Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Para quem tenta apagar ou desmentir o escândalo Calabote de há 60 anos… verdadeiramente ocorrido em 1959!


Assim como atualmente e estranhamente ainda há pelo mundo quem queira fazer desacreditar o horror do Holocausto, quanto ao assassinato em massa de seres humanos durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do século XX, também no caso do desporto português vai havendo quem queira apagar o maior escândalo que houve no século XX, como foi o infeliz Caso Calabote, em 1959.

Tema já recordado aqui noutras ocasiões, do qual aliás há também um livro a narrar o ocorrido.

Desta feita, apenas para avivar memórias, quando o que ocorreu há sessenta anos tem tido certo revivalismo em anos recentes e diversos casos de bradar aos céus com roubalheiras de arbitragens no campeonato desta época e por toda a temporada ainda presente, mostra-se algo mais comprovativo disso.

Assim, para quem tenta fazer desacreditar que isso foi mesmo verdade, “repescamos”, com a devida vénia, uma página da revista comemorativa dos 54 anos d’ A Bola, “Edição especial” datada de 31 de Janeiro de 1999, com “54 Primeiras páginas que marcaram o desporto português”.


Ora, sabendo como é a cor desse jornal, naturalmente maior é a confirmação. Sem ser preciso saber onde ficou o corpo de D. Sebastião ou se alguma vez veio em manhã de nevoeiro, como o futebol português teima em andar.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário