Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vitória animadora e feliz sequência consumada…


Sem entusiasmo nunca se realizou nada de grandioso – conforme vincou o famoso escritor e filósofo-poeta americano Ralph Emerson. E obviamente se reconhece. Tal como com entusiasmo coletivo no F C Porto se obtém maior amplitude e alcança objetivos superiores.


Pois é, e assim foi, com grande maioria de adeptos satisfeitos com a equipa entrada de início, o F C Porto acabou por conseguir uma moralizadora vitória este fim de semana, apesar das dificuldades que o Moreirense colocou na guarda de seu reduto.


Deste modo trazemos aqui a atualidade Portista. Alargando de novo horizontes para lá da memória portista mais distante, para desta vez determos atenções no presente, tal o que pode representar este início de época. Sendo incontornável o facto de Quaresma ter alinhado de início, voltando à titularidade. Não por sermos dum F C Porto deste ou outro jogador e muito menos do atual ou algum antigo treinador, mas sim sermos pelo F C Porto e do F C Porto em quanto representam os símbolos e referências físicas e humanas.


De realce o caso desta vitória levar a um novo recorde, apenas pela marca registada, frise-se - de haver totalidade de vitórias nos jogos disputados, sem a equipa sofrer golos – só com vitórias, 6 golos marcados e nenhum sofrido. Para Julen Lopetegui, que é como quem diz para o F C Porto, o essencial era manter o hábito de ganhar nesta época, objetivo agora atingido diante do Moreirense, com golos de Óliver Torres e um "bis" do inevitável Jackson (3-0), concluído por uma prestação defensiva sem sobressaltos.


Há um “buzz” à volta do Porto, diz a comunicação social por esse mundo além. No sentido das atenções turístico-culturais. Com efeito, o Porto está nas bocas do mundo e nas páginas de jornais (até o New York Times escreveu um roteiro para 36 horas na cidade “que já não precisa de viver à sombra do seu vinho”), bem como de revistas, com um reconhecimento internacional que tem resultado num buzz que a cidade tem merecido nos blogues de turismo e nas redes sociais. Ajudando à festa, de novo e agora, o caso do futebol, com mediatização pela Europa e de modo particular em Espanha, a pontos do museu do F C Porto ser um dos pontos mais interessantes dos roteiros de visitas. Tendo a cidade do Porto sido eleita este ano European Best Destination 2014, uma competição promovida pela European Consumers Choice, numa organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas, com sede em Bruxelas, que avalia produtos e serviços, além de realizar rankings turísticos. O Porto “derrotou” outras 19 cidades nomeadas, entre elas capitais como Viena, Budapeste, Madrid e até Berlim… tal qual no desporto-rei o clube da Invicta é uma referência, como se sabe, sendo autêntico embaixador do país além-fronteiras, por mais que isso não queira ser aceite na capital da política que tem posto o país a pedir…


Nesse ambiente com Lopetegui e sus muchachos, está em alta o mundo azul e branco. Enquanto no interior da equipa se nota que o treinador consegue tirar mais proveito de dotes como os de Quaresma e demais, sem na verdade haver lugares fixos, sendo esta uma formação de bons futebolistas, que quer sempre muito, luta muito quando corre menos bem e tem muita qualidade quando as coisas saem bem. Conseguindo, desta forma, um novo entusiasmo em torno do conjunto, tal como foi evidente perante mais uma grande casa hoje vista no Dragão. Algo que esta equipa bem merece, quão incentivador foi o apoio dado pelos adeptos no final de tarde deste domingo - em que, para juntar à festa, o Benfica e o Sporting ficaram a dois e quatro pontos de distância, respetivamente.


Armando Pinto

2 comentários:

  1. Bom resultado, melhor que a exibição. Diziam ontem na televisão que Quaresma faz mexer o ataque e ontem voltou a ser decisivo. Ajudou bem a salvar o resultado porque cansou os adversários e por fim esteve na jogada do primeiro golo que abriu a porta. O treinador teve cabeça mas daqui em diante deve continuar a ter e não pensar só por sua cabeça. O facto de dar a braçadeira de capitão a alguém que fala espanhol não parece boa escolha, para se fazer entender por todos os árbitros, sabendo-se que há poucos a entender bem o português, que fará outras línguas.

    ResponderEliminar
  2. Otávio é novo reforço. Não o produtor de vinho que não deixou o Jardel regressar ao Porto, mas um médio brasileiro.

    Otávio é jogador do FC do Porto. O jogador assinou esta tarde por cinco temporadas e fica com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

    «Estou muito feliz por assinar por esta grande equipa. Espero ajudar a conquistar títulos», afirmou ao Porto Canal.

    Assumindo ainda o sonho de jogar na Liga dos Campeões, o ex-Inter de Porto Alegre descreve-se como um jogador que «gosta de fazer golos e assistências».

    Sobre o FC Porto, só elogios: «É uma grande equipa, que já acompanhava. Todo o mundo conhece o FC Porto.»

    ResponderEliminar