibição inspirada frente à poderosa Itália de Mazzola.»

A propósito dos primeiros tempos de Virgílio como futebolista do F C Porto, temos desta vez excertos de publicações coevas, através duma entrevista do próprio à revista Stadium e da mesma uma coluna referente à temporada de seu serviço militar, ao tempo, dando mostras de amor à camisola, como se pode ler..


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens e recortes digitalizados )))

Sem comentários:

Enviar um comentário