Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Gala dos Dragões de Ouro /2024 – Presente!

 

Foi uma bonita festa, algo enternecedora, a Gala dos Dragões de Ouro do FC Porto, deste ano de 2024. A primeira grande Festa do FC Porto na Presidência de André Villas-Boas e sua Direção que conta com os Vice-presidentes Francisco Araújo, Rui Pedroto, João Borges, Tiago Madureira e José Luís Andrade, mais o Diretor das Modalidades Mário Santos; os Vogais Alberto Babo, Teresa Figueiras, Joana César Machado; além dos restantes Diretores, mais o Presidente da Assembleia Manuel Tavares; Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, Angelino Ferreira; e Diretores e Relatores de outros órgãos sociais, etc. Da nova era do FC Porto.

Com as luzes e sons da gala a entrarem no sentimento dos Portistas presentes que viveram essa linda noite, houve belos gestos, sobretudo nas homenagens prestadas aos desaparecidos antigos atletas do Clube, algo que pela primeira vez aconteceu numa gala do FC Porto, e naturalmente aos Dragonados, sobre quem recaíram os holofotes nas entregas dos galardões Dragões de Ouro, entre os quais Madjer foi merecida lembrança. 

Além de ter sobressaído o bom caráter de André Villas-Boas em atitudes benevolentes que demonstrou. 

Como toda a gente viu, de uma forma ou doutra, escusado será pormenorizar o que se passou na festa. De cujo brilho desta vez posso testemunhar que foi emocionante – assim na primeira pessoa, porque é mesmo em anotação pessoal que aqui se descreve a bela ocorrência.


Em suma, foi uma bonita festa, a da Gala do FC Porto de 2024, em que de fato e gravata estivemos, como era da praxe, quão se pudéssemos estar no estádio ou pavilhão de camisola do FC Porto vestida. Mas sem trocar de camisola com quem tenha feito mal ao Clube, no caso, tal como Lima Pereira nunca trocou de camisola com adversários que não mereciam ter uma camisola do Porto.

“DRAGÕES DE OURO: OS VENCEDORES  - “Gala do FC Porto: na Super Bock Arena (Pavilhão Rosa Mota/Palácio de Cristal)

A 37.ª edição dos Dragões de Ouro decorreu terça-feira 3 de dezembro à noite e premiou as entidades e figuras que mais se destacaram ao serviço do FC Porto na temporada 2023/2024. Pelo palco da Super Bock Arena passaram 18 vencedores ou representantes dos mesmos, nomes tão queridos como Rabah Madjer ou António Lourenço e tão sonantes como Pepe, Diogo Costa ou Galeno. As categorias Seccionista e Dedicação voltaram a ser consideradas, Equipa e Vintage passaram a constar entre os prémios entregues, os galardões referentes às modalidades mudaram de designação e o Dragão de Honra, com uma imagem renovada, acabou nas mãos da esposa do saudoso Artur Jorge.

Eis os vencedores dos Dragões de Ouro 2023/24;

Parceiro: RED;  Seccionista: Joaquim Silva; Funcionária: Teresa Santos; Dedicação: Nuno Chatillôn; Projeto: INZONE; Casa: Casa FC Porto de Viseu; Sócio: António Lourenço ("senhor Lourenço do trompete"); Revelação: David Araújo (boccia); Modalidades amadoras: Fábio Oliveira (goalball); Modalidades de pavilhão: Carlo Di Benedetto (hóquei em patins); Treinador: Miguel Coelho (voleibol); Equipa: Hóquei em patins; Futebolista: Diogo Costa; Atleta: Galeno (futebol); Vintage: Madjer; Carreira: Pepe; Recordação: Pavão; Dragão de Honra: Artur Jorge”.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

 

2 comentários:

  1. Entendi e concordo. Tudo dito.

    ResponderEliminar
  2. Foi na minha opinião a Gala de Ouro mais bem elaborada a que eu assisti através da transmissão em directo do Porto Canal. Tudo foi ao pormenor e com muita elevação de portismo. Onde e pela primeira a vez , foram anunciados os nomes dos nossos antigos atletas ( das mais diversas modalidades ) que faleceram no último ano. Foi um sentimento bonito e que surpreender certamente muitos dos presentes .e que muito tocou os corações dis seus familiares . Parabéns pela feliz iniciativa. É sempre bom, quando se começa bem. e muito mais nestas circunstâncias . Parabéns à organização .

    ResponderEliminar