Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Histórico dos Encontros dos Colaboradores do jornal O Porto em imagens recordatórias

Realizados entretanto 4 Encontros dos Colaboradores do jornal O Porto, em 2 anos, desde que que foi iniciada e mantida esta feliz organização, de convívios entretanto proporcionados com a realização de almoços de confraternização dos colaboradores do antigo jornal O Porto ainda vivos, entre os que se conseguiu ter contactos até agora, há já um interessante histórico desta estrutura de amizade, companheirismo e Portismo.

Datas e locais dos encontros dos Colaboradores do Jornal O Porto, já realizados - com imagens respetivas dos participantes:

- 1.º - 01/7/2024 - Casa Rolo - Sobrado/Valongo:


- 2.º - 10/12/2024 - Solar dos Petiscos - S. Mamede de Infesta:


- 3.º - 01/7/2025 - Brasão das Antas - Porto:


- 4.º - 06/12/2025 - Casa Rolo - Sobrado/Valongo:

Assim sendo, em retrospetiva de ponto de situação, apraz fazer uma perspetiva de memorização e enquadramento, com imagens recordatórias, de lembranças físicas que permanecem através de recordações alusivas, quão servem de documentos estimativos do respetivo caráter comemorativo.




O Grupo tem sido constituído pelos antigos Colaboradores (por ordem alfabética, dos nomes com que assinavam as crónicas jornalísticas n' O Porto): Adriano Palhau, Amílcar Mendes, Armando Pinto, Armindo Vasconcelos, Carvalho Brochado, Carvalho Couto, Domingos António Cabral, Gomes da Rocha, José Cunha, Luís César, Telmo Esteves, mais as aquisições de Paulo Jorge (colecionador de jornais O Porto, além de outro material portista) e José Amaro Viana (filho de José Viana, que foi redator, chefe de redação e diretor interino do jornal). Esperando-se futuramente que se juntem mais filhos de outros antigos colaboradores e, se possível, mais algum antigo colaborador que ainda exista. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário