Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Salvé 28 de Setembro: 1893 / 2017 - 124º Aniversário do Futebol Clube do Porto, Príncipe da Europa !


O céu é azul, visto da terra na amplitude do firmamento. E, azul é a cor do Futebol Clube do Porto, combinando com o branco da virtude, sendo azul e branca a camisola portista cujo padrão sagrado é de duas listas azuis de reforço ao branco restante, enquanto azul é o tom dominante do campo retangular da bandeira representativa, em duas bandas nas margens laterais à faixa central branca. Qual imagem poética celebrada no poema Aleluia:

«E azul e branca essa bandeira avança…
Azul, branca, indomável, imortal.
Como não pôr no Porto uma esperança
Se “daqui houve nome Portugal”»?!

Assim, com grande esperança e fé temos aí diante de nós o presente e o futuro, sem esquecer o passado glorioso, na passagem de mais um aniversário portista, festejando mais um ano de Vida do FC Porto. Com pecúlio acrescido de grande triunfo obtido pela equipa principal do FC Porto no Principado do Mónaco, como que a atualizar mais um título,  mais elevando o FC Porto à consideração de autêntico Principe Europeu.



Na exalação da vida, entre a ascensão a algo que faz olhar para o céu, havendo vapores terrestres que sobem ao infinito, há também perfumes exalados a espalhar indícios de eternidade. Tal como um fumo prosaicamente dispersa odores, enquanto uma elevação de incenso inebria sensibilidade algo celestial. Assim mesmo é como sobe em espirais de incenso a glorificação da existência do grande F. C. do Porto, cuja realidade se não dilui nem evapora na passagem do tempo, mas se torna densamente atraente no encanto apaixonante de tanta gente que sente tal essência institucional. Na duração da coletividade já existente há 124 anos, soma a perfazer agora, em 2017, contabilizada desde o respetivo surgimento a 28 de Setembro de 1893, como noticiou o “Diário Ilustrado” de Lisboa, à data, que então se fundou «no Porto um clube denominado Football Club do Porto». Daí em diante transfigurado no Dragão crescido na constelação de estrelas da própria história.


Numa vida longa, assim, vai-se alongando entretanto, também, o que um simples mas atento adepto foi e vai vivenciando na extensão de toda a decorrente relação, pela vida do clube e paralela atenção pessoal. Numa vida particular que vai nas seis décadas de acompanhamento clubístico, recordando ocorrências derivadas, desde os festivais noturnos com que ao tempo do presidente Afonso Pinto de Magalhães eram assinalados os atos comemorativos de aniversários, passando por convívios festivos na quinta do presidente honorário Sebastião Ferreira Mendes, até aos mais recentes acontecimentos que com Pinto da Costa ficaram a marcar vincadamente a data aniversária, com relevo à inauguração oficial (na abertura inicial para convidados) do Museu do FC Porto by BMG.
Sem nunca se dissociar de tudo isso os programas tradicionais, incluindo cerimónias de hasteamento da bandeira do clube no estádio e restantes instalações, como antes era no campo da Constituição e no estádio das Antas, nos ginásios, lar dos jogadores, mais edifício-sede, etc.;  e como hoje ocorre no estádio do Dragão; ao mesmo tempo que representações do clube se reúnem em diferentes e complementares ritos de homenagem evocativa nas sepulturas de diversos valores eternos do clube e romagem de saudade ao próprio mausoléu do FC Porto. Havendo anos que no âmbito das celebrações aniversárias do FC Porto é incluída a celebração de uma missa em memória de sócios, atletas e dirigentes portistas falecidos, na igreja das Antas.


Vem a propósito recordar uma dessas ocasiões, para recuperar determinada apreciação que, passados anos, continua na ordem do dia – como se pode constatar, na comparação possível, passados tempos e perante pouca diferenciação cronológica, pela quase idêntica situação oficial verificada (conforme respigo duma reportagem correspondente). Pois, neste espaço de memória, vem a calhar fazer-se assim memória de tempos antecedentes do “VAR” (vídeo-árbitro) que, como antes nas formações dos conselhos de arbitragem, só funciona a preceito a favorecer o clube do regime e a prejudicar o FC Porto. Sem esquecer que o mesmo acontece contra o FC Porto diante de outros clubes, tal como está de fresco o sucedido, em futebol, com golos apontados à mão por adversários, ainda na época passada, por entre inúmeros exemplos.


Ao além, também, mas além das fronteiras portuguesas, chega a superioridade do FC Porto, tanto que em território estrangeiro o FC Porto consegue manifestar melhor a sua grandeza, sendo que é o clube português com melhor palmarés internacional, através dos cinco títulos europeus e mais dois mundiais conquistados, em Equipas Principais, além de mais uma taça internacional entre Equipas B. Chegando ainda agora ao aniversário com mais um retumbante triunfo obtido em território franco-monegasco, com a espetacular vitória no Mónaco, diante do campeão francês, por três golos sem resposta, na repetição do mesmo resultado da final da Liga dos Campeões  de 2004. 


Não é para qualquer um… tão legalmente... quão só o Porto e mais nenhum...  português, faz disto!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. «Um, dois, três! Como em Gelsenkirchen, há 13 anos, o FC Porto venceu o Mónaco, mas agora no Principado, onde nenhuma equipa portuguesa tinha ganho antes. Aboubakar bisou e Layún fechou o resultado na ponta final de uma exibição perfeita, preparada com uma surpresa estratégica e a inclusão de Sérgio Oliveira no onze. Afinal, Sérgio Conceição tinha avisado de véspera, garantindo um desempenho capaz de demonstrar “a grandeza do FC Porto”. E tão depressa prometeu como cumpriu, ao ponto de nem Leonardo Jardim ter questionado a justiça da vitória portista na segunda jornada da fase de grupos da Champions.

    Fantástico foi, por isso, o adjetivo que dominou as declarações no final do jogo. As do presidente, as do treinador e as dos jogadores. Jorge Nuno Pinto da Costa, por exemplo, falou de uma “exibição fantástica” e, à margem do encontro no Estádio Luís II, revelou total disponibilidade para ajudar Fernando Gomes, presidente da Federação, no processo de credibilização e pacificação do futebol português: “Levo-lhe a France Football desta semana, que tem um artigo em que se lê que o futebol português está decadente e aponta vários factos, como o de haver um clube que tem uma claque que já esteve envolvida em incidentes que levaram à morte de adeptos adversários e em que nada se fez”.»
    (In "Dragões Diário")

    Armando Pinto (autor e gestor do blogue)

    ResponderEliminar
  2. Futebol
    Plantel do FCP junta-se no balneário para assinalar 124º aniversário do F. C. Porto

    No dia do aniversário do F. C. Porto, o plantel juntou-se, no balneário, para cantar os parabéns.

    O F. C. Porto assinala, esta quinta-feira, o 124º aniversário. Os jogadores e equipa técnica de futebol não quiseram deixar passar a data em claro e juntaram-se no balneário para cantar os parabéns à equipa.

    As cerimónias oficiais decorreram, esta quinta-feira de manhã, com um programa de eventos que teve como ponto mais simbólico a habitual cerimónia pública do hastear da bandeira.

    O evento, presidido por Pinto da Costa, começou por volta das 10 horas, no Estádio do Dragão. Antes, disso, houve homenagens a Rui Filipe e Pavão, jogadores já falecidos, com a deposição de coroas de flores junto dos respetivos bustos.

    (Notícia JN, do próprio dia)

    Armando Pinto

    ResponderEliminar