Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Reconhecimento aos dois treinadores campeões europeus do hóquei em patins do FC Porto


As grandes instituições vêm-se e revêm-se nas mais nobres atitudes, seja em simples como elevadas ações. Tal o caso do grandioso FC Porto que, nalgumas ocasiões em que se proporciona oportunidade, ainda sabe ter reconhecimento de gratidão a quem faz parte de bons momentos da coletividade. Como foi o caso de, no passado sábado, aquando do importante jogo entre as equipas principais do hóquei do FC Porto e do Sporting, o Porto-Sporting que podia decidir o campeonato em curso (e para já colocou o FC Porto isolado no comando da prova), convidou os dois antigos treinadores campeões europeus do FC Porto para assistirem, no camarote presidencial do Dragão Caixa, a esse jogo da época portuguesa. Numa apreciável atitude de homenagem e perene gratidão, qual reconhecimento público a dizer que jamais serão esquecidos, esses dois antigos hoquistas de fino recorte que, como treinadores, foram obreiros da orientação que levou aos dois títulos de Campeões Europeus até agora conquistados para o FC Porto.

Esses mesmos dois grandes nomes do Hóquei do FC Porto, quanto a mim, merecem com efeito ser perpetuados no ambiente memorial do clube. Cristiano naturalmente tem sido mais lembrado no universo do mundo portista em virtude de haver sido durante muitos anos o principal representante dessa modalidade no seio do clube azul e branco, tendo ao longo de muitos anos sido o único jogador do hóquei portista a ir à seleção principal portuguesa do desporto dos patins. E o Zé Fernandes faz parte das memórias igualmente do tempo em que o hóquei do clube dragão começou a ter visibilidade no panorama nacional e internacional. Sendo alguns dos que merecem maior destaque no museu do clube, inclusive com Cristiano a ter sido também um dos quatro primeiros campeões europeus do clube como atletas (mais Castro, António Júlio e Fernando Barbot, ao terem sido campeões de hóquei patinado pela seleção nacional de juniores em 1969, como jogadores do FC Porto; e dos quais três eram os primeiros formados no clube com essa honra), além de já em 1968 Cristiano ter sido o primeiro hoquista formado no FC Porto que chegou a internacional. Assim como merece não ficar esquecido o facto de Acúrcio Carrelo ter sido, em 1957, o primeiro internacional sénior do hóquei em patins do FC Porto. Ao qual, em 1971 sucedeu o segundo internacional sénior do clube, Cristiano. Entre fastos dignos de figurarem nos anais do clube e serem mostrados à posteridade entre estrelas museológicas.  

Aliás Fernandes noutros tempos teve até uma curiosidade relacionada com sua importante ligação ao FC Porto. Como ocorreu aquando duma Festa do Hóquei em Patins do FC Porto decorrida em 1971, quando ele estava ausente a cumprir serviço militar nas longínquas paragens de Timor. Em tempo que no país ainda se vivia a fase das províncias ultramarinas e a guerra colonial, enquanto no FC Porto havia um espírito de família que unia gente do ambiente interno e pessoas afetas embora apenas como apoiantes, por exemplo. 


Essa  festa realizou-se no antigo pavilhão de treinos das Antas (pois ainda não existia o de jogos), na tarde de 8 de Dezembro, que era feriado e dia santo, ao tempo, ainda considerado Dia da Mãe, também. Sendo no caso a festividade  portista tida como Dia do Hóquei em Patins.

Disso, como mero exemplo de recordação, junta-se parte duma crónica então publicada no jornal O Porto, através de cuja mensagem um articulista desse órgão jornalístico oficial do clube, Domingos Amarelhe, mostrava como o FC Porto era já então “NÃO SÓ CLUBE GRANDE, MAS UM GRANDE CLUBE”:


Pela parte que toca a este espaço de Memória Portista, Cristiano e Zé Fernandes, entre outros, merecem tudo e muito mais.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário