Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Recordando tempos dos inícios de mudanças do futebol do FC Porto


Após o 25 de Abril e passada a primavera abrilista dos primeiros anos de novo regime português, também no desporto nacional, embora mais pausadamente, algo foi acontecendo de diferente. E no seio do FC Porto começou a haver novas ideias e outras panorâmicas.

Assim chegado o início de 1976, surgiram outros horizontes, com a entrada de sangue novo no dirigismo do clube. E começaram as novidades. Como é bem lembrado na newsletter “Dragões Diário”, nesta data, no acontecimento do dia a recordar, conforme escreveu Diogo Faria:

«Foi há 44 anos que os portistas começaram a poder vislumbrar um pouco do que seria o futuro imediato do clube: a 5 de fevereiro de 1976, a capa do jornal oficial do FC Porto noticiava que Jorge Nuno Pinto da Costa seria, provavelmente, o novo responsável pelo departamento de futebol. O que se passou a seguir é bem conhecido…» e é recordado no vídeo diário da FC Porto TV e também aqui e agora.


Desse caso, como efeméride a recordar, ilustra-se a lembrança com imagem de parte da capa desse número do jornal O Porto, mostrando pequena caixa da 1ª página contendo essa referência, junto com ilustração do andamento da construção da bancada e arquibancada da Maratona, além de na parte inferior conter igualmente notícia da então possível vinda do defesa Freitas. 


Pelo recorte jornalístico, pode ainda notar-se a curiosidade de nesse tempo essas decisões ainda serem tomadas pelo coletivo em reunião de Direção. Estando-se já em período de renovação também do plantel com outros valores que, com o tempo, se revelaram muito importantes no que resultou passados anos, como se sabe e faz parte da história gloriosa do FC Porto.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário