Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Falecimento de Belmiro de Azevedo


Morreu Belmiro de Azevedo, homem do Norte, personagem famoso do mundo empresarial e especialmente antigo atleta de andebol do FC Porto, clube que entretanto também serviu como dirigente da secção de natação e a que se manteve ligado como associado há cerca de cinquenta e cinco anos.

Naturalmente como sócio do FC Porto que Belmiro de Azevedo era um entre muitos, mas como figura pública e especialmente  um dos homens mais ricos de Portugal, era pessoa mediática.

Representou o FC Porto na modalidade de Andebol, e depois foi seccionista da Natação do clube azul e branco, inclusive tendo então ficado ligado à construção da piscina das Antas, ao tempo da presidência portista de Afonso Pinto de Magalhães, grande dinamizador da vida portuense, do qual Belmiro de Azevedo foi colaborador.  

Falecido esta quarta-feira, a sua morte mereceu ser  assinalada e lamentada oficialmente pelo Futebol Clube do Porto, realçando o seu estatuto de antigo dirigente, atleta e sócio do clube, com uma nota de condolências à família e amigos do empresário:

«O F. C. Porto envia condolências à família e amigos de Belmiro Mendes de Azevedo, ex-dirigente e atleta do clube, que faleceu esta quarta-feira, no Hospital da CUF, no Porto, aos 79 anos», refere o clube na sua página oficial. Lembrando ainda que o antigo "chairman" do grupo Sonae "era o sócio 1714" do clube dragão há 55 anos, o que já lhe tinha valido a distinção com a roseta de ouro.

Recorde-se que Belmiro de Azevedo recebeu a sua Roseta de Ouro de Associado, como sócio com 50 anos de filiação, ao tempo, em sessão solene realizada em Abril de 2013, a par com outros sócios de igual longevidade, entre os quais o antigo futebolista Fernando Gomes, o “Bibota d’ouro”, também.


Pinto da Costa deixou uma mensagem de homenagem a Belmiro de Azevedo, em que recordou a ligação do antigo chairman da Sonae aos Dragões e enalteceu a obra na secção de natação dos azuis e brancos.

"Era sócio do FC Porto há mais de 50 anos, foi praticante de andebol e teve a curiosidade de entre 1969 e 1971, sob a presidência de Afonso Pinto de Magalhães, ter sido meu colega de direção e de durante três anos, semanalmente, sentarmo-nos lado a lado. Recordo com saudade esses tempos, em que ele fez uma notável obra na natação. Foi o grande impulsionador da natação, sem condições, mas conseguiu o mínimo ao projetar a natação para atingir hoje os grandes níveis que tem. Tenho que lamentar a perda de um homem que fica ligado ao FC Porto e apresentar as minhas condolências e em nome do FC Porto à sua família, aos seus filhos; à sua filha, aos seus netos", afirmou o presidente do FC Porto.

Escusado será descrever aqui a sua biografia e respetivo percurso curricular, visto que tem desenvolvimento normal na comunicação social; bastando, para o caso, referir a nota com que está referenciado o seu nome no livro oficial "FC Porto Figuras & Factos 1893-2005":


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário