Estamos a meio de Maio, tempo historicamente comemorativo de
inesquecíveis vitórias europeias do F C Porto nas competições maiores do futebol
do velho continente. Sendo por estes dias que naturalmente se perfazem contas
somadas de êxitos obtidos pelo F C Porto, desde a emocionante final de Viena em
1987, da conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus, até à nossa mais recente
Liga Europa de 2011.
Efetivamente as comemorações efusivas, em nosso íntimo e no
mundo azul e branco, percorrem diversos dias, correspondentes de anos diversos, deste mesmo mês das flores e dos
amores, sendo em Maio que se venceram a antes chamada Taça UEFA, em 2003, e a
sucessora Liga Europa, em 2011, bem como a entretanto apelidada Liga dos
Campeões, em 2004, e a mesma antes chamada Taça dos Campeões Europeus, em 1987.
Mais vitórias de grande impacto ao nível europeu e mundial foram obtidas, entretanto, como ninguém de bem pode esquecer, contudo em meses diferentes, corria Dezembro e Janeiro, respetivamente, como foram as alcançadas Taças Intercontinental / Mundial de Clubes, em 1987 e 2004, mais uma Supertaça Europeia em 1988, também. Totalizando 7 (sete) títulos conquistados, com mérito e brilhantismo, em 11 (onze)
finais internacionais.
Assim sendo, para o caso calha recordar as grandiosas
vitórias europeias conseguidas em Maio, mais precisamente quatro ao todo, as que coloriram esses dias primaveris em tons azuis e brancos. Das quais, como simples evocação
visual, publicamos algumas imagens, em sentido cronológico da memória, até às
efemérides mais distantes no tempo, todas sempre presentes na nossa retina memorial.
Armando Pinto
((( CLICAR sobre as imagens, para ampliar )))
Belas recordações e tudo com fotos a cores.
ResponderEliminarO SLB lá perdeu mais uma final, desta vez a Liga Europa, cuja taça em Portugal sé tem o F C Porto como vencedor e logo por duas vezes. As finais são para ganhar…!
ResponderEliminarComo tenho respeito por alguns Benfiquistas amigos e conhecidos, não comento nada da mesma final da Liga Europa desta noite. Apenas quero acrescentar que neste momento estou a lembrar-me de outros benfiquistas que vi todos felizes da vida no final da Taça das Taças de 1984 (estas coisas não esquecem), assim como nas pessoas que mandaram mensagens ao mural aquando da final da Supertaça Europeia no Mónaco e aos que se manifestaram publicamente na recente eliminação do F C Porto diante do Sevilha… afinal andaram a fazer a festa antecipada ao contrário…!
Hoje, no dia seguinte ao jogo de mais uma final que os gayvotas perderam, é um sossego, anda tudo na ressaca, tudo isto é, eles, os maus perdedores, e as televisões a ajudarem à paz, sem a festa de ontem, mas só com desculpas e panos quentes contra as mazelas. Se fosse o Porto a perder, apontavam tudo e mais alguma coisa de defeitos á equipa, á tática, aos jogadores, ao treinador, ao guarda-redes e sobretudo ao presidente. Como foram eles a perder, o árbitro teve culpa, o Platini agora já é mau, só falta meterem o papa Francisco ao barulho. Tristes. E assim é uma paz dos anjos, sem pó nem barulho.
ResponderEliminar