13/8/2024 – Nova Modalidade no Clube: Futebol Feminino – Arranque dos trabalhos, com o primeiro treino. No dia em que decorriam em Fátima as celebrações da peregrinação anual, comemorativa da aparição de Nossa Senhora, em agosto de 1917, aos Pastorinhos videntes.
= Criada por André Villas-Boas a secção de Futebol Feminino no FC Porto nos primeiros tempos da sua Presidência, ainda na Primavera de 2024. Tendo, depois de ter tomado posse como Presidente da Direção do FCP, a 7 de MAIO, e apenas a 28 de MAIO também da SAD (por a anterior Administração ter teimado manter-se durante mais um mês após as eleições em que Pinto da Costa saiu derrotado por mais de 80% dos votos... a 27 de ABRIL!), logo a Direção de Villas-Boas tentou cumprir a promessa da criação do futebol feminino no Clube, começando ainda nos últimos dias de Maio com o processo. Havendo principiado por cumprir os requisitos necessários para a inscrição junto da Associação de Futebol do Porto e seguidamente na Federação Portuguesa de Futebol. De seguida, a 18 de julho foi noticiado que o F C Porto inscreveu a equipa sénior de futebol feminino na terceira divisão nacional na FPF, para início da atividade na última época desse escalão como prova “aberta”, com vista à primeira época da equipa portista em 2024/2025 (porque a partir de 2025/26, com a introdução de um quarto escalão, haverá promoção e despromoção). Estando então aí a construção do plantel em fase avançada, baseada em internacionais jovens e uma mescla de atletas com experiência nos 3 escalões nacionais, com a média de idades a rondar os 19 anos, com objetivo de subir de divisão. Tendo no Clube também entretanto sido criadas equipas sub-17 e sub-19. Depois a nova modalidade do clube teve apresentação da primeira futebolista a 25 de julho, com Cláudia Lima a subir à passarela da apresentação pública dos equipamentos para a época de 2024/25, durante o desfile da nova coleção New Balance do FC Porto no Largo Amor de Perdição, em grande festa ocorrida em frente à Reitoria da Universidade do Porto, junto aos Clérigos, perante grande multidão assistente. Após isso, e de durante alguns dias terem sido apresentadas as futebolistas que iam compor o plantel, foram todas depois ovacionadas publicamente no dia 10 de agosto, ao ser recebida a primeira equipa do futebol portista em pleno estádio do Dragão, no intervalo do jogo inicial da época da equipa principal masculina (FC Porto, 3 - Gil Vicente, 0).
Até que na terça-feira seguinte, a 13 de agosto, estiveram em campo as futebolistas seniores no primeiro treino, orientado pelo treinador principal Daniel Chaves, no arranque da recém-criada secção, com 28 jogadoras à disposição no Estádio de Pedroso (21 do plantel principal e 7 sub-19 chamadas à pré-época).
Na presença do Presidente André Villas-Boas, bem como do Diretor Desportivo Andoni Zubizarreta e do Diretor da Secção José Manuel Ferreira, nesse “dia histórico para um clube tão grande como o FC Porto”. Cumprido o “objetivo” de abrir a secção e passado o FC Porto a ter equipa sénior principal, além dos escalões de formação no futebol feminino portista.
As 28 Jogadoras e Equipa Técnica no 1.º Treino do ARRANQUE
DO FUTEBOL FEMININO:
Guarda-redes: Bárbara Marques, Sofia Bernardo, Lara Duarte
(sub-19), Margarida Ferreira (sub-19) e Sofia Noronha (sub-19);
Defesas: Ema Gonçalves, Rita Martins, Karoline Lima, Marta
Rodrigues, Mariana Queirós, Joana Ferreira, Bruna Rosa, Ana Martins e Beatriz
Silva (sub-19);
Médias: Inês Valente, Matilde Vaz, Inês Oliveira, Catarina
Pereira, Carolina Almeida, Cláudia Lima e Renata Correia (sub-19);
Avançadas: Carolina Brito, Joana Neves, Verónica Khudyakova,
Adriana Semedo, Lara Gabriel, Fabiana Branco (sub-19) e Isabel Pereira
(sub-19).
Equipa Técnica: Daniel Chaves (treinador principal), Catarina
Mendes (treinadora adjunta), David Pinto (treinador adjunto), Rui Marques
(treinador de guarda-redes) e Filipa Marques (departamento de performance).
Obs.: Anteriormente o FC Porto já tinha tido futebol feminino inscrito, nas camadas de formação sub-11, sub-13 e sub-15, oficialmente como FCP Sad. Para satisfazer o que passara a ser então uma obrigação para a UEFA. Mas em género experimental, pois não foi feita divulgação do projeto, nem da atividade das equipas jovens. As equipas das meninas que compuseram esses conjuntos competiram na AFP na época de 2023/24, sem contudo constar algo que fosse na informação oficial do clube, à época (embora havendo referências em páginas da Internet da Associação e da Federação). Sem terem ficado para a história assim, sequer, os nomes de treinadores, dirigentes, etc. por não ter sido dado conhecimento do facto, tendo sido o projeto Dragon Force que tratava de tudo, por assim dizer.
Agora, em definitivo e com outra amplitude, depois da
criação da equipa principal, este ano, o FC Porto vai ter esta época de 2024/25 equipas de
Seniores, sub-19, duas equipas de Sub-17, sub-15, sub-13 e sub-11.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
No sábado seguinte 17 de agosto, jogo-treino e primeira vitória, por 3-0 com o Tirsense, equipa que vai disputar a 2ª Divisão e o FC Porto vai começar pela 3ª.
ResponderEliminar