Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Marega eleva-se contra o racismo e estreia do Voleibol feminino do FC Porto no Dragão Arena: Dois casos históricos.


Pela primeira vez um desportista, vítima de insultos racistas, tomou atitude enérgica em Portugal. Como foi o caso de Marega no jogo em Guimarães, em que pela primeira vez um desportista abandonou o terreno de jogo em solo português numa atitude firme contra a xenofobia de pessoas que são sabem ser gente.


Também pela primeira uma equipa de voleibol do FC Porto jogou no atual Gimnodesportivo do FC Porto, com a estreia da equipa de voleibol feminino do FC Porto a jogar no Dragão Arena (anteriormente chamado Dragão caixa). Acontecendo isso no ano do regresso do Voleibol ao FC Porto, agora através duma equipa feminina, na parceria presente da AJM-FC Porto.


De registar, para jamais esquecer, que os insultos dos adeptos do Vitória de Guimarães começaram antes ainda do jogo se ter iniciado, como há provas sonoras de imagens dos exercícios de aquecimento dos jogadores e recrudesceram após Marega ter colocado o FC Porto a vencer por 2-1, resultado que não interessava a muita gente, pois que assim, como sucedeu, o FC Porto ficou a apenas 1 ponto do Benfica na classificação do campeonato da Liga portuguesa, coisa com que ainda há pouco tempo quase ninguém esperava...


... Esperando-se contudo que não aconteça como de outras vezes em que tudo foi branqueado. Atos destes têm de ser severamente castigados, para lição perene. E a haver quem esteja contra a condenação isso só pode vir de gente mal formada e desculpas inventadas só se entendem em pessoal doente por clubite aguda.  


Disso, de tais ocorrências históricas, respigamos para memória presente e futura alguns recortes da edição do jornal O Jogo.


Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário