Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Efeméride do golo 200 de Pinga - em DEZEMBRO de 1937

𝐏𝐢𝐧𝐠𝐚 𝐎 𝐠𝐨𝐥𝐨 𝟐𝟎𝟎: A 19 de dezembro, em 1937, bem antes de chegar aos 200 jogos pelo FC Porto, o fenómeno portista Pinga chegou aos 200 golos, em jogos oficiais pelo FC Porto, numa vitória de 3-1 sobre o Salgueiros, em encontro a contar para o Campeonato Regional do Porto. Prova que mais uma vez o FC Porto venceu - quão considerado que era Campeão Eterno no então chamado Campeonato do Porto.

Nesse Campeonato da área da Associação do Porto, disputado anualmente antes das provas nacionais, o FC Porto, entre outros resultados, goleara o Boavista por 9-2 e 7-1, respetivamente nos jogos da 1.ª e 2.ª volta do Regional, o Leixões por 6-1 e 10-0, o Académico por 10-0, etc. (quanto a resultados de números certos, por dos outros jogos haver algumas diferenças nas informações entretanto publicadas). Dando para se ver certas diferenças por esse resultado do referido jogo, desse golo considerado 200 de Pinga em jogos oficiais pelo FC Porto, visto a informação publicada na página informática do Museu do FCP referir ter sido de 4-1, enquanto no “Almanaque do FC Porto 1893-2011”, de Rui Miguel Tovar (produto oficial FCP em 2011), constar 9-0 em tal jogo dessa data com o Salgueiros, ao passo que na “Fotobiografia do FC Porto” de Rui Guedes, na sua Tábua Biográfica, está explícito 3-1. E foi esse mesmo o resultado, conforme consta do álbum pessoal do guarda-redes internacional Soares dos Reis, com recortes jornalísticos da época.

Ora, com essas e outras, há aqui mais um motivo de memorização dessa "Pérola da Madeira", que foi primeiramente Artur de Sousa Pinga, o "Pinga do Porto".

Sobre o Pinga, recorde-se, até ao final do ano de 2025 está patente dentro do Museu do FC Porto a exposição temporária "A Última Página", de evocação de Artur de Sousa "Pinga.

 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário