Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Marca de Soares dos Reis no início do Campeonato Nacional, em 1935


Faz neste dia 82 anos que o torneio principal de futebol português começou a ser disputado como campeonato, então com o nome de Campeonato da I Liga (antecedendo o nome de Campeonato Nacional, considerado contudo a mesma competição, que passaria a vigorar com a denominação de Nacional a partir de 1938). Prova essa, da Primeira Divisão Portuguesa, que teve então início na época desportiva de 1934/35, mas iniciada já em Janeiro de 1935, em substituição do anterior Campeonato de Portugal (que por ser disputado em eliminatórias, é considerado antecessor da Taça de Portugal). Coisas de nomes, assim como agora o campeonato já  é outra vez Liga, mas continua a ter sequência numérica do Nacional da 1ª Divisão do tempo do sistema BSB…

Ora o Campeonato Nacional, sendo uma competição que, além de grandes jogadores de campo, como Pinga, por exemplo, inscreveu vários nomes que honraram as balizas dos seus clubes, teve no seu início uma marca inicial bem vincada dum guarda-redes desse tempo, com o primeiro número 1 a defender um penalti. Foi Manuel Soares dos Reis, nascido a 11 de Março de 1910 (e estreado no mesmo dia, 24 anos depois, pela Seleção Portuguesa), o qual foi o autor da primeira detenção da marca da grande penalidade em jogo que o FC Porto empatou 1-1 em Lisboa com o Belenenses, a 20 de Janeiro de 1935.


Campeonato esse em que também houve marca final Portista. Pois, tal como no Campeonato de Portugal, o FC Porto foi o primeiro clube a inscrever o nome como vencedor, sendo assim Campeão Nacional  da 1ª Liga de 1935.


Soares dos Reis continuaria a notabilizar-se na baliza do FC Porto por mais algumas temporadas, depois de ter começado a deixar a sua marca ao serviço do clube de Belém, ironicamente a equipa contra o qual deteve o remate de Bernardo, que tinha partilhado consigo o balneário.

Foi dele a frase sábia: “O lugar de guarda-redes foi sempre ingrato. Depois dele, só há a baliza, o golo.”

Pois Soares dos Reis, que fez história na baliza do FC Porto e da seleção portuguesa, além de ter sido mais tarde dirigente do FC Porto, foi também o primeiro guarda-redes internacional do FC Porto e deu início a uma dinastia de guarda-redes que vestiram a camisola do FC Porto. Seguindo suas pisadas Soares dos Reis II, seu irmão, mais novo seis anos e que antecedeu na baliza portista o “Mãos de ferro” Barrigana, e posteriormente o sobrinho e afilhado, Neca Soares dos Reis, que foi júnior e sénior pelo FC Porto, tendo sido titular da equipa de reservas ao início da década de sessenta, e companheiro de plantel com Américo e Rui, entre outros. Até que, cedido pelo clube, representou durante anos outros clubes e, mais tarde, se dedicou também ao ciclismo, sendo atualmente considerado o maior colecionador de artigos relacionados com a modalidade das bicicletas.

= O mais novo Soares dos Reis, junto ao Soares dos Reis II...

Um interessante caso que dará pano para mangas em artigo que terá proximamente lugar neste blogue…

Por hoje fica a efeméride de Soares dos Reis, o primeiro, ter sido o primeiro guarda-redes a defender um penalti no Campeonato Nacional!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Temos sempre a aprender consigo Sr Armando um abraço .. somosfcporto HR Açores...

    ResponderEliminar