Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 23 de março de 2019

Alex Teles e Militão na “Canarinha”: Mais dois portistas internacionais brasileiros, com estreia em jogo no estádio do Dragão


Sábado 23 de março, à entrada da Primavera de 2019, marca a presença na principal seleção brasileira dos futebolistas do FC Porto Alex Teles e Eder Militão. Sendo então esses dois Internacionais pelo Brasil, em jogo que fica também assinalado por o estádio do Dragão ter sido escolhido para palco de um jogo de preparação na Europa entre as equipas do Brasil e do Panamá.


Com efeito essa dupla portista da atualidade esteve assim num momento desses, como elementos ativos na histórica presença da sempre apreciada Seleção “Canarinha” no Porto. Estreando-se Alex como internacional pelo seu país, enquanto Militão soma sua segunda internacionalização. E logo em pleno estádio do clube onde jogam. Tal a honra que é para qualquer brasileiro vestir a camisola amarela do seu país, acrescida, além de terem sido selecionados, por haverem alinhado de início e inclusive estarem em campo durante todo o jogo. Honra e glória que é extensiva ao FC Porto, ao ter nas fileiras azuis e brancas mais dois seus jogadores no número dos que conseguiram vestir a camisola brasileira. Sabendo-se quanto o Brasil, como nação imensa e com tantos valores, detém imensos futebolistas com possibilidades de serem selecionados. Tendo Militão se estreado antes na seleção do Brasil em Setembro de 2018, no jogo do Brasil com El Salvador disputado em Washington (EUA), incluindo o já então defesa do FC Porto, juntando-se-lhe agora Alex Teles do plantel atual do FC Porto .


Perante isso, como Telles se estreou pela Canarinha, assim como Militão integrou o onze titular, neste dia em que ambos até disputaram todo o jogo no Dragão, passa então o grande Futebol Clube do Porto a ter mais estes dois entre os muitos internacionais que fazem parte da galeria honrosa de futebolistas do FC Porto que chegaram a vestir as camisolas das seleções de seus países, na lista de internacionais portugueses e estrangeiros enquanto jogadores do FC Porto.


Assim sendo, entre os cento e tal jogadores do FC Porto que, ao longo dos tempos, já foram internacionais pela seleção representativa de Portugal (número acrescentado também de véspera com o “nosso” Pepe, que ao ter regressado ao Dragão este ano já soma mais uma ida à seleção portuguesa, agora como jogador do FC Porto e na senda de outros brasileiros naturalizados, como Celso Matos e Deco), mais também das dezenas de estrangeiros portistas que jogaram com as camisolas das seleções de suas pátrias, contam-se desde o jogo deste sábado mais estes dois, Alex e Militão, numa fasquia atingida sempre especial.


 = "Fichas" do blogue "Pentacampeão2", onde, entre bom material estatístico-historiador, consta também trabalho impecável de Rui Anjos sobre os internacionais portugueses e estrangeiros do FC Porto. Cuja inventariação e registo são dignos de figurar num livro oficial do clube, por exemplo. =

Por toda a envolvência que representa a seleção do país irmão, é deveras notória a ligação que também o FC Porto tem e mantém já com essa mítica equipa que une o sentimento brasileiro e possui grande simpatia entre os portugueses. Havendo grandes nomes do futebol brasileiro que vestiram a camisola canarinha que jogaram também no FC Porto. Quão aconteceu inicialmente com grandes craques que já tinham alinhado pela seleção brasileira quando vieram para o FC Porto, como foram os casos de Amaury, primeiro, e Flávio depois. Embora esses dois grandes avançados que jogaram no FC Porto, o primeiro em 1965/66 e o outro já entre 1971/72 a 1974/75, não voltassem a vestir a canarinha, apesar de inclusive Flávio ter sido dos maiores goleadores da seleção amarelo-verde e azul, contudo a pouca visibilidade do campeonato português nesses tempos haja agudizado a distância, na linha de quem não é visto não é lembrado. Até que mais tarde, já com o futebol português mediatizado após as conquistas europeias e mundiais do FC Porto e o aparecimento da nova geração selecionada com a camisola das quinas, começaram os brasileiros que jogavam a Portugal e sobretudo no FC Porto, a terem também chances de serem lembrados e inclusive a serem chamados à sua seleção. Começando com Branco, depois Jardel, seguindo-se Doriva, Helton, Hulk, Kleber, Alex Sandro, Danilo, até por fim Casimiro, antes dos agora também internacionais, Alex Teles e Eder Militão.


No jogo deste sábado, em que tiveram lugar as inclusões dos dois defesas do FC Porto, no encontro decorrido no Estádio do Dragão diante de grande falange de apoio de adeptos brasileiros e também portugueses, mais alguns panamianos que marcaram presença a incentivar seus compatriotas, o resultado com que terminou, empatado a um golo, não foi condizente à grande superioridade da equipa brasileira, mas foi como que um prémio ao esforço defensivo do Panamá, embora com o golo panamiano marcado irregularmente em posição de fora de jogo (evidente, e não ligeiramente como foi comentado na Sportv). Cujo empate desse modo acontece pela primeira vez frente ao Brasil. Desta vez neste prélio em que Brasil e Panamá se defrontaram no Estádio do Dragão, em jogo de preparação para a Copa América. 


De realçar que Neymar não foi convocado devido a lesão, mais assistiu ao jogo na bancada. Tendo assistido também jogadores brasileiros que atuam no FC Porto, como Felipe, Fabiano, Vaná e Otávio, além de muitas personalidades, incluindo representantes oficiais e membros da Direção do FC Porto.


O tempo ajudou, com uma tarde soalheira, a compor o cenário onde o azul até combina bem com o amarelo. Tal foi, em suma: «Uma bonita tarde, uma bela festa no mais bonito estádio de Portugal. Uma honra receber a seleção brasileira no Dragão e tantos jogadores que marcaram a nossa história nas bancadas do nosso estádio.»


Referiu Alex Teles publicamente: «O FC Porto é um clube espetacular e, desde que cheguei, senti-me em casa. É um clube que recebe bem, a cidade é maravilhosa e o facto de ser uma língua quase igual ajuda imenso na adaptação. É um clube de dimensão mundial, com grande história, que dá muita visibilidade aos seus atletas»!


Com estas e outras, o estádio do Dragão passou a ter mais um item de sua assinalável história, que é afinal a do FC Porto na interligação com o nosso estádio atual. Numa relação que em breve será aumentada com a disputa da fase final da Liga das Nações no Dragão, em que estará presente a seleção portuguesa. A calhar então, por exemplo, para a edição comemorativa de um livro oficial do clube, em que seja incluída a Galeria dos Internacionais do FC Porto pelas respetivas seleções, enquanto jogadores portistas, ao longo dos tempos.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. PARABÉNS. BELO TRABALHO DE JORNALISMO. ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela referência ao meu blogue e à qualidade das matérias que ali vou colocando, na perspectiva do enriquecimento e partilha da gloriosa história do nosso querido FC Porto.

    Estão na forja o lançamento dos 10 novos internacionais que entretanto surgiram, para actualizar a rubrica dos "INTERNACIONAIS PORTISTAS", em boa hora sugerido pelo amigo Armando Pinto.

    Um abraço e parabéns por mais este magnífico post.

    ResponderEliminar