Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O Porto está em todas as oficiais competições mais importantes… Continuamos em todas as frentes… O FC Porto é o máximo!


O meu Porto, o grande FC Porto, volta a estar por cima, agora que qualquer coisa já mexe e remexe, apesar de no futebol português continuar algo ainda das manobras de bastidores que os famosos e-mails estão a revelar através de pública visão e a impunidade ainda subsistir, por ora. Quão alguma transfiguração emergente e acontecida não deixa que permaneça tanto da podridão conhecida… Voltando a haver outra margem de competição. Como há alguns anos, depois que Pedroto e Pinto da Costa lideraram o levantamento que possibilitou a libertação do longo período do regime das presidências federativas do sistema BSB, mas que o pó que tem andado pelas bandas do outro lado conseguiu fazer retornar…


Agora o FC Porto tem conseguido voltar a poder competir com alguma justiça, embora ainda com a condicionante de não bastar apenas ser melhor que os outros, mas ter de ser muitíssimo superior. Contudo conseguindo assim, ao menos, para já… O que já está a trazer outra aragem, inclusive soprando nos salpicos de ondas dum grande mar azul. E podemos assim voltar a sonhar… e a antever o que poderá acontecer, com o grande mar de gente em que queremos estar, daqui a meses, novamente… indo aplaudir nossos representantes no cenário portuense das grandes vitórias.  


Como isso faz relembrar tempos antigos… recuando à infância aqui do autor destas linhas. Quando o Porto era sistematicamente roubado, é o termo exato. Como exata é a palavra Porto, como poetou certo Homem, o Pedro Homem de Melo, vate do Aleluia. Então eu sonhava viver grandes vitórias, que pareciam impossíveis, tal o que se percebia de tanta “comilice” que havia… Mas, mesmo assim, com fé que algum dia havia de ser, então eu era um no meio da assistência a saltar de contente, um herói, não como um “cóboi” (cowboy) que nos filmes salvava a outra artista, mas como nas brincadeiras infantis eu lançava a tampinha (capsula de refrigerante) em que tinha colada a cara dum jogador do Porto… e via o Porto ganhar taças e campeonatos. Tudo. 


Como sempre que abria um jornal queria ler que o Porto ganhava taças de campeonatos e quaisquer outras provas em ciclismo, andebol, básquete, hóquei, até no bilhar. Tanto que o que mais apreciava na antiga sala-museu da sede da Praça do Município, como mais tarde nas Antas, era ver todas as taças, muitas taças, porque todas foram ganhas por nós… pelos nossos. E volvidos tempos, finalmente, enfim se conseguiu viver intensamente o que antes parecia difícil acontecer…


Como depois foi sendo conseguido, atualmente volta a parecer ser possível. Se não subsistir o sistema que tem deixado alastrar o polvo. Quanto agora, estando o bem a conseguir vencer a malvadez, o F C Porto está de novo a ser nosso brinquedo. E, nas brincadeiras da criança de sempre, enquanto entusiasta apoiante, a noiva do “cobói” é a rede da baliza, qual véu a esvoaçar, com a bola a bater dentro nos golos do Porto!


O Porto está em todas as oficiais competições mais importantes… Continuamos em todas as frentes… O FC Porto é o máximo!


Armando Pinto 

1 comentário:

  1. Este artigo, além dos naturais leitores que engrossam o número de visitantes, desta vez trouxe também em grande número diversos comentários de adversários, seja do clube ou de alguém do clube, entre aziados e possivelmente pessoas com situações mal resolvidas. Que obviamente, por se notar não serem bem intencionados, se não publicam. Quem não gosta que ponha na beira do prato... desde que não façam como galinhas a esgravatar!
    AP

    ResponderEliminar