Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 17 de março de 2019

Taça de Portugal de Basquetebol/2019 é do FC Porto. No topo dum fim de semana vitorioso para o mundo portista, só não totalmente feliz por a mala encarnada continuar ativa no futebol profissional…


Havia a secreta esperança que desta vez o FC Porto, no desporto da bola ao cesto, conseguisse finalmente superar o confronto diante da Oliveirense, equipa campeã em título e que esta época estava a parecer insuperável. Embora com receio particular que qualquer coisa impedisse a vitória na Taça que há alguns anos não vinha para o Porto. Mas felizmente tornou-se realidade esse anseio e a Taça de Portugal desta época de 2018/2019 é do FC Porto.


Com efeito o FC Porto conquistou ao final da tarde deste domingo de meio de março a Taça de Portugal do “Basqete”. Fazendo afluir às veias mais seiva empolgante, como sentimos pelas imagens da televisão conquistarmos mais essa taça, como se lá estivéssemos, pois quem jogou jogou por nós e quem ali esteve presente fisicamente apoiou por todos nós. Dando para sentir orgulho nos consócios que vimos nas bancadas daquele pavilhão do Algarve, alguns já caras conhecidas dos meios da convivência sócio-informática portista e todos com algo especial como é o sangue que corre para o coração com o mesmo pulsar. Como se via e sentimos pelas manifestações e sensibilização patente na simbologia azul e branca dos adereços identificativos.


Foi pois um fim de semana bem positivo, desde as vitórias dos jogos da fase final a oito de apuramento para a final desta Taça; passando pela grande vitória do hóquei em patins portista sobre o Sporting, a isolar o FC Porto no comando do campeonato do hóquei patinado; até à outra grande e importante vitória do andebol azul e branco ao eliminar o Sporting também da caminhada da respetiva taça; mais a vitória da equipa principal de futebol que dá para continuar na luta pelo campeonato da Liga. Apenas não sendo melhor porque no futebol profissional o Benfica ganhou mais um jogo com os favorecimentos habituais, na costumeira habituação de que em Portugal a corrupção continua a ser branqueada e o crime batoteiro compensa.  

Enquanto isso nas modalidades de pavilhão desta vez não houve tanta influência externa como doutras vezes, e quer o Benfica como o Sporting ficaram fora da Taça de Portugal de Andebol, o Sporting viu-se relegado para o segundo lugar no Hóquei sobre rodas, e no Basquetebol  o Benfica ficou fora da carroça logo ao primeiro jogo da fase final; enquanto o FC Porto foi vencendo os obstáculos e, chegado à final, ergueu a Taça. Mais uma taça que fica a enriquecer o historial do FC Porto e fará parte do Museu FC Porto by BMG.


Porque estes momentos merecem ficar registados em tudo quanto é Memória Portista, anota-se neste espaço também a devida ficha, através do que é da página informática oficial do FC Porto:


« 17 DE MARÇO DE 2019
Vitória frente à Oliveirense (83-80) garantiu a conquista do troféu que fugia ao palmarés azul e branco desde 2012

O FC Porto conquistou a Taça de Portugal pela 14.ª vez ao vencer, este domingo, a Oliveirense por 83-80. Uma grande recuperação na segunda parte permitiu aos azuis e brancos conquistar o troféu, algo que a equipa de Moncho López não conseguia desde 2012.

O bom início dos azuis e brancos permitiu à equipa portista alcançar uma vantagem de 13 pontos no segundo período. Os atuais campeões nacionais responderam ainda na primeira parte e fixaram o resultado em 39-39 no caminho para os balneários.


A Oliveirense manteve o bom momento na segunda parte e conseguiu terminar o terceiro período a vencer por 11 pontos. Os Dragões nunca deixaram de acreditar e, já nos derradeiros dez minutos, confirmaram a reviravolta no resultado, com um triplo de Will Sheehey.

A vitória azul e branca foi confirmada a 45 segundos do final. Depois de um lançamento falhado do camisola 16, Will Graves conquistou o ressalto ofensivo e colocou o FC Porto a vencer por mais de uma posse de bola.


Brad Tinsley, com 20 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências, foi o MVP da final. Will Sheehey (18 pontos, seis ressaltos e duas assistências), Will Graves (11 pontos, 12 ressaltos e três assistências) e João Soares (12 pontos, sete ressaltos e duas assistências) também estiveram em destaque na partida.

Com esta vitória, a equipa portista conquista a Taça de Portugal pela 14.ª vez. A festa começa no Algarve e termina no Museu FC Porto, quando os atletas azuis e brancos entregarem o troféu que fugia à cidade invicta desde 2012.


FICHA DE JOGO

FC PORTO-OLIVEIRENSE, 83-80
Taça de Portugal, final
17 de março de 2019
Portimão Arena


FC PORTO: Brad Tinsley (20), João Soares (12), Will Sheehey (18), Will Graves (11) e Sasa Borovnjak (12)
Suplentes: Vlad Voytso, Pedro Pinto (4), António Monteiro (2), Miguel Queiroz (1), Ferrán Ventura (3), Pedro Bastos e Diogo Araújo
Treinador: Moncho López

OLIVEIRENSE: Travante Williams (15), Eric Coleman (12), José Barbosa, Marc-Eddy Norelia (15) e James Ellisor (14)
Suplentes: André Bessa (15), João Guerreiro (2), Francisco Albergaria, Renato Azevedo, Rui França, João Balseiro (1) e Marko Loncovic (6)
Treinador: Norberto Alves

Ao intervalo: 39-39
Parciais: 24-15, 15-24, 14-25, 30-16 »


E assim a Taça de Portugal, aquela taça que se tem visto e voltou a ver com suas chapas históricas de todos os lados, volta a ser do FC Porto.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário