Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

“Dragões” de Abril / 2014


Chegado Maio, nos princípios do mês de semblante mais primaveril, chegou ao público a revista Dragões correspondente ao mês de Abril, em número que perfaz a soma de 29 anos de existência da mesma publicação oficial do F C Porto.

No presente número, do mês em que a revolução dos cravos, para sempre associada ao mesmo mês, completa também maior quinhão (por fazer 40 anos o 25 de Abril), o editorial refere precisamente os Campeões de Abril, atendendo ao que aparece no correr das páginas. Exaltando  a existência do clube, no dia a dia possível, como algo que reflete o agigantamento derivado das transformações surgidas após a mudança de sistema político, há quatro décadas atrás.

Nessa diretiva, nesta edição é de realçar, além de outros aspetos, o destaque dado à recuperação histórica de casos dignos de memoração, tal «um delicado exercício comparativo entre Virgílio e João Pinto, dois dos números 2 mais emblemáticos» e uma ótima «reconstituição que recupera a equipa de Szabo e recorda  a vitória na primeira edição da Taça Ibérica» – que, por acaso, também recordamos em tempos, no nosso primeiro blogue, para surpresa de bons estudiosos da vida e obra do F C Porto, até. Resultando agora, felizmente, com o que vem desta feita na Dragões, que, finalmente, há publicação de fotos e dados relativos a esse feito, quanto à falta antes notada e referida em nosso artigo de 2011.

(CLICAR sobre a página digitalizada, para ampliar)

Mas o melhor é ver, deixando-se para o efeito, como aperitivo, uma vista pela página do Índice respetivo, onde constam também os factos indicados... para ver, em suma.

Armando Pinto

    ·         Relativo ao artigo que acima referimos, recorde-se  (CLICANDO em)
Taça Ibérica – uma conquista do pioneirismo do F C Porto, em 1935…

A.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário