Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 3 de março de 2024

Memória do 1.º Congresso das Filiais e Delegações do FC Porto – a propósito do aniversário de seu mentor e do jogo desse dia…

Em Março de 1984 realizou-se no Porto, em pleno Pavilhão Gimnodesportivo das Antas, o 1.º Congresso do FC Porto, das Filiais e Delegações do Clube. Tendo sido seu Mentor o então Vice-Presidente Alexandre Magalhães, que teve a ideia e a levou por diante, e como organizador principal o Dr. Monteiro Pinho, tendo a Comissão para o Congresso tido Coordenação Geral de Alexandre Magalhães, Monteiro Pinho e César Gomes, secundados por uma vasta equipa de diretores e funcionários que conseguiram realizar esse importante e grande acontecimento no mundo portista.

Ora, na ocasião, ao segundo fim-de-semana de março, já o grande diretor Vice-Presidente da Direção havia “feito anos” dias antes, no dia 3, e assim estava ainda de parabéns. 

Entretanto o Congresso, realizado de sexta-feira a domingo, entre os dias 9, 10 e 11 de março, nesse tempo de transição para a Primavera de 1984, teve encerramento no domingo em que se realizou nas Antas um Porto-Benfica para o Campeonato Nacional de futebol da então 1.ª Divisão, em que todos os congressistas estiveram presentes como convidados. Jogo que o FC Porto ganhou brilhantemente (com golos de Sousa, Walsh e Oliveira, do Benfica, na própria baliza, para o FC Porto; tendo Nené marcado o tento solitário dos benfiquistas). 

Assim sendo, recorda-se isso agora, a propósito de duas lembranças que vêm a calhar. Ocorrendo, neste dia em que se lembra isto, o aniversário natalício do senhor Alexandre José Magalhães, e realizando-se neste mesmo domingo mais um Porto-Benfica.

Com esta memória, aqui presto minha homenagem com parabéns pessoais ao aniversariante deste dia, sr. Alexandre Magalhães. Fazendo votos que também o jogo deste domingo deixe boas recordações como o de 1984.

Força Porto. Porto só há um. O nosso, que deve ser dos sócios e mais nenhum…!

Abraço de Parabéns amigo senhor Alexandre Magalhães.

Aqui do seu amigo

Armando Pinto

Nota: Imagens do oficial "LIVRO DO 1.º CONGRESSO das Filiais e Delegações - FC Porto".

1 comentário:

  1. Deu sorte ter lembrado o jogo de 1984, de há 40 anos. Desta vez até foram mais.

    ResponderEliminar