Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

No 13 º aniversário da inauguração festiva da atual Casa do FC Porto: Estádio do Dragão – Uma história para contar sempre!


Há 13 anos era um domingo soalheiro, com sol de outono em época de verão(zinho) de São Martinho, acrescido duma aragem friorenta, fazendo então um ventito cortante, ao género de brisa pouco agradável. Mas no ambiente da cidade do Porto andava uma animação especial com os corações quentes, afluindo o sangue com fervor portista, sendo a festa da inauguração do então novo estádio do FC Porto.


Para trás ficava todo o processo de reabilitação urbanística daquela área da cidade e o caso da oposição do presidente da Câmara Municipal do Porto desse tempo, o tal Rio que foi a pior cheia de água sofrida pela urbe portuense, como pessoa que mais fez mal à cidade da Virgem depois de a meio do século XX ter sido destruído o palácio de Cristal genuíno, qual asneirola ao princípio do século XXI em ter encharcado de cimento a Praça central, que assim transformou numa eira, tendo aniquilado os jardins da Avenida dos Aliados, o que ficou na linha histórica de ter colocado a estátua do guerreiro Porto de costas para tudo junto à Sé, a catedral que o mesmo tentou esconder com o bloco de pedra ali colocado em vez da antiga casa municipal… passando depois a mesma estátua para posição quase despercebida  num passeio lateral ao atual largo dos Aliados e Praça da Liberdade. E no meio de tudo isso tentou sobremaneira impedir a edificação do estádio do Dragão e requalificação daquela zona das Antas. Enfim histórias que não podem ser esquecidas e, tal como a grandiosidade da construção do estádio do Dragão, pese o clube ter perdido instalações e espaços da antiga cidadela desportiva, terão sempre história para contar aos vindouros.

Agora, passados estes anos, faz hoje anos que pudemos viver tudo isso e o que se seguiu à noite, dentro do próprio estádio. Apanhamos um frio do carago, mas valeu a pena! Não mais esquece o ambiente ao som da musical Alegria, o espetáculo para a assistência de magia e cor, mais o entusiasmo bem azul que se sentiu.


Assim sendo, a casa de todos nós faz hoje 13 anos. O Estádio do Dragão é ainda um jovem adolescente em que vivemos depressa e aquela estrutura gigantesca de matéria física e espírito místico já testemunhou vitórias épicas e conquistas inesquecíveis. Até agora festejamos 621 golos no Dragão, o nosso estádio que já reúne uma série de façanhas apreciável…

Como lembrança do facto, além de outras referências em artigos idênticos de anos anteriores, juntamos desta vez algumas imagens, reportando à capa da revista do jornal O Jogo e páginas interiores da revista Notícias Magazine dessa época.


Armando Pinto

Nota: Alguns artigos publicados em anos anteriores, sobre o mesmo tema, 

(clicando nos links seguintes) em:

- … no 9º aniversário...



((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário