Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 2 de setembro de 2017

Efeméride: A presença do FC Porto na "Capsúla do Tempo" da UEFA


No dia 2 de Setembro de 2004 a UEFA enterrou em Nyon, na Suíça, onde se situa a sua sede, uma cápsula do tempo destinada a ficar guardada para ser aberta em 2054, na qual o futebol dessa temporada se encontrava representado por uma bola de futebol autografada pela equipa do FC Porto, uma camisola autografada pela equipa do Milan, um programa da Gala da UEFA autografado pela equipa do Valencia e um par de luvas de guarda-redes autografadas por Vítor Baía. Honra e glória com que o FC Porto foi distinguido nesse ano em que foi o Campeão Europeu à época da comemoração do jubileu da entidade. De modo que quando em 2054 em Nyon a cápsula for desenterrada, lá estarão esses dois objetos dos Dragões, como testemunho à posteridade, algo de relevo na mística portista e honroso para a memória lusa.

Mais uma curiosidade histórica fica assim na memória do mundo azul e branco, à distância do significado e transmissão temporal.

Tal como ainda não há muito tempo, corria a primavera de 2016, em jogo do FC Porto diante do Boavista, selado com resultado em 4-0 a favor do conjunto portista, o FC Porto ficou associado ao primeiro jogo do campeonato português realizado em horário matinal,  disputado que foi esse encontro entre os dois vizinhos da Invicta na manhã do sábado 14 de Maio de 2016, também outras curiosidades ficam na retina da memória portista, entre honrarias portistas, das quais é sobremaneira eloquente a presença de símbolos portistas na capsula do tempo da UEFA.


Ora, recordando a primeira vez de jogos matinais, na verdade foi esse um jogo especial, além de ter sido recheado de golos, que valeram mais três pontos aos Dragões na última jornada da Liga NOS da mesma época. Qual goleada para asiáticos verem, na realização do jogo em horário pensado para transmissões destinadas ao fuso asiático. Tendo assim ficado para a história por ter acontecido pela primeira vez um jogo em horas de manhã portuguesa a contar para o campeonato português da Primeira Liga, iniciado ainda em horário da manhã e findo ao princípio da tarde desse sábado risonho do mês das flores.


Perante este cenário, o F C Porto ficou como clube anfitrião do primeiro jogo madrugador do campeonato da Liga principal em solo nacional, com essa vitória por 4-0 frente ao vizinho Boavista. Bem como em 1928, a 28 de Julho, houvera no campo da Constituição o primeiro jogo noturno, em prélio então empatado com o Salgueiros a dois golos para cada lado. Assim como o F C Porto foi o primeiro vencedor do primeiro Campeonato de Portugal, em 1921/22; e também do primeiro Campeonato da Liga em 1934/35, bem como, no decorrer dos anos, alcançando palmarés que tornou o F C Porto campeão nacional, europeu e mundial, como se sabe, obteve em 2016 outro título singular, como foi e é, através da equipa F C Porto B, com a conquista do título de Campeão Nacional de 2015/2016 da 2ª Liga. Sendo assim o único clube português que conseguiu vencer os dois principais campeonatos do futebol português.

Junta então o F C Porto mais curiosidades ao muito que já consta do historial portista e torna o F C Porto  um Clube Especial, detentor de feitos e com factos especiais. Tais como, recordando algo da primazia portista:

- O FC Porto é considerado, no século XXI, segundo o “Club World Ranking (21st Century)” do Oosterpark Rankings, o maior clube português, o 6º da Europa e o 7º do Mundo.
- O FC Porto foi considerado segundo a Classificação Mundial de Clubes da IFFHS desde 1991, o maior clube português, o 7º da Europa e o 12º do Mundo;
- O FC Porto foi considerado, segundo o “Worldwide Historical Clubs Ranking” do brasileiro Marcelo Leme de Arruda, o maior clube português, o 10º da Europa e o 12º do Mundo;
- O FC Porto foi e está a ser sucessivamente considerado pela CNN um dos melhores clubes  da atualidade, chegando a atingir o quarto lugar, sendo o único clube português a figurar nesta lista.
- O FC Porto é o clube mais titulado da Europa desde 1974/75 (primeira época pós-Revolução Democrática do “25 de Abril”, período que coincide com o grande crescimento do clube, iniciando a sua hegemonia em Portugal e o seu surgimento na elite internacional). Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia não muito comum, à escala nacional e internacional, entre os clubes dos países com mais história no futebol europeu. 
- O FC Porto, no que respeita exclusivamente às provas internacionais durante mesmo período desde 1974/75, foi o único clube português a ter conquistado títulos internacionais (7). 
- O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica e o 8º da Europa;
- O FC Porto é o único clube Português que, na praia de Ipanema no Rio de Janeiro, tem 3 Bandeiras em exposição. Esta situação é bem elucidativa do prestígio e da universalidade do clube. Nesta praia de 6kms desta enorme cidade encontram-se as bandeiras dos clubes mais famosos do mundo.
- O FC Porto era o único clube português no extinto G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa, sendo também o único representante de Portugal entre os 16 fundadores da Associação Europeia de Clubes (ECA), criada após a extinção do G-14.
- O FC Porto tem, em Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, o presidente mais titulado de todos os clubes do Mundo. A grande distância encontram-se os míticos Santiago Bernabéu do Real Madrid e Josep Luíz Nuñez do FC Barcelona.
- O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3): Fernando Gomes 2 e Mário Jardel 1.
- O FC Porto é o clube português com mais participações em competições internacionais oficiais.
- O FC Porto é o clube com mais participações na Liga dos Campeões da Europa, falhando apenas nas épocas 1994/95, mais na de 2002/03, quando venceu a Taça UEFA, e na época de 2010/11, em que venceu a Liga Europa.
- O F C Porto é o único clube português que venceu a mais importante competição europeia de futebol nas duas versões, quer a Taça dos Campeões Europeus, em 1987, como a sucessora Liga dos Campeões (Champions League), em 2004.
- O FC Porto é o clube Português que mais tem contribuído para o Ranking da UEFA.
- O FC Porto foi pioneiro também na internacionalização: foi o primeiro clube português a receber um conjunto estrangeiro (o Real Fortuna de Vigo, em 1907) e o primeiro clube português a deslocar-se ao estrangeiro (a Vigo, em 1908)
- O FC Porto foi o primeiro clube a vencer o pioneiro Campeonato de Portugal em 1921/22 e também o Campeonato Nacional da Liga em 1934/35.


- O F C Porto teve na sua equipa o primeiro guarda-redes de futebol a vencer em seu tempo os mais importantes trofeus de reconhecimento da imprensa nacional, como foi a Baliza de Prata em 1963/64; e o primeiro Prémio da Regularidade, Trofeu Somelos-Helanca, em 1967/1968, conquistados por Américo.
- O FC Porto formou nos seus quadros futebolísticos uma das maiores referências da história do futebol português, Vítor Baía. Enquanto jogador, Baía foi aquele que mais títulos conquistou na história do futebol mundial, somando 33 títulos.
- O FC Porto tem atualmente, segundo dados oficiais, cerca de 110.000 sócios (vivos e com situação regularizada), sendo assim um dos 5 clubes do Mundo com mais sócios.
- O FC Porto, em 2004, segundo um estudo realizado pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, foi considerado a marca mais valiosa do futebol português. O estudo teve em conta fatores como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste estudo de marcas europeias, o FC Porto ocupou a primeira posição em Portugal e a 21ª na Europa.
- O FC Porto e o Liverpool foram os únicos clubes no mundo a ganhar em dois anos consecutivos as duas competições europeias mais importantes: a Taça UEFA e a Liga dos Campeões.
- O FC Porto, o Ajax, a Juventus e o FC Barcelona foram os únicos Clubes no Mundo que ganharam as três competições internacionais no mesmo ano (Liga dos Campeões, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental), o Famoso Triplete Internacional.
- O FC Porto, no ano de 1987, foi super-campeão da Europa ao vencer o Ajax de Amesterdão na Supertaça Europeia por duas vezes pela marca de 1-0.
- O FC Porto é o único clube português finalista de todas as competições da UEFA e FIFA: Liga dos Campeões, Taça dos Vencedores das Taças, Supertaça Europeia, Taça UEFA e Taça Intercontinental.
- O FC Porto é o único clube português bi-campeão mundial de clubes (1987 e 2004).
- O FC Porto é o único clube português que venceu a Taça UEFA e a sucessora Liga Europa.
- O FC Porto é o único clube português que venceu a Supertaça Europeia.
- O FC Porto foi considerado pela UEFA a equipa do ano nos anos de 2003 e 2004, ao comando de José Mourinho, com estrelas como Deco, Ricardo Carvalho, Vítor Baía, Paulo Ferreira , Jorge Costa, etc.
- O FC Porto é o único clube português que teve nas suas fileiras um jogador que marcou em duas Finais Europeias consecutivas (Taça Uefa 2002/2003 e Liga dos Campeões Europeus 2003/2004). Esse jogador chamava-se Dimitry Alenitchev.
- O FC Porto teve em Artur Jorge e José Mourinho, os únicos dois treinadores Portugueses Campeões da Europa.
- Vítor Baía foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes do ano de 2004.
- O FC Porto é o único Clube Português representado na “Cápsula do Tempo” enterrada pela UEFA para comemorar o jubileu da entidade. Quando em 2054 em Nyon na Suíça a cápsula for desenterrada, lá estarão dois objetos dos Dragões: uma bola autografada pelo plantel que venceu a Liga dos Campeões em 2004 e um par de luvas autografado por Vítor Baía.


- Entretanto, com a conquista do Campeonato da 2ª Liga nacional de futebol profissional, o F C Porto passou também a ser o único clube português que conquistou os dois principais campeonatos portugueses, quer o da 1ª como da 2ª Liga, sendo o único que teve a sua equipa B também em 1º lugar do respetivo campeonato.
- Até ao facto do F C Porto ter sido o primeiro clube português a fazer no seu estádio um jogo de futebol para o campeonato maior em horário da manhã, com a realização no estádio do Dragão, a 14 de Maio de 2016, do dérbi portuense F C Porto-Boavista pelas 11, 45 h, conforme foi oficialmente decidido pela Liga Portuguesa (como primeira experiência para possível conquista de novos mercados, visando transmissões televisivas de jogos do futebol português, para países de horários muito diferentes dos normais, de jogos até agora em Portugal).
- E, por fim, já em Maio de 2017, o FC Porto ainda venceu em Inglaterra a versão da Liga Europeia de equipas B, a "Premier League International Cup". Prova (International Cup, criada em 2014/15, pela Premier League, juntando equipas sub-23 e com todos os jogos a realizarem-se sempre em solo britânico), que nesse ano da sua terceira edição teve a participação de 24 equipas, das quais 12 inglesas e 12 estrangeiras do resto do Europa  em célebre final disputada em casa do clube adversário, onde Galeno, com dois golos, foi figura do encontro entre o Sunderland sub-23 e o F. C. Porto B, terminado com a vitória portuguesa por 5-0.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário