Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 29 de agosto de 2015

Força Presidente!


Em fim de semana de final de Agosto e com gosto: - Segunda vitória do F C Porto no Campeonato da Liga portuguesa, por dois golos sem resposta diante do Estoril Praia, ao terceiro jogo desta época 2015/16, em que Maxi Pereira  já levou dois cartões amarelos, como futebolista do F C Porto – quando antes, enquanto jogou pelo Benfica, podia jogar à vontade… sem levar cartões. Como amostra do que se passa no desporto portugês! Com mais uma arbitragem mais que tendenciosa, qual roubalheira à Duarte benfiquista... Simplesmente que desta vez o FC Porto conseguiu marcar golos que deram para superar um invalidado, faltas por marcar, jogadas cortadas de esguelha, etc. e tal. Em súmula: Uma vitória que calha a preceito para dedicar a Pinto da Costa!!!

Ora, neste sábado, no decorrer do jogo com o Estoril, a meio da segunda parte, foi ocasião de olhar para o céu e observar a primeira super Lua do ano – sendo altura em que a distância da Terra à Lua é menor, permitindo ver um disco de maiores dimensões (fenómeno que se repetirá a 28 de Setembro, dia de mais um aniversário do F C Porto; e depois a 27 de Outubro).

Mas antes, havia uma preocupação no ar, para os portistas, com a chegada de notícias sobre o estado de saúde do Presidente da Direção do F C Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa, de 77 anos, está internado desde quinta-feira no Hospital de S. João, no Porto, devido a problemas gástricos, mais precisamente de vesícula. Tendo sido operado durante a parte da manhã deste sábado.

Mas, eis que chegou boa nova de fazer descansar corações: “Conforme programado, foi submetido a uma colecistectomia (extração da vesícula biliar), que decorreu sem problemas”, informou o FC Porto, depois da intervenção realizada no Hospital de S. João, no Porto. No comunicado pode ainda ler-se que o “presidente do FC Porto irá agora recuperar no hospital, de acordo com os procedimentos adequados a estes casos, de forma a regressar à atividade normal”.

Força Presidente!

Armando Pinto

((( CLICAR  SOBRE AS IMAGENS, PARA AMPLIAR )))

4 comentários:

  1. Muita Saúde Presidente.

    A propósito, deve ser lido:

    João Campos
    Falando do meu Porto e do Nosso Grande Clube:

    Eramos uma nação sedenta por titulos, de ganhar e assim foram os 30 anos passados. A nossa exigência face a tudo o que conseguimos, champions, UEFA, campeonato atrás de campeonato, supertaça, etc, atingiu patamares demasiado elevados que começaram a transformação do adepto portista. Jesualdo sai de forma vergonhosa, depois de ter dado tudo por nós e muito ter conseguido (e não fosse aquele golo de Ronaldo do meio campo...quem sabe...). Porquê vergonhosa? Simples, comparem a saida de Klopp com a de Jesualdo.
    Vem AVB, gera desconfiança, é normal. Ainda para lá de meio da época é criticado, mas ao de leve. Porquê? Não sei, mas alguns hao de saber. Ganhamos tudo. Outra competição internacional a cores, outro campeonato de forma absolutamente esmagadora. Como é normal, após conquistas europeias, muitos jogadores saiem, também motivados pela "facada" de AVB. Vem VP. Primeiro jogo, dominamos o Barça. Perdemos porque fomos roubados de forma descarada, à cara podre. Como já o Chelsea havia sido há alguns anos. Está tudo Ok, ficou a sensação que demos tudo. Porto domina o jogo, sempre, no meio campo adversário. Vai ganhando 1-0, 2-0. Mas sem aquela classe com AVB ou aquela força de comer o adversário todo. Tem no banco Kelvin, liedson, Kleber é titular, etc. Bicampeao, perdeu apenas um jogo onde fomos roubados (até partiram o nariz ao Defour e nem falta foi). Bicampeao, basicamente, invicto. Perdemos para as galinhas no campeonato? Nope. A familia dele sente-se desconfortável com os adeptos PORTISTAS. VP não aceita renovação para o seu bem e da familia e vai-se embora Tudo feliz. "eh pah bicampeao invicto, aleluia que se foi!". PF, menor investimento, equipa nova, Quaresma de má fé cá, etc, etc. Desgraça. Lenços brancos, houve de tudo. O homem pediu a demissão n vezes e estava feliz por se ir embora! Acontece, é o 1 ano dos orcs em 5 nossos, como era normal. Voltamos a contratar sem a CS fazer ideia, Julen Lopetegui. Dão-lhe uma equpa para ganhar no ano, muito nova, emprestados porque assim teve que ser com o bom olho de JL, pois trabalhou com várias promessas. Agora vão ver há quanto tempo não iamos assim tão longe na Champions, tendo ganho na primeira mão por 3-1 ao Bayern. Depois vão ver também quantas vezes fizemos mais de 80 pontos. Mas pronto, adiante. Esquecer o colinho, cascar em tudo. Primeiros a abandonar o barco. Segunda época, basicamente saiem 11 e contrata-se outros 6, chamam-se emprestados. Equipa nova. Outra vez, lider provisório, segunda jornada do campeonato. Já querem hinos de futebol e jogadores que estejam na forma de pré-época. O JL tem culpa da bola à barra e do falhanço de Bouba, assim como a má forma de Tello, Cisso, Imbula.
    Pode ir mudando coisas, pode? Pode.
    Tem que melhorar? Tem.
    Tem que ganhar? Pode e deve.
    Devia pedir os adeptos do Dortmund ou até das galinhas emprestados? Devia. Porque digo das galinhas? Sabem o porque me humilho ao dizer isso? Estavam a perder em casa 1-0 e a empatar 2-2depois da reviravolta e assobios? Conseguem ir buscá-los? E a maior parte de vocês, com 2-0, a dar assobiadelas monumentais. Nem ao roubo do arbitro nem ao Estoril. A nós.
    Pensem nisto, deixem-se de coisas e pensem nisso. Façam a mea culpa de uma vez por todas e não vão ao estádio. Se vocês fossem os lideres, (a maior parte), bem que estavamos na miséria.
    Eu olho para os adeptos do Dortmund e penso :"fogo, já fomos tão parecidos.Até o jogadores se sentam para ver os adeptos." E depois imagino que se eu fosse jogador do Porto pedia a substituição, nem que fosse eu o Messi do Porto e pedia para sair, nem que para a China, Arábia.
    Terminando, ao enorme Clube que amo apenas critico uma coisa, a forma apática e inerte com que defende o clube da CS, dos roubos, etc, perante tudo e todos. Já há uns 2/3 anos que assim é. Não podem ser o Dragões Diário. Mas, neste momento, PdC tem é que recuperar e nós que ganhar.

    ResponderEliminar
  2. Li algures que a saúde do nosso grande Presidente apresentava graves complicações. Ao que hoje li, graças a Deus parece não se confirmarem. Estou muito preocupado porque Jorge Nuno Pinto da Costa é importante para mim. Fez parte da minha vida durante todos estes anos e estimo-o como se fosse meu tio ou até meu irmão. O seu desaparecimento mudaria radicalmente a minha paixão pelo futebol porque sem ele já nada de valor restaria.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Também eu estive muito atento a essa situação, quase seguindo as notícias ao minuto, pelo que aparecia nas redes sociais, com preocupação e estima. Fiquei mesmo revoltado por algumas notícias, nomeadamernte do site zerozero e sites de alguns órgãos de comunicação, chegando a aparecer que a família de Pinto da Costa se preparava para o pior. Enquanto em blogues e páginas de benfiquista e sportinguistras esperavam esse pior. Mas costuma dizer-se e bem que morte desejada é vida prolongada. Para nossa felicidade Nuno Pinto da Costa continua aí para as curvas. Abraço e viva o F C Porto.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  4. Domingo 30 de Agosto
    O treinador do FC Porto, Lopetegui , recorreu às redes sociais para enviar uma mensagem de apoio a Pinto da Costa, que está hospitalizado.
    No dia seguinte ao triunfo do FC Porto sobre o Estoril, o treinador Julen Lopetegui utilizou o Facebook para enviar uma mensagem ao presidente dos azuis e brancos, que se encontra no Hospital São João, no Porto, a recuperar de uma intervenção cirúrgica.
    "Contentes com o triunfo e sobretudo com a favorável evolução da operação do nosso presidente. Força Presidente!", pode ler-se.

    ResponderEliminar