Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Efeméride histórica do ecletismo Portista: Medalha de Nuno Fernandes, do Atletismo do F C Porto


O Atletismo foi uma modalidade praticada no F C Porto desde os primeiros passos do grandioso clube com nome da cidade, distrito e diocese do Porto, entre as variantes que tornaram importante a grande coletividade que se foi formando, hoje representativa de muitos apoiantes espalhados pelo mundo e que atualmente é um baluarte desportivo, agora com mais incidência no fenómeno futebolístico, como se sabe.

Pois, apesar de o clube azul e branco presentemente não possuir Secção de Atletismo, o historial dessa modalidade atlética prevalece ainda na memória portista.

Assim sendo, recordamos um facto, no caso relacionado com um atleta que foi referência do atletismo do F C Porto, há anos. Acontecendo que neste final de Agosto perfaz 20 anos que Nuno Fernandes se sagrou  o primeiro saltador com vara português medalhado numa prova mundial.


Com efeito, em 1995 o portista Nuno Fernandes tornou-se no primeiro saltador à vara português a conseguir uma medalha numa grande competição internacional. Foi no Japão, em Fukuoka, nas Universíadas, que Nuno Fernandes conquistou uma medalha de bronze, ao saltar 5,55 metros.

Olhando essa efeméride no tempo, recordamos algumas devidas referências cronistas através de alusiva entrevista e uma reportagem respeitante, à época publicada na revista Dragões, na linha de como a publicação impressa oficial do F C Porto pode fazer história.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens e páginas digitalizadas, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário