Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Casilhas continua no FC Porto !


Iker Casillas, o grande guarda-redes titular do FC Porto nas duas épocas mais recentes, vai continuar no FC Porto – quando quase “todo o mundo” adiantava não haver hipóteses dele se manter na frente das balizas portistas, afinal vai permanecer com o escudo do Dragão ao peito, continuando a ser do FC Porto. Uma boa nova, autêntica notícia evangélica, que, sem ele saber, resultou numa boa novidade, qual ótima prenda de aniversário aqui para o autor destas linhas, em dia de anos pessoais, na data de festejo natalício…

Tal como Américo foi muito admirado e refletor de grande segurança, nos tempos difíceis do Portismo puro, quão Vítor Baía e Mlynarckzyc eram guardiões de confiança, Casillas passou a ter mais nossa admiração desde que ingressou no FC Porto, sendo uma honra o nosso clube ter assim o guarda-redes internacional mais titulado.

Enquando se pensava que Casillas não continuaria com o símbolo portista ao peito, devido ao términus do anterior acordo que levava à partilha com o Real Madrid do custo de sua valia, na verdade soube-se ontem, dia 6 de Julho, que Casillas acertou a sua continuidade, tendo feito valer a vontade de continuar no Porto. Havendo assim possibilidade de proximamente também ainda vir a fazer parte da galeria de Campeões Nacionais pelo FC Porto em Portugal. Algo que surpreende os adversários, que já esfregavam as mãos pensando que Iker sairia do mundo portista, e assim leva a um coro desgostoso de cartilheiros transformados em carpideiros do mediático panorama futebolístico luso-imperial.

Como sabe bem vermos os adversários novamente com medo, apesar da justiça portuguesa tardar em fazer justiça, por ora…

Enquanto isto, passa-se a antever que afinal, também, o FC Porto deve fazer uma equipa de jeito para o próximo campeonato e não como os adversários querem fazer crer.

~~ * ~~
-«Pues que...seguiremos por Portugal una temporada más. » Assim, através de mensagem expressiva, Casillas comunicou publicamente na manhã da quinta-feira dia 6, por meio duma das redes sociais, mais precisamente pela sua conta de Instagram, pondo ponto na expetativa que vinha preocupando os adeptos e estava a dar asas aos jornaleiros da comunicação social afeta ao Benfica…  enquanto fez bater de novo algo mais no peito aos apoiantes portistas por essa nota curta mas esclarecedora, cuja tradução dá alentada certeza:  "Então... Seguiremos por Portugal por mais uma temporada".

Conforme noticiou depois o JN, essa mensagem informática vem com texto acompanhado de «fotografia de um momento do treino do FC Porto, sendo esta a primeira vez que o espanhol, depois do final da temporada passada, assume que cumprirá uma terceira temporada no clube azul e branco.

O muito titulado guarda-redes espanhol, incontornável figura da história do Real Madrid, da seleção espanhola e do FC Porto, continua à procura do primeiro título oficial no FC Porto. Ao cabo de dois anos, Casillas ainda não festejou» (obviamente pelas ocorrências que no futebol português têm favorecido o Benfica e sobremaneira prejudicado o FC Porto, como comprovam os e-mails descobertos recentemente, e de momento em investigação pela Polícia Judiciária portuguesa do setor da corrupção)… «mas Casillas tem somado números a uma carreira de recordes. Em dois anos fez 83 jogos pelo FC Porto e, especialmente a época passada, revelou que aos 36 anos continua a ser um guarda-redes de topo.»



Também na sua página oficial do Facebook Casillas anunciou: "Muy contento por seguir una temporada más con FC Porto. Mucha ilusión ante los retos que se presentan." (Muito feliz por seguir mais uma temporada com FC Porto! Muita ilusão diante dos desafios que se apresentam! ) 

Grande Casillas! Homens assim, como Casillas e outros que quiseram e querem manter-se no seio do grande clube português, o baluarte nortenho que tem de lutar contra o sistema desportivo sulista, honram o sentimento portista dos apoiantes do FC Porto.   

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário