Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Evocação do eterno guarda-redes Américo, na data de seu aniversário primeiro depois da morte...

O antigo guarda-redes do FC Porto Américo, o meu amigo senhor Américo Ferreira Lopes, se fosse vivo faria hoje 91 anos. Nascido que foi a 27/02/1933, tendo falecido o ano passado a 22/09/2023. Sendo assim neste ano o primeiro aniversário que não passa em vida, mas contudo continua vivo na memória de quem o admirou em vida e o tem como constante recordação.

Como homenagem, evoca-se sua memória através de duas entrevistas que lhe foram feitas em tempos, há muitos e bons anos, por serem sintomáticas e extravasarem o muito que aqui neste blogue lhe fomos dedicando.

De uma página intitulada “Tovar F. C”, em peça de 2020, pode repescar-se uma entrevista que por sinal tem ilustração cimeira com uma imagem retirada do meu blogue “Memória Portista”:

«…Impõe-se uma entrevista com o senhor keeper, vencedor da 1.ª divisão em 1959 e da Taça de Portugal 1968, sempre no Porto, onde acumula 255 jogos, com mais vitórias que derrotas (150-45) e um número curioso de partidas a zero (101) em tempos idos, com Eusébio no Benfica, Matateu no Belenenses e Figueiredo no Sporting. Pelo meio, 15 internacionalizações pela seleção A (mais 1 pela B) e ainda a tal convocatória para o Mundial-66, juntamente com outros dois portistas (Festa e Custódio Pinto). Como se isso fosse pouco, Américo joga com José Maria Pedroto e é treinado por ele.

Atenção, Américo é um doutor a falar. Animado, vivo, bem-falante e dotado de uma memória de elefante, responde-nos em direto da Rua Ribeirinho 58, em São Paio de Oleiros. É ele o proprietário e gerente da Clínica Boa-Hora, fundada por si no dia 6 de Março de 1989.


- Como é que chega ao FC Porto?

Um dia, em 1949, decidi apresentar-me aos treinos do FC Porto, ali na Constituição – só pouco depois é que fomos para as Antas. Fui de olhos fechados, sem saber muito bem o que apanhar pela frente. Achava que tinha mérito para jogar na equipa da minha vida. Fui lá e conquistei o meu espaço. Joguei dois anos nos juniores e depois subi à primeira equipa, um sonho tornado realidade. Só via Porto à minha frente. Agora está a ver, um jovem de 16 anos vê o sonho de uma carreira à frente e não mais o larga. Aconteceu comigo e ainda hoje me sinto sortudo.

- Quando lá chegou, à Constituição, já era para guarda-redes ou…?

Era o meu sonho de menino. Sempre joguei à baliza, até na escola. É uma profissão inexplicável. Gostava de estar ali, no meu canto, a defender e [começa a rir-se] a irritar os outros. Gostava mesmo disso. Eles rematavam, rematavam, rematavam e não marcavam. Às vezes, até me pediam para sair da baliza.

- Com ou sem luvas?

Sem luvas. Só usava luvas nos dias de chuva. De resto, era com as mãos. Nada melhor que sentir a bola bem segura, sentir o couro. Se doía? Qual quê?! Nada disso, nada disso. A bola era macia [o homem diverte-se com a sua própria história e ri-se sem parar].

- Nem com os remates do Eusébio?

Não, nem pensar. As pessoas falam muito da potência dos seus remates – e eram, fortes, lá isso eram – mas o mais terrível era a disponibilidade dele para atirar à baliza. É que ele rematava de qualquer lado e de qualquer jeito. Se a bola viesse torta, ele fazia por atirá-la à baliza. Parte da sua genialidade é disso mesmo. Espontaneidade no remate. Aliado à pontaria, pois claro. De nada vale atirar com força e ao lado ou por cima. O Eusébio era diferente. Quanto atirava, era para a baliza e eu que me entendesse com a bola. Outro pormenor delicioso do Eusébio era a lealdade. Fomos sempre amigos e eu costumava dizer-lhe que nunca me tinha marcado cara a cara.

- Não era o Américo conhecido como o guarda-redes…?

Suicida. Isso foram pessoas como você, jornalistas, a chamarem-me isso. Nunca soube de onde isso veio. E tive mais, muitas mais. Era o suicida, depois as mãos disto, as mãos daquilo e até fui o leiteiro, porque, diziam vocês, tinha uma vaca em casa para tirar o leite e ter sorte. A verdade é que saía muito da minha área, fazia por isso. Se visse que a bola estava ao meu alcance, ia lá para afastá-la da área. Os guarda-redes de hoje jogam muito na sua área. Eu jogava aí mas também saía da minha zona de conforto.

- Só não pôde sair dessa zona no Mundial-66. Portugal fez seis jogos e utilizou dois guarda-redes. Primeiro o Carvalho, depois o José Pereira. Só o Américo não jogou. Porquê?

Uns anos depois, o senhor que tomou essa decisão pediu-me muitas desculpas pelo facto. Estou a falar do Manuel da Luz Afonso, o selecionador. Sim senhor, o Otto Glória era o treinador de campo e decidia muitas coisas mas a última palavra era sempre do Manuel da Luz Afonso. Começou o Carvalho e até nem esteve mal. Não percebi o porquê de o tirarem assim de repente, a meio da prova. Depois entrou o José Pereira, que quase não era internacional nem jogou assim tão bem. E eu sem jogar. Veja lá bem: o Otto Glória foi treinador do Benfica e do Sporting, o Manuel Afonso tinha sido diretor do Benfica e o Gomes da Silva, o coordenador da seleção, era do Belenenses. Por isso, os jogadores eram quase sempre os mesmos, sobretudo do meio-campo para a frente, e nós, os suplentes, a ver a bola desde a bancada.

- Da bancada?

Naquela altura, só jogavam onze. Não havia suplentes. Esses iam para a bancada. Podíamos, isso sim, visitar o balneário ao intervalo e no final do jogo. Muitos atribuem a mudança de local à última hora da meia-final com a Inglaterra de Liverpool para Londres, mas o nosso grande erro foi não poupar jogadores imprescindíveis nos quartos-de-final com a Coreia do Norte. Ainda por cima, entrámos convencidos que íamos ganhar fácil e apanhámos um valente susto. A perder por 3-0, tivemos de jogar mais que o dobro para passar a eliminatória e isso custou-nos fisicamente. E por quê? Só jogavam os mesmos: Jaime Graça, Coluna, Simões e outros.

= Equipa principal do FC Porto em 1964/1965, de que Américo já era titular indiscutível desde 1961/1962. 

- Depois desse Mundial, volta à baliza da seleção e até brilha em Itália, não é?

Empatámos 1-1 [Março de 1967] e ninguém previa esse resultado, até porque a Itália estava a preparar-se para o Euro-68, que haveria de ganhar em casa, e era francamente favorita. Os jornais até falavam em quatro ou cinco de diferença. Foi um a um e só porque o José Augusto lembrou-se de fintar dentro da área. Ele perdeu a bola e o italiano [Capellini] marcou. Ainda me lembro bem daquilo que o selecionador deles disse depois, na conferência de imprensa: ‘com o guarda-redes de Portugal na baliza de Itália, tínhamos sido campeões do Mundo [em 1966]’. Nesse jogo, há outro detalhe. Eu lesionei um grande jogador, o Riva [avançado do Cagliari, um dos bambino d’oro de Itália]. Sem querer, parti-lhe a perna: eu saí da baliza a olhar para a bola, no ar, e choquei violentamente com ele. A tristeza invadiu-me completamente e nem a visita ao hospital diminui. Só fiquei completamente aliviado quando ouvi falar do seu regresso. Até foi a tempo de ser campeão europeu em 1968 e tudo.

- Havia estágios nos anos 60?

Se havia! De sexta a segunda-feira. Com o Pedroto, de quinta a segunda. Eu e o Pedroto fomos campeões nacionais como jogadores em 1959, treinados por um brasileiro pesado de aspeto e feitio, o [Dorival] Yustrich, e depois ele treinou-me no Porto. Entrávamos no estágio à quinta e, às vezes, com jogos europeus do Porto ou com a seleção pelo meio, só ia a casa 15 dias depois. Era uma vida muito complicada. No ano do Mundial, veja bem, estive três meses sem ver a minha mulher, de Maio até Agosto.

- E quando voltou a Portugal, agarrou-se ao seu Triumph Spitfire? Li isso no site Bibó Porto.

[lá está a gargalhada por antecipação] Tinha um Simca e sugeriram-me trocá-lo por esse Triumph Spitfire. Nem pensei duas vezes, aceitei logo. Era uma Acão promocional. Bastava-me andar com ele e pronto. Era um carro original, raramente visto em Portugal. Guiá-lo era uma maravilha.

- Qual a sua maior alegria desportiva?

O ser campeão, o ganhar a Taça 68 no 2:1 ao Vitória FC, o ir à seleção, mas….»


~~~ ***** ~~~

E uma outra entrevista, referenciada aquando de seu falecimento:

«EUSÉBIO NUNCA ME MARCOU GOLO ISOLADO» (OU O QUE AMÉRICO «LEVA PARA A COVA»…)

NACIONAL 23.09.2023 • António Simões

Guarda-redes do FC Porto (que morreu sexta-feira, dia 22) só jogava com luvas quando era dia de chuva e de um penálti de Eusébio saiu «enjoado». Num «encosto» de Santana começara a abrir-se o seu drama. Do Mundial de 1966, saiu com a convicção: «Se tivesse jogado, teríamos sido campeões!»

Até morrer na sexta-feira (se é que gente como ele morre alguma vez…) Américo Lopes polvilhou a vida com «orgulho» que, quem o conhecia bem, sabia que não era vaidade: «É verdade, tratavam-me por Guarda-Redes Suicida pelo modo valente com que me atirava aos pés dos avançados. Não sei de onde veio a alcunha. Mas tive muitas. E se era o… suicida também era as mãos não sei de quê – de ferro ou de ouro. Mas ainda havia quem me tratasse pior – como o homem que tinha uma vaca em casa que tirava o leite para ter a sorte que tinha. O que não tinha, sei bem: não tinha medo de ninguém, medo de nada! E, então, se eram altos como o Torres ou fulgurantes como o Eusébio, eu dizia-lhes que, comigo, era matar para não morrer. Não digo que eles tivessem medo, mas que era questão de impor respeito, era. E, sim, esse é orgulho que hei-de levar para a cova: o Eusébio nunca me marcou um golo isolado!»

SEM LUVAS, ENJOADO COM TIRO DE EUSÉBIO

Sendo, pois, de livres e penáltis os golos que Eusébio lhe fez – raros foram os guarda-redes a poderem ufanar-se do que Américo podia: «Era, o Eusébio tinha um pontapé impressionante. Eu defendia sempre sem luvas, só nos dias de chuva é que as punha. Foi assim que, certa vez, defendi uma grande penalidade do Eusébio – e só Deus sabe o que eu sofri. Sofri, sim senhor: a bola bateu-me na zona abdominal, com tanta força me bateu que me deixou… Mas, disso, nunca ninguém soube - eu era um duro, rijo para caraças e nunca daria parte de fraco, dizendo-o!»

O SONHO DO FILHO DO SENHOR DAS CORTIÇAS

O pai tinha uma empresa de cortiças e Américo Lopes contou-o a Filinto Lapa (em A BOLA do dia 1 de setembro de 1969, em véspera da sua Festa de Despedida de jogador): «Nasci a 6 de março de 1933 (melhor dizendo, assim registado no civil, porque nasceu a 27 de fevereiro, na verdade), em Santa Maria de Lamas e por isso o União de Lamas foi a primeira porta onde eu bati. Simplesmente foi-me negada autorização para participar em torneios oficiais. O senhor ministro não autorizou que jogasse com menos de 16 anos e fui-me embora. Mas eu sonhava com o futebol, com os campos, com a bola. Na minha mente, uma lenda habitava: como deve ser bom jogar a sério! Naquela altura, falava-se nos Azevedos, nos Barriganas. Eu ouvia na Rádio: O guarda-redes do voou, voou de um poste ao outro! Espantoso! – e decidi-me: tenho de ser jogador de futebol e tenho de ser guarda-redes – para também voar de um poste ao outro! Para isso, pelos meus 17 anos, fiz as «malas» e fui apresentar-me no FC Porto. Fiquei logo nos juniores e, meses depois, na época de 1951/52, o meu nome já aparecia nos jornais. Em 1952!53 alinhei nas reservas, o titular do primeiro time era o grande Barrigana – e eu só queria ser como o grande Barrigana.»

NA TROPA LONGE POR NÃO SER DO BENFICA OU SPORTING

Aos 20 anos surgiu-lhe o habitual aviso para ir à tropa. Não a Filinto Lapa não o disse assim (e se o dissesse a Censura não permitiria, obviamente, que saísse assim…) – haveria de dizê-lo, depois, amiúde: «Na tropa estive um ano e meio em Castelo Branco e em Abrantes porque era do FC Porto. Se fosse do Benfica ou do Sporting não tinha lá ficado, os clubes não deixavam, teria, certamente, cumprido serviço bem mais perto do Porto – ou no Porto mesmo. Pedi aos responsáveis do FC Porto para me ajudarem a livrar do serviço militar e eles foram sempre adiando. A dado instante, deram-me um saco com uns calções, umas luvas, uma camisola e um par de chuteiras, para eu ir treinando por onde andasse na recruta - só que não havia campo para o fazer. Durante ano e meio tiveram, portanto, um jogador de farda e que nunca treinou, nunca jogou. Isso sim: pagaram-me sempre!».

NA PRIMEIRA VEZ, UMA GRANDE «BARRACADA»

A sua primeira vez na primeira equipa do FC Porto dera-se (por finais de 1952) em Évora – por Barrigana se ter magoado: «Isso ainda foi antes de me ter de apresentar no quartel! Artur Baeta, que estava nesse encontro, e o técnico Lino Taiolli, acreditaram em mim e… olhe, foi uma grande barraca. O Correia também se estreou a central e, nessa tarde, todos nós nos fartámos de meter água».

Livre da tropa, retornou às Antas com o FC Porto a lançar, com Dorival Yustrich, ao título de 1955/1956. «A baliza tinha a lotação completa, à minha frente estavam o Pinho e o Acúrsio - e então, fui de empréstimo para o Boavista. Quando, um ano depois, o Yustrich voltou, perguntou por mim. Está no Boavista — disseram-lhe e ele respondeu: Mas eu o queria aqui! Talvez para evitar conflitos, alguém adiantou: Não dá, já está comprometido oficialmente com eles. O que não era verdade. E, por isso, lá fiquei. Em 1957/58, treinador do FC Porto passou a ser Otto Bumbel, na sequência do despedimento do Yustrich por causa daquela zaragata dele com o Hernâni, em que andaram os dois à pancada – e, então, sim, voltei ao FC Porto.»

COM GUTTMANN, CAMPEÃO COM UM JOGO

O FC Porto fora a São Paulo descobrir Béla Guttmann – e no primeiro jogo do campeonato de 1958/1959 (desse campeonato ganho com Inocêncio Calabote a marcar-lhe a história) foi a Américo que deu a baliza. Não, não foi só pelos três golos sofridos no empate com o Vitória de Setúbal (na primeira jornada) que não mais lá voltaria – foi por continuar a ter o Pinho e o Acúrsio «à frente» (e, esses 90 minutos nas Antas, foram o bastante para lhe pôr o único título nacional no palmarés.

«MAGRIÇO» SEM MINUTO (E QUEIXA SÓ DEPOIS)

Algures por 1963, da baliza do FC Porto logo saltitou Américo para a baliza da seleção: «Internacional fui pela primeira vez aos trinta anos – e pela seleção A joguei 22 vezes, mais uma pela B». Apesar dos brilharetes que se soltaram mãos durante o apuramento para o Mundial de 1966 (e não só, claro, quer antes, quer depois…) em Inglaterra não passou de suplente, primeiro de Carvalho e depois de José Pereira – e a Filinto Lapa (nessa sua entrevista do adeus) não se revelou agastado com isso, apanhando-se-lhe apenas o murmúrio: «É verdade, fui Magriço e… não joguei. E se o Manuel da Luz Afonso não me pôs a jogar foi porque entendeu que outros estariam em melhor forma do que eu. Por isso não, não estou ressentido. Aliás, nesta hora da despedida, na hora da análise à carreira que tive, saio sem rancor a ninguém. Aceito tudo.»

Largos anos após, sim: Américo destravou, enfim, o que guardara em mágoa e a acrimónia (no que era, afinal, para si, um sinal dos tempos…) «Não quero parecer vaidoso, mas era muito superior ao Zé Pereira e ao Carvalho. Comigo na baliza, acho que Portugal podia ter sido campeão mundial. O selecionador Manuel da Luz Afonso nunca me deu qualquer explicação, era de poucas palavras. E o Otto Glória, o treinador de campo… mandava pouco. Sendo bom o ambiente na seleção, os jogadores do FC Porto ficavam sempre um bocado em segundo plano. Era a mentalidade da época…»


PRIMEIRO VENCEDOR DO PRÉMIO DE A BOLA

Já com José Maria Pedroto a treinador, foi com Américo em lustro que o FC Porto ganhou a Taça de Portugal de 1967/1968. Retornando a titular da baliza de Portugal – tendo, nessa época, A BOLA criado o Prémio Somelos-Helanca para consagrar o Melhor Jogador do Campeonato, foi ele quem o conquistou - recebendo, para além de monumental troféu, cheque de 20 contos. (Três contos era, então, o ordenado mensal que o clube lhe dava e 113 contos custava o Mini Morris que, nos anúncios por alguns jornais, tinha a publicitá-los raparigas em curtos calções de futebol e a «moral e os bons costumes» achava um «despudor» mostrarem-se, assim, as pernas ao léu.)

Foi (em fins da época de 1968/69, quando estava suspenso por Pedroto, junto com Pinto, Eduardo Gomes e Alberto Teixeira) que Américo percebera «insuportáveis» as dores no joelho que o precipitaram à operação que lhe marcaria, fatal, o fim. E, com ele assim, campeão foi o Benfica (graças a empate na Luz já com António Morais no lugar de treinador interino e Rui na baliza que fora de Américo…)

DRAMA COMEÇOU NO JOGO COM O BENFICA, NO ENCOSTO DE SANTANA

Bem antes começara o seu dorido fado (sem que lhe imaginasse tão dramáticas as consequências…), o fado que saltitou, assim, da boca de Américo para a pena de Filinto Lapa (nessa edição de A BOLA de 1 de setembro de 1969): «Por 1961, num jogo em Lisboa, contra o Benfica: o Santana encostou-se a mim, não sei se intencional se casualmente, e o meu joelho direito acusou o toque. Saí faltavam dez minutos para o fim do primeiro tempo e recebi tratamento. No segundo tempo, reentrei e o Santana voltou a tocar-me no joelho, não sei se intencional se casualmente. E então, foi de vez. Tive mesmo que abandonar o campo. Empatámos 1-1 e estive quinze dias parado. Voltei e andei um ano a carregar sobre o joelho direito. Não tinha dores e o Dr. Sousa Nunes não viu mal em que eu continuasse a jogar. Até que o Dr. Sena Lopes teve de me operar. Antes do FC Porto-Tomar (já de novo integrado na equipa principal portista), senti dor aguda, fui ao médico, ao Dr. Filipe Rocha, que, após exame com radiografias, diagnosticou o mal irreparável: a rotura do menisco degenerou. Sim, o exame clínico ditou que tudo começara em 1961, naquele jogo com o Benfica. A deformação óssea que tenho, agora, no joelho e me corta a autorização para jogar futebol, foi-se processando ao longo de todo este tempo. Antes disto, olhe… o que se passara comigo foi, afinal, coisa pouco – coisa pouca mesmo tendo partido um pé, os dois pulsos e dois dedos. E parece que tenho, também, deformação dos ossos da bacia por outros encostos. Da bacia e os ombros.»

COM O BENFICA NO ADEUS E A MÁGOA DE EUSÉBIO NÃO

Esses foram suplícios que lhe vieram por ser como era: ir sempre atrás da bola como um gato ia atrás do rato, mergulhando, valente, aos pés dos avançados que lhe apareciam afoitos e vertiginosos ou voando, acrobata para a bola sempre a desafiar as leis da gravidade. Ao regressar do Mundial de Inglaterra, Américo abrira, no Porto, loja de material desportivo a que chamou Magriço – e, para o jogo da sua despedida, ofereceu-se o Benfica.

O joelho que o traíra aos 36 anos, permitiu-lhe apenas um minuto na baliza do FC Porto no jogo da festa de despedida (que o Porto perdeu por 3-0, com Aníbal na baliza). Das bilheteiras levou 300 contos – e não, nessa tarde, Américo não teve, consigo o Eusébio (foi a sua única «desolação»). Ele, o Eusébio, andava, ainda, em arrastadas negociações com Borges Coutinho, o presidente benfiquista – e em A BOLA do dia 4 de setembro de 1969 (onde se travava em óbvio destaque a «homenagem a Américo») a manchete fez-se com Eusébio...»


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário