Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Efeméride da inauguração nas Antas do monumento “Pedra sobre pedra” de homenagem a Pinto de Magalhães – em 1970

 

A 31 de outubro de 1970, sábado nesse ano, véspera do dia de Todos os Santos, foi inaugurado, na área do antigo estádio das Antas, junto ao próprio estádio e dentro da cidadela desportiva das Antas, um monumento erigido pelo Conselho Cultural do FC Porto, à época, em nome de todas as Secções Desportivas do Clube – o obelisco “PEDRA SOBRE PEDRA O HOMEM CONSTRÓI A SUA OBRA”, de homenagem ao presidente honorário Afonso Pinto de Magalhães. Obra de arte e gratidão que a partir daí existiu, assim, perto do pórtico da portaria de acesso exterior às instalações portistas, nesse tempo. E existiu até à demolição do estádio das Antas e restantes construções em volta.

Desse monumento histórico, entretanto desaparecido com a mudança de casa para o estádio do Dragão, sem ter sido salvaguardado – que se saiba e veja  como foram outros (preservados e bem transferidos) monumentos que também ali estavam por perto… se recorda a sua feição arquitetónica e artística com imagens e legendas referentes à sua inauguração, em 1970.


~~~ ***** ~~~
Enquadramento visual: Para uma melhor visão memoranda, ilustra-se a situação e envolvência do monumento em apreço com uma imagem fotográfica coeva, em pose captada nos inícios dos anos 70. Vendo-se o então futebolista Gualter, fotografado em frente ao mesmo obelisco, sentado no muro circular do anel ajardinado que envolvia o monumento. Cuja imagem proporciona ainda uma visão da área circundante. 


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Curioso esse caso ser um mito no nosso clube, nunca se soube o porquê, onde param as pedras e por quem foi ordenado isso.
    TT

    ResponderEliminar