Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Efeméride da estreia de Domingos em jogos oficiais - em 1987.

 

A 21 DE NOVEMBRO, em 1987, estreou-se pela equipa principal do FC Porto em jogos oficiais, o avançado Domingos, outro, a seguir ao Gomes, que honrou a camisola número nove azul e branca.

Depois de ter feito sua primeira vez como sénior pelo FC Porto ainda em jogo particular, em Itália diante do Foggia, foi depois em novembro que na terceira eliminatória da Taça de Portugal se estrou o então jovem Domingos Paciência, a poucos meses de completar 19 anos.

Nesse encontro Domingos foi lançado de início por Tomislav Ivić frente ao Moura, emblema da terceira divisão, que os Dragões derrotaram por 2-0 - com golos de Juary e Raudnei - no caminho para a sexta conquista da prova rainha.

Assinalando, o facto, ilustra-se a efeméride com duas imagens desse jogo e com a ficha de Domingos, à época, em 1987/88.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

 

Sem comentários:

Enviar um comentário