Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 30 de novembro de 2025

A propósito da entrega dos Dragões de Ouro/2025 - uma chama de rememoração dragonina!

Segunda-feira 1 de dezembro é dia da Gala dos Dragões de Ouro de 2025, realizando-se a cerimónia da entrega dos trofeus Dragões de Ouro, do galardão de reconhecimento interno do FC Porto. 

Troféu este instituído em 1985 pelo Conselho Cultural do FC Porto ao tempo presidido pelo então Vice-presidente da Direção Alexandre Magalhães, que premeia atletas, treinadores, dirigentes, funcionários, sócios e patrocinadores que se distinguem a nível clubístico, começou a ser atribuído em 1986, indo assim no seu 39.º ano de entrega. Após alguns anos de paragem das atribuições do antigo Troféu Pinga, galardão anterior, que o Dragão de Ouro substituiu. Inicialmente com a estatueta correspondente em cor prateada, na linha do padrão do trofeu Pinga, sendo mais tarde mudado para dourado.


Então o pavilhão Dragão Caixa acolhe na noite desta segunda-feira de início de dezembro a gala dos Dragões de Ouro 2025. Em mais uma noite de gala que se presta a honrar gente do F C Porto.

O cerimonial que está subjacente a essa sessão solene diz sempre muito ao universo portista, sendo como é importante tudo o seja Porto para quem o F C Porto é algo especial, algo que faz pulsar com intensidade o próprio sentimento duma realidade que sensibiliza intimamente, quanto se relacione, represente e sintetize o F C Porto.


O caso, da atual existência do troféu Dragão de Ouro, leva ainda a que não se deva esquecer a anterior essência do antecessor Troféu Pinga, que consubstanciava no referencial desse grandioso ídolo do passado, o futebolista Artur de Sousa "Pinga", o próprio Portismo, agora representado na figura emblemática do mítico Dragão do distintivo portista.

Simbologias e honrarias essas que sempre quizeram significar e ostentam que todos os que são e estão no F C Porto devem honrar o F C Porto porque o F C Porto os contempla!


O Troféu Pinga era atribuído à responsabilidade da Comissão Pró-Sede (formada para angariação de fundos tendentes à possível edificação dum edifício para sede social do clube), ao tempo com funções dum conselho de iniciativas e organizações culturais. Tendo o referido troféu sido instituído a partir de 1964, após o falecimento de Artur de Sousa Pinga. Para galardoar atletas das modalidades diversas do ecletismo do clube. Enquanto o Dragão de Ouro, criado em 1985, é uma das atribuições das atividades do Conselho Cultural do F C Porto, com vista a reconhecer personalidades e figuras das várias valências portistas, quer desportistas, como também dirigentes, agentes e até parceiros com devidos préstimos, entre ações de mérito.

No Museu do F C Porto lá estão, em lugar de relevo, entre símbolos de distinção, lado a lado, o Trofeu Pinga e o Dragão de Ouro. Na mesma vitrina, do Museu do F C Porto, em que também têm lugar distintivos de honra, como as rosetas de agraciação aos sócios com as somas dos anos de filiação correspondentes.

Para recordar e de algum modo fixar memória do Troféu Pinga, juntamos recorte literário duma crónica historiadora do percurso das atribuições do mesmo trofeu - através de texto constante da publicação “A Vida do “Grande Clube Nortenho (2)”, volume 2 editado em 1978 pela coleção Seleções Desportivas, com textos de Luís César. Embora sem conter informação total, não contemplando todo o respetivo historial (vendo, por exemplo, do que nos lembramos, que não inclui os anos das entregas ao ciclista Mário Silva, ao hoquista Cristiano e outros nomes dos mais que também receberam esse galardão máximo portista).


Como homenagem aos antigos nomes sonantes que tiveram a honra da atribuição do Troféu Pinga, juntamos recortes com imagens correspondentes ao “Magriço” Alberto Festa e ao hoquista Cristiano, em ilustração desses tempos.



E quanto ao novo e atual Trofeu, Dragão de Ouro, teve especial apreço o Dragão de Recordação entregue ao antigo guarda-redes de futebol Américo, o eterno Baliza de Prata.
 
= Américo !

Cujo acontecimento da entrega solene nos Dragões de Ouro de 2017, foi deveras emocionante e ficou pessoalmente na retina como momento mais bonito da noite a ida de Américo ao palco, quando o célebre guarda-redes destemido recebeu o Dragão de Recordação Portista e deixou sua sentida mensagem aos microfones. 

Vestindo agora de novo fato de gala, o F C Porto volta a agraciar mais nomes que honraram o clube, na atualidade, com o Dragão de Ouro. Ficando no sentimento coletivo toda a simbologia que envolve nessa estatueta dourada o mítico dragão do FC Porto.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Memórias… Presença na gala dos Dragões de Ouro de 2024 em imagens !

 

A vida é feita de vivências e de tudo vivido sobram memórias de coisas boas sentidas. De modo que, como se costuma dizer, o subconsciente guarda as boas em modo de superação das menos felizes. Tal como, por exemplo, na vivência portista, temos muito mais na cabeça as grandes vitórias e os títulos conseguidos pelo FC Porto. Assim também noutros momentos vividos, como foi o caso de no passado ano termos estado presentes na Gala dos Dragões de Ouro, realizada no amplo Pavilhão Rosa Mota, do chamado Palácio de Cristal. Algo que este ano terá lugar no pavilhão Dragão Arena.

Assim sendo, na calha da realização da gala dos Dragões de Ouro deste ano de 2025, a acontecer segunda-feira próxima, recordamos entretanto a gala dos Dragões de 2024 com imagens da presença pessoal junto com amigos de um grupo privado portista, bem como em imagem ainda mais pessoal eu com meu filho, além de outra de pose da capitã e campeã do voleibol do FC Porto, em que além do treinador, também eu fui captado na máquina desse tempo.  



Publicação aqui e agora apenas para arquivo de rememoração.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Três anos sem a presença sorridente do Bibota Fernando Gomes…

A 26 de novembro de 2022 chegou a notícia triste do falecimento do Gomes do Porto, como era e será sempre chamado, o eterno Bibota d’ Ouro. Desaparecendo então fisicamente Fernando Gomes, o melhor marcador da história do FC Porto. Cujo legado será sempre lembrado, recheado como foi e é de vitórias, de títulos e de golos. Muitos golos. Marcou em jogos oficiais 355 em 452 jogos, foi seis vezes o artilheiro da Liga Portuguesa (em 1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985, e mais não foi porque esteve 2 anos ausente em Espanha, além de outras circunstâncias…) e por duas vezes também se sagrou mesmo o maior goleador de todos os campeonatos europeus. E por isso recebeu a Bota de Ouro em 1983 e 1985 - derivando daí ter ganho a alcunha que lhe ficará eternamente associada: Bibota.

É pois oportuno e muito louvável o documentário “Nascido para Marcar” sobre a carreira do eterno Bibota, com testemunhos transmitidos por amigos, antigos companheiros e até adversários de pugnas desportivas, mais atuais dirigentes, percorrendo sua memória, ele que (tal como o presidente André Villas-Boas referiu) «foi Dragão de Ouro, dirigente do ano, diretor de scouting, diretor da formação e o FC Porto deve-lhe muito». Tudo num bem conseguido filme documental feito por uma equipa formada por Rui Cerqueira, João Figueiredo, Hugo Matos, Daniel Costa, Francisco Simari, João e Sérgio Silva, entre outros dos meios informáticos e visuais internos do Clube.



Gomes foi o continuador de Pinga, Araújo e Hernâni, na maior grandeza de valores do FC Porto, o grande goleador que enchia as nossas medidas portistas. Fazia parte do ser do FC Porto e o seu afastamento do FC Porto foi um dos piores momentos vividos pelo adepto que recorda isto e jamais esquecerá isso, quem lhe fez tal coisa e quem pactuou com isso. Depois ele voltou, felizmente, mas já tarde. Contudo ainda a tempo de o voltarmos a sentir dentro do FC Porto.

Gomes está no coração dos Portistas.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Evocação de Reinaldo Teles na passagem de 5 anos de seu falecimento e extensiva lembrança de figuras portistas desaparecidas neste ano de 2025

 

Reinaldo Teles, o “Chefinho” do futebol Portista, como era conhecido enquanto dirigente que acompanhava tudo o que se relacionasse com o futebol do FC Porto, deixou o mundo dos vivos há cinco anos. Embora quando faleceu, vítima do surto da pandemia Covid, já não tivesse papel ativo, era um homem que sempre fez parte da casa azul e branca e continua na memória do mundo portista.

«Natural de Paços de Ferreira, Reinaldo Teles ingressou no FC Porto enquanto atleta do boxe, modalidade em que alcançou diversos títulos nacionais. Em 1979, deu por terminada a carreira de pugilista e tornou-se diretor da secção antes de se transferir para o futebol e de ocupar o cargo de diretor adjunto sob a liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa. Em 1988 ascendeu à chefia do departamento, no final de 1989 recebeu o Dragão de Ouro para Dirigente do Ano, em 1994 foi distinguido como sócio honorário e em 1998 surgiu a condecoração com o merecido Dragão de Honra. Nos anos seguintes, Reinaldo Teles foi vice-presidente do Clube e administrador da SAD e contribuiu para muitos dos triunfos que engrandecem as vitrines do Museu, legado que lhe valeu o Dragão de Ouro de Recordação do Ano, a título póstumo, em 2021.»

~~~ +++++ ~~~

Na oportunidade, em que se evoca tal figura pública portista como foi Reinaldo Teles, falecido então em 2000, vem a propósito lembrar os Portistas salientes falecidos durante este ano de 2025:

- Em janeiro: Luís Pereira, antigo futebolista campeão nacional de Juvenis e Juniores pelo FC Porto, Internacional Júnior e que como sénior integrou o plantel do futebol profissional de 1967 a 1969. Tendo depois de cumprir o serviço militar, que se intrometeu nesse tempo da guerra colonial, continuado a carreira por diversos clubes.


- Em Fevereiro: Raúl Peixoto, antigo atleta de andebol e futebol de formação, como depois dirigente; e Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente Honorário, anterior Presidente da Direção e da SAD.


- Julho: Diogo Jota e seu irmão André Silva, antigos futebolistas do Clube.


- Agosto: Jorge Costa, antigo futebolista, célebre capitão; e depois dirigente do futebol, em cujo serviço clubista faleceu em pleno Centro de Treinos do Olival (agora com seu nome, em justa homenagem).


Honra e Glória a nossos Justos desaparecidos!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

De vez em quando… - (Um ) Disco LP de vinil com o “sketch” «O Homem do Emblema» (do FCP) de Raúl Solnado!

Se de outras vezes aqui já tiveram lugar de memorização alguns discos de temática portista, entre outros asssuntos, desta feita chega a vez de um outro, não tanto mas também de conteúdo sonoro relacionado com o FC Porto. Como no caso de um disco sobre rábulas de Raúl Solnado, contendo uma cena cómica como foi o “sketch” de uma edição do célebre programa Zip-Zip, da RTP, dos finais dos anos 60 até princípios dos 70, o célebre “Homem do Emblema” do FC Porto. Número cómico, alegre e a dar algumas no sítio, como se diz, protagonizado por Raúl Solnado num programa do ZIP feito excecionalmente na cidade do Porto (sendo que era semanalmente realizado em Lisboa, mas nessa semana veio ao Porto, indo à cena pública e gravação televisiva na sala do Sá da Bandeira). Nesse tempo em que a figura maior do futebol portista era o Rolando, estando-se então na presidência de Pinto de Magalhães.




Sobre o mesmo caso há um artigo neste blogue, já publicado em 2013 (ainda antes da abertura ao público do novo e atual Museu do FC Porto), que agora calha rever, como lembrança de referência ao mesmo tema, agora transposto com o exemplar LP de vinil da coleção pessoal.

Armando Pinto

= Nota - Relembrando: artigo anterior com referência ao tema (clicando) em

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Efeméride da estreia de Domingos em jogos oficiais - em 1987.

 

A 21 DE NOVEMBRO, em 1987, estreou-se pela equipa principal do FC Porto, em jogos oficiais, o avançado Domingos, outro a seguir ao Gomes que honrou a camisola número nove azul e branca.

Depois de ter tido sua primeira vez como sénior pelo FC Porto em agosto, ainda na pré-época, em jogo particular em Itália diante do Foggia, foi depois em novembro que na terceira eliminatória da Taça de Portugal se estrou oficialmente o então jovem Domingos Paciência, a poucos meses de completar 19 anos.

Nesse encontro Domingos foi lançado de início por Tomislav Ivić frente ao Moura, clube da terceira divisão, que os Dragões derrotaram por 2-0 - com golos de Juary e Raudnei - no caminho para a sexta conquista da prova rainha.

Assinalando o facto, ilustra-se a efeméride com duas imagens desse jogo e com a ficha de Domingos, à época, em 1987/88.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

domingo, 16 de novembro de 2025

Dragão faz história no futebol português, mais uma vez: 22.º Aniversário do Estádio do Dragão comemorado com o apuramento da Seleção A Portuguesa para o Mundial de 2026!

O Estádio do FC Porto voltou a ser talismã, com o jogo que deu o apuramento da principal Seleção Portuguesa de futebol, para o Mundial/2026, tealizado no recinto do FC Porto. Depois de os dois anteriores jogos da equipa portuguesa terem redundado em resultados infelizes que adiaram a decisão do 1.º lugar do grupo da Seleção de Portugal, e assim ter ficado adiado o apuramento que se pensava inicialmente poder ser resolvido noutro local - havendo ideia que o jogo marcado para o Porto seria para cumprir calendário apenas - acabou por ser precisamente no último jogo, em pleno estádio do Dragão, que o apuramento foi conseguido. Sendo o Dragão a fazer história mais uma vez. Tal como antes, tendo sido no Dragão que Portugal conquistou a Liga da Nações UEFA 2018/2019, vencendo então a Holanda (Países Baixos) por 1-0; assim como no mesmo palco dos sonhos aconteceu com a festa frente à Macedónia do Norte, por 2-0, que valeu um lugar no Mundial/2022; bem como foi também no Dragão, em outubro de 2023, que a equipa das "quinas" confirmou um lugar no Euro/2024, com um triunfo por 3-2 sobre a Eslováquia; desta feita houve no Dragão o carimbo para o Mundial de 2026, na vitória por 9-1 sobre a Arménia. ­­

Assim sendo, o 22.º Aniversário da inauguração do Estádio do Dragão, propriedade do FC Porto, teve comemoração com mais um acontecimento histórico, agora como casa da Seleção A, concentrando a certeza de Portugal ir ao próximo Mundial de futebol.

Ora, como de 2003 ficaram boas recordações da noite do domingo 16 de novembro, quer memorandas recordações, como lembranças físicas...

...desta vez, passados 22 anos, ficam também boas recordações, embora diferentes, da tarde deste domingo de 2025.

Assinalável ainda, neste mesmo dia e no estádio do Dragão, que o mesmo teve ainda no final uma cerimónia em que o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou os vencedores da última edição da Liga das Nações, conquistada por Portugal - ato ocorrido logo após a vitória sobre a Arménia, aproveitando a presença no Estádio do Dragão e na companhia do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, o Presidente da República agraciou treinadores e jogadores pela conquista alcançada, em junho deste ano, na Alemanha. Cuja cerimónia oficial decorreu ainda no Estádio do Dragão, na presença de altos responsáveis de entidades e instituições públicas e privadas, incluindo o Presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e alguns ilustres convidados.


O F C Porto esteve então representado no apuramento para o Mundial'26, tendo Diogo Costa sido totalista dos jogos da fase de Apuramento-UEFA, com 6 jogos e 540 minutos de jogo, ou seja esteve em todo o tempo de todos os jogos - o único que foi totalista em tempo jogado. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Coleção pessoal de música gravada portista com mais um disco !


O interesse de objetos de ligação ao FC Porto continua sempre a ter importância no mundo do colecionismo portista. Como no caso de se poder obter mais qualquer coisa. De modo que a coleção pessoal de discos, aqui do autor deste blogue, ficou por estes dias com algo mais, recebido que foi mais um disco de vinil para completar o acervo dessa parte temática.

Está pois assim mais completa, dentro do possível, a coleção pessoal de música gravada sobre o FC Porto, comportando discos de vinil, cassetes e CD’s.

Para o caso, tratando-se dos discos de vinil, este da mais recente aquisição, de 1987, é um dos chamados antigos “Singles”. Cuja coleção, guardada em álbum próprio com bolsas apropriadas, já tem então um razoável número. Assim como faz parte da coleção ainda um “LP” histórico, de 1978. Mas claro, faltando alguns, de outros mais que em tempos foram gravados e não chegaram aqui ao conhecimento, hoje mais difíceis de obter, por isso ser já coisa rara.


Assim sendo, quanto a discos e só discos de vinil, eis aqui o que tem sido possível juntar, desde o disco do Hino e declamação do poema Aleluia, de 1970, até aos dos anos 70 e 80 que cá cantam.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Despedida do senhor Carlos mecânico do hóquei em patins do FC Porto

 - 12/11/2025 - Terça-feira, dia do jogo Juventude Pacense-FC Porto: no final desse encontro em Paços de Ferreira, foi momento da despedida oficial das lides hoquisticas do senhor Carlos Pinto, o “Carlos mecânico do hóquei do Porto”. Depois de ter sucedido ao histórico sr. Óscar Amaral, de permeio com uma passagem mais breve do também mecânico sr. Teixeira, agora foi a vez do sr. Carlos se aposentar.

Em sinal de homenagem ao senhor Carlos, que durante tantos anos ajudou a tantos triunfos do hóquei patinado portista, com sua maestria na arte de fazer tudo rolar bem, aqui fica o registo. Com algumas imagens de sua ligação ao FC Porto. E terminando com apreço ao que o mesmo, no próprio dia, registou por escrito na sua página do Facebook: 

💙 Despedida – 42 anos de amor ao FC Porto

Hoje chega o momento de uma despedida que nunca imaginei ser fácil.
Depois de 42 anos de casa, digo adeus a uma rotina que foi muito mais do que trabalho — foi vida, foi família, foi paixão azul e branca todos os dias.

Entrei no Futebol Clube do Porto ainda jovem, cheio de sonhos e vontade de aprender. Ao longo destas quatro décadas vivi momentos que jamais esquecerei: alegrias, desafios, vitórias e, acima de tudo, o privilégio de fazer parte de algo muito maior do que eu.
Aqui aprendi o verdadeiro significado de dedicação, união e espírito portista.

Levo comigo amizades que duram uma vida, memórias que não têm preço e o orgulho imenso de ter contribuído, à minha maneira claro, casmurro que dói , para a história deste clube que amo.
O FC Porto não é apenas o lugar onde trabalhei — é parte de quem eu sou. 💙

A todos os colegas, dirigentes, atletas e amigos que cruzaram o meu caminho: obrigado de coração. Cada um deixou uma marca na minha caminhada.
E aos adeptos, a alma deste clube, obrigado por nos lembrarem todos os dias o que é ser Porto — lutar até ao fim.

Agora é tempo de descansar um pouco, mas o amor pelo Porto não se reforma.
Continuarei a vibrar, a sofrer e a festejar como sempre: com o coração a bater ao ritmo do Dragão. 🐉💙

Uma vez Porto, sempre Porto. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))