Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Falecimento de Luís Vargues, antigo ciclista do F C Porto


Desapareceu do número dos vivos mais um campeão conhecido dos meios desportivos nacionais, o antigo ciclista profissional Luís Vargues, ribatejano de naturalidade e algarvio de residência. Tendo falecido na quarta-feira, dia 19, com 54 anos, vítima de doença oncológica, segundo nota informativa divulgada na página da Federação Portuguesa de Ciclismo:

«Corredor profissional na década de 1980, Luís Vargues destacou-se nas principais competições velocipédicas do país. Foi segundo classificado na Volta a Portugal de 1980 e quinto na edição de 1985. Foi segundo classificado na Volta ao Algarve de 1980 e terceiro um ano depois. Venceu a terceira etapa da Volta ao Algarve em 1983.
Luís Vargues começou a carreira no Campinense, representando também o Bombarralense, o FC Porto e o Olhanense.»

Como nota curiosa, refira-se que em seu tempo era muito referido na comunicação social por Luís Vargas.

Este ciclista de rija têmpera, esbelto em sua forma de correr e lutador de antes quebrar que torcer, como o vimos sobre a bicicleta e de camisola azul e branca colada ao corpo, correu pelo F C Porto nos primeiros anos da década de oitenta, período esse do percurso de sua carreira abarcando ainda tempos dos inícios da presidência portista de Jorge Nuno Pinto da Costa - como damos à estampa, em sua homenagem, através de gravuras de postais ilustrados, um de pose individual, ao cimo, e por fim um do conjunto clubista (com a devida vénia do blogue “DragãodoPorto”), mostrando à posteridade a equipa do F C Porto de 1983.


Armando Pinto

1 comentário:

  1. Paz à sua alma. Morreu cedo.

    Como gostaria de ver o Ciclismo de volta ao FC Porto.

    Abraço, Armando.

    ResponderEliminar