Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Domingo de sol portista, com vitória na Taça de Portugal de Hóquei e boa pedalada em Ciclismo!


Com o verão a dar um ar de sua graça, este domingo de meio de junho foi reluzente quanto a vitórias das modalidades em que estavam camisolas portistas em ação. Enquanto a seleção de futebol está empacotada na encomenda do costume e se encontra ainda de férias a nossa equipa do jogo da bola grande que mexe connosco, foi com bola mais pequena, no hóquei, e em duas rodas, no ciclismo, que o tempo quente aqueceu plenamente mais um dia de vitórias portistas.


Pela tarde dentro, numa das veias do coração do Minho, desenrolou-se a final da Taça de Portugal de hóquei em patins, em Ponte de Lima, culminada com concludente vitória do FC Porto sobre o rival Benfica. Ao passo que, em corrida, decorreu pelas estradas do centro do país mais uma jornada de ciclismo, por sinal também a contar para a Taça de Portugal da modalidade dos pedais, e igualmente em cima das bicicletas o F C Porto levou a melhor sobre os adversários.


Ora em hóquei o FC Porto terminou a temporada desportiva da melhor maneira ao conquistar a Taça de Portugal frente ao Benfica. Tendo, no pavilhão de Ponte de Lima, recheado de entusiasmo, os  hoquistas dragões se superiorizado aos vermelhos por 4-2 e conquistaram, assim, o último troféu da temporada. Hélder Nunes e Gonçalo Alves fizeram os tentos do FC Porto, bisando cada um à sua e nossa conta. Nesse que foi o último jogo do guarda-redes Edo pela equipa do FC Porto.

Vencedores da Final: FC PORTO FIDELIDADE - Edo Bosch (g.r, cap.), Reinaldo Garcia, Hélder Nunes, Gonçalo Alves e Vítor Hugo; Rafa, Telmo Pinto, Jorge Silva e Nelson Filipe.

Treinador: Guillem Cabestany.


Veio então para o Porto a 15.ª Taça de Portugal do historial do FC Porto em hóquei patinado. Mais um trofeu da era moderna que ficará no novo museu do FC Porto. Passando o FC Porto a somar 15 Taças de Portugal, número com que iguala o adversário desta final na galeria de vencedores da prova, ficando ambos os mesmos dois finalistas assim na liderança das equipas com mais taças conquistadas, distantes dos quatro triunfos de Sporting e Óquei de Barcelos, mais três da Oliveirense e uma do Malhangalene e do Hóquei de Cambra.


O FC Porto ganhara o direito de estar presente na final ao ter vencido de véspera o Óquei de Barcelos por 5-2, na primeira meia-final da “final four” disputada em Ponte de Lima. Enquanto o Benfica derrotou o Sporting. Para na final o FC Porto ter derrotado o Benfica e trazer a Taça para o mundo do dragão. Numa final que antecipadamente havia quem pensasse que seria de favas contadas... Tanto que a Federação de Fernando Claro não tinha confetis azuis para a festa de consagração (tendo sido apenas lançados os que restavam, do que estava planeado), salvando as aparências com confetis brancos, na entrega da taça...


Enquanto isso, em ciclismo o F C Porto venceu a terceira corrida a contar para a Taça de Portugal da modalidade, ficando a faltar mais duas provas para a conclusão da respetiva atribuição.


Entretanto, o FC Porto havia antes sido o grande vencedor da classificação por equipas da Volta a Albergaria-a-Velha, prova que decorreu no último domingo de Maio e que contou para a Taça de Portugal de Elite em ciclismo e na qual Daniel Freitas foi 2º da classificação geral individual.

 

Já este fim de semana no sábado teve lugar o Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis que ligou Fajões a Carregosa, correspondente à 2ª etapa da Taça, ganha por Juan Ignacio Perez Martin. E Daniel Freitas, terminando a mesma corrida do Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis em terceiro, ficou a liderar a Taça de Portugal, após essa segunda prova pontuável para a mesma Taça. O FC Porto venceu também por equipas.


De seguida, no domingo o portista galego Ángel Sánchez Rebollido, da W52-FC Porto, venceu o Memorial Bruno Neves, terceira prova da Taça de Portugal de Elite, entre Oliveira de Azeméis e Nogueira do Cravo. Sendo então o sexto homem diferente a dar vitórias à W52-FC Porto na temporada. A W52-FC Porto ganhou também por equipas, Ángel Sánchez conquistou a classificação dos sprints e João Rodrigues fechou o pecúlio azul e branco com a vitória na classificação da juventude.


O Memorial Bruno Neves acentuou o domínio da W52-FC Porto na Taça de Portugal de Elite, com a equipa a ocupar as três primeiras posições da geral pela seguinte ordem: Daniel Freitas, com 126 pontos, Juan Ignácio Pérez, 125, e Joaquim Silva, 122.


A Taça de Portugal de ciclismo termina com uma jornada dupla, nos dias 13 e 14 de agosto, datas em que vão realizar-se, respetivamente, o Grande Prémio de Mortágua e o Grande Prémio Anicolor, já depois da Volta a Portugal.

Termina assim em beleza a época desportiva nas modalidades em que rolam bolas grandes e pequenas, com mais um triunfo portista, no caso através da equipa principal de hóquei em patins. Ficam agora a rolar os ciclistas, levando pelas estradas o nome e as cores do FC do Porto. Diante de esperanças fundamentadas na continuação de conquistas das sucessivas camisolas amarelas de primeiros lugares, a pontos que pela natural ligação até vem a calhar a cor do terceiro equipamento oficial das equipas do FC Porto para a nova época desportiva, predominamdo o amarelo em tal segundo equipamento alternativo...!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário