Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Bustos de Pavão e Rui Filipe colocados na Praça do Dragão – em local público (como antes estiveram na cidadela das Antas)

 

Uma boa notícia chega diante dos olhos portistas, nesta quinta-feira de meio da semana deste início de agosto: 

- Retomam o contacto público os monumentos dedicados a Pavão e Rui Filipe. O busto de Pavão, em alto-relevo num medalhão – conforme foi colocado em apropriada coluna, após homenagem póstuma que lhe foi feita no antigo estádio das Antas e esteve colocado junto ao local público de acesso ao antigo Departamento de Futebol – e o busto de Rui Filipe, também durante anos patente junto ao estacionamento automóvel do estádio das Antas, perto do obelisco ali existente nesse tempo, de homenagem ao presidente Afonso Pinto de Magalhães. Obras de arte que muito enriqueciam o ambiente exterior da antiga cidadela desportiva das Antas. 

Monumentos esses que haviam sido retirados aquando da demolição do estádio das Antas e mudança de casa para o estádio do Dragão, tendo os de Pavão e Rui Filipe sido então salvaguardados e transferidos para espaço interior do estádio do Dragão, mas sem ficarem à vista do público normal, enquanto o de Pinto de Magalhães desapareceu da vista, do conhecimento público, nesse tempo da presidência de Pinto da Costa.

Ora, depois de anos em que os ditos dois monumentos estiveram anos a fio no espaço de acesso VIP do estádio do Dragão, podendo apenas ser vistos por quem tivesse ali acesso, por algum motivo (e nem nas visitas do “Tour” disponível ao público essa zona era possível visitar), voltaram agora para onde sempre deviam ter estado, à vista de todos.

Saúda-se assim mais esta boa ação da Direção presidida por André Villas-Boas. Passando a estar, novamente, «a memória dos nossos Pavão e Rui Filipe devidamente reconhecida, homenageada e no lugar onde pertence - na Praça do Dragão, mas, acima de tudo, junto dos portistas, sempre!»

Armando Pinto

- Obs.: Fotos da página (de Facebook) “Só há um Porto”

- Nota: Para se rever como era o desaparecido monumento a Afonso Pinto de Magalhães, reveja-se aqui (clicando) em

https://memoriaporto.blogspot.com/2023/10/efemeride-da-inauguracao-nas-antas-do.html

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Parabéns ao Digno Presidente André Vilas Boas, por ter mandado colocar os Bustos de Pavão e Rui Filipe, na Praça do Dragão aonde os Portistas podem verem os Atletas e prestarem as honra que ele merecem. Espero que mais tarde venha aparecer um Busto do Bi-Bota de Ouro, Fernando Gomes. Sócio Alfredo Ferreira, ex-massagista do Futebol de Veteranos destse Clube. Abraços.

    ResponderEliminar