Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 4 de junho de 2016

F. C. Porto Bicampeão Nacional de Juniores A – em Futebol / Sub-19!


= 22º Titulo Nacional de Juniores, desde o Campeonato de 1953 - que a propósito, de recorda...!


~~ ^ ~~
Mais um título de campeão nacional está conquistado pelo F C Porto, desta vez em Juniores A, escalão também chamado de sub-19, da categoria maior da formação de futebol. Triunfo que dá direito ao título de Bicampeão, obtido que é pelo segundo ano consecutivo, e Multicampeão por ser a 22ª vez que este campeonato de Juniores é vencido pelo F C Porto.


Com efeito, o F. C. do Porto sagrou-se, sábado à tarde, neste primeiro sábado de junho, bicampeão nacional de Juniores A da 1.ª Divisão do futebol português, após vencer o Belenenses, por 3-2, na 14.ª e última jornada da fase final da prova máxima do escalão sub-19.


O triunfo sobre os azuis dos Restelo, no campo do complexo do Olival, permitiu aos azuis do Porto segurar o primeiro lugar e garantir o 22.º título no escalão. Curiosamente consumando-se a conquista deste campeonato diante do Belenenses, o mesmo adversário do campeonato ganho em 1953, de início ao palmarés entretanto obtido neste mesmo escalão principal de juniores.


Façanha esta que merece assim ser memorizada, entretanto, mesmo apesar de nos próximos dias este feito já ficar a ser do passado. Contudo a taça recebida, no final do encontro e como corolário da época, em sinal do 1º lugar conquistado, ficará honrosamente no Museu do F C Porto, como devem lá ter lugar todas as taças e galardões conquistados nas vitórias portistas ao longo dos tempos – senão nem valeria nada o esforço e significado de tudo o que foi sendo conseguido ganhar pelos tempos adiante.


Para a história, além do jogo final dos juniores maiores ter sido de muitos nervos, os jovens Dragões seguraram o resultado e a classificação, deixando o Sporting a ver navios no segundo lugar, dando mais uma lição de que a formação é boa no reino do Dragão e que o FC Porto ganha esta época também em juniores do futebol, para conhecimento geral e particularmente ao tal que alguns chamam um figo…

Dominando a pauta classificativa, o FC Porto assume assim o comando definitivo, deixando tudo assim definido:
1º- FC Porto; 2º- Sporting; 3º- Rio Ave; 4º- Vitória de Guimarães; 5º-Belenenses; 6º- Benfica; 7º-Paços de Ferreira; e 8º- Académica de Coimbra.


Sob a batuta do treinador António Folha e seu braço direito Paulinho Santos, sobressaíram promissores futebolistas, sendo o extremo Bruno Costa o jogador mais utilizado ao longo da época, tal como o capitão João Cardoso foi e é referência incontornável no setor intermediário, assim como todo o plantel foi uma máquina bem oleada, aliás. São então Campeões Juniores de 2015/2016: Guarda-redes- Diogo Costa, Mouhamed Mbaye e Fábio Ferreira; Defesas- Fernando Fonseca, Jorge Fernandes, David Suahele, Diogo Queirós, Ayoub Abou, Sandro Fonseca e Diogo Dalot; Médios-Bruno Costa, João Cardoso, Moreto Cassamá, Rui Pires e Chidera Ezeh; Avançados- Luís Mata, Tony Djim, Rui Pedro, André Mesquita, Madi Queta, José Pedro, Michael Morais, Idrisa Sambú, Rúben Macedo e Generoso Correia.

No momento da obtenção deste 22º título nacional junior, desde o primeiro obtido em 1952/53, vem então a talhe recordar a primeira vez que este Campeonato Junior foi ganho pelo FC Porto.


Assim sendo, fazemos aqui e agora uma memorização alusiva, a propósito da mais recente conquista, trazendo à memória, na finalidade deste cantinho portista, algo do título obtido em 1953 através de imagens e respetiva reportagem, respigadas do antigo boletim O Porto Magazine, mais uma foto colorida duma separata da época (de material do arquivo pessoal do autor destas linhas).


Passado isso, está agora o FC Porto com a galeria de títulos de Campeão Nacional de Juniores A mais enriquecido, juntando os campeonatos da categoria obtidos em 1952/53, 1963/64, 1965/66, 1968/69, 1970/71, 1972/73, 1978/79,  1979/80, 1980/81, 1981/82, 1983/84, 1985/86, 1986/87, 1989/90, 1992/93, 1993/94, 1997/98, 2000/01, 2006/07, 2010/11, 2014/15 e 2015/16.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))        

1 comentário:

  1. Boa documentação. Há quem diga que o emblema começou a ser usado nas camisolas do FCP com a chegada do Yustrich mas pelo que vejo aqui já andava nas mesmas camisolas azuis-brancas em 1953.

    ResponderEliminar