Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

FC Porto à frente no futebol principal, Portugal campeão europeu de futsal e uma cara enfastiada…


Estamos em época de carnaval e ninguém leva a mal, como se costuma dizer. Mas nem sempre será assim. Como dá para exercitar os neurónios com um caso notado na transmissão televisiva da sessão presidencial de receção aos novos campeões europeus de futsal. Cerimónia que decorria em Lisboa ao mesmo tempo que em Chaves a equipa principal de futebol do FC Porto estava a fazer pela manutenção do 1º lugar do campeonato. Então, aqui o autor destas linhas, tendo sintonizado um canal que transmitia o reconhecimento oficial do presidente Marcelo, e sabendo que o FC Porto estava a vencer por 1-0, teve rápida perceção de que mais um golo havia acontecido…. Como? Ora o presidente da Federação de Futebol, Fernando Gomes das Silva, recebe uma mensagem no seu telemóvel, como facilmente foi notório pelas imagens em direto. Dando para se pensar que seria uma daquelas mensagens de atualizações de resultados sobre a hora.  Porquê? Repare-se na hora, no canto superior da imagem, retirada do écran televisivo… Ora, quando eu vi aquilo, pela cara dele depressa me apercebi e ao mudar de canal tive a grata surpresa que, realmente, o FC Porto acabara de marcar o 2º golo. Isto na tarde de domingo gordo, antecedente ao carnaval. E pela cara do dirigente federativo não é difícil achar graça a ele não ter achado graça nenhuma, pela cara que fez.


Será só suposição, mas que houve coincidências houve…! E ainda bem, pois assim pude logo ficar descansado com a vantagem mais dilatada do FC Porto, que segue à frente do campeonato, apesar do que tem acontecido a nível de arbitragens e órgãos do poder futebolístico.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Importante vitória portista na 1ª mão vantajosa da meia final da Taça, ao 100º jogo de Casillas no FC Porto (mais uma memória a preceito)


Como se costuma dizer o número 3 é algo especial e tal como proclama um rifão popular às três é de vez. Quão foi, desta vez, mesmo, no terceiro jogo entre FC Porto e Sporting da época de 2017/18, até porque finalmente desta feita não foi anulado o golo, como da vez anterior. Voltando Tiquinho Soares a marcar ao Sporting, agora sem que a arbitragem conseguisse arranjar qualquer milímetro para anulação, nem o VAR tivesse desculpa de “entrolhos” para não validar um golo ou jogada para vitória portista.


Está pois o FC Porto em vantagem na parte já disputada da meia final da Taça. Com um resultado algo mínimo para a superioridade demonstrada em campo, mais uma vez, mas suficiente para enfim ter vencido o jogo, e estar a vencer a eliminatória. Com a vantagem de não ter sofrido golos, na perspetiva do proveito ser totalmente positivo, sem o fator de qualquer golo contrário em casa. Enfim acabando com o mito da igualdade que estava a subsistir esta época nos confrontos com o Sporting, adversário direto que neste jogo veio com uma linha defensiva ultra reforçada, a pontos da equipa das listas verdes ter jogado com três defesas centrais, de ajuda tampão a toda a frente de sua baliza.


Assim, pela terceira vez nesta temporada, mas a primeira na Invicta, FC Porto e Sporting encontraram-se, desta vez no Estádio do Dragão, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Foi a 228.ª partida entre as duas equipas, sendo também desta feita desbloqueado o equilíbrio histórico que se verificava entretanto, tendo agora o FC Porto passado a ser melhor até nisso, ficando com 82 vitórias contra 81 nos confrontos totais entre ambos os contendores, além de terem empatado 65. Enquanto na Taça de Portugal os Dragões aumentaram a distância, passando a deter vantagem de 14 vitórias contra 12 empates e 12 derrotas. Para o efeito contou uma exibição em grande de todo o conjunto portista, com realce para Casillas que não sofreu qualquer golo neste desafio em que atingiu a conta de 100 jogos feitos com o símbolo do FC Porto ao peito.


Como homenagem ao feito de Iker Casillas, na memorização que sempre vem a talhe, recordamos um lance de um FC Porto-Sporting de outros tempos, pelos idos da década de cinquenta, em que o guarda-redes da época, Acúrcio, também teve atuação que levou à consideração de ter tido então “mãos de aço”…


Quanto à atualidade, como sempre que o FC Porto consegue livrar-se da sanha das arbitragens e seus tentáculos, o encontro foi entusiasmante. Embora, como em noite de eleições aparecem por vezes alguns políticos derrotados a quererem enganar-se a eles próprios, também nesta noite de futebol o treinador do Sporting deu assim alguma no cravo... Ele aliás talvez pensasse que enganava a opinião pública com a sua tática ultra defensiva e com perdas de tempo para não sofrer mais golos, mais dando fora da ferradura nos seus comentários finais, ainda com efeitos de algum vento anterior.


Acresce ainda, no jogo jogado, que mais uma vez Coentrão continuou a fazer o que lhe apeteceu perante a complacência arbitrária e o duplo cartão amarelo do final de jogo a Acuña  era para vermelho direto, se já não fosse usual essas maneiras de evitar maiores castigos no futebol português. Tudo perante um final de encontro que desta vez não teve o presidente sportinguista a comportar-se como quem alcança qualquer coisa com que nem contava...


Em suma, está tudo em aberto para a continuidade na Taça de Portugal, com o FC Porto em vantagem. Tal como no histórico da soma dos confrontos ao longo dos tempos e também na época em curso. Em noite de grande jogo de Sérgio Oliveira e resposta bem positiva de Soares ao que dele se anseia, como de toda a equipa - tal a roda que continua, como barco que navega até bom porto, em pleno mar azul!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Nova imagem dos equipamentos da equipa de Ciclismo W52-FC Porto


Iniciada a época de ciclismo português, com as primeiras pedaladas a experimentar máquinas e músculos, mais a inteligência tática e tudo o mais inerente, ficou a conhecer-se publicamente as novas camisolas e todo o equipamento que os ciclistas azuis e brancos vão apresentar este ano, no decurso das participações em que representarão o nome e simbologia do grande clube dragão.


Como tal, olhando a todo o percurso histórico que a modalidade tem no seio da coletividade alvi-anil, fixamos alguns aspetos da nova indumentária dos corredores que vestidos de azul e branco dão motivo para muitos apoiantes portistas irem às bermas das estradas aplaudir e incentivar quem corre em nome do Portismo entusiasmante de tanta gente. 


Neste andamento, entremeia-se um remirar de vislumbre histórico por aspetos de antigos equipamentos que entusiasmaram multidões de portistas ao longo dos tempos. Bastando, para o efeito, uma vista de olhos pela partilha de fotos que têm sido colocadas na Internet (sem desta vez ser sequer necessário ida ao arquivo pessoal). 


Isto porque o ciclismo competitivo é desporto que entusiasma adeptos que, gostem ou não de andar de bicicleta, gostam sobretudo que seja bem representado o clube de afeto pelos embaixadores do clube da paixão pessoal. Porque quem veste a pele de dragão, como tal, tem de saber o que é a chama à Dragão.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

sábado, 3 de fevereiro de 2018

“Roda” de boa disposição mostra como o ambiente do FC Porto continua… bom!


Contrariamente ao que tentaram inventar alguns jornais e estações televisivas, mais comentadores frustrados e freteiros, embora sem crédito diante de pessoas inteligentes, não passou a inventona dos cartilhados embuçados, dos que fazem o jeito aos clubes do regime de modo meio escondido, “tapados” como são. E a roda já tradicional criada pela equipa de Sérgio Conceição mostrou bem como continua bom o ambiente no seio de toda a equipa. Veja-se bem as imagens... e continuem a obrigar o plantel do FC Porto a jogar de raiva, com mais vontade ainda!


Ora, foi assim o final do jogo no Dragão, neste primeiro sábado de fevereiro, em dia de “fevreiradas” meteorológicas, a fazer jus ao calendário anual, mas com estado acalorado, fervilhando de entusiasmo portista, no estádio do FC Porto em plena noite de sábado – em que, quase 92 anos depois do primeiro jogo, o FC Porto defrontou o Sporting de Braga pela 150.ª vez na história e somou mais um grande triunfo. De modo especial por ser diante da equipa arsenalista que é associada popularmente ao Benfica, tal é a realidade que tem sido evidente pelo clube da cidade bracarense. Além de, naturalmente, com este desfecho, o FC Porto cortar cerce algumas veleidades que os adversários têm procurado, mais pelas ajudas arbitrárias.


Enfatizando a memória também associada, com este embate (como bem foi lembrado a propósito na missiva “Dragões Diário”, cujo teor agora aqui se atualiza após o desafio), vem a talhe algo mais, ainda.


Está assim ganha “mais uma batalha”, como referiu Sérgio Conceição na conferência de imprensa de apresentação ao jogo, após o encontro com que o FC Porto recebeu este sábado o Sporting de Braga, atual quarto classificado do campeonato: Na primeira volta, Jesús Corona foi decisivo ao marcar o golo que valeu a vitória em Braga (1-0), tal como há quase 92 anos foi Balbino, ao marcar dois dos três golos com que os portistas derrotaram os arsenalistas no primeiro jogo oficial entre ambos. É longa a história de duelos, cheia de protagonistas e de curiosidades, daí até hoje. Até a dar para recordar alguns ilustres nomes dos "nossos" de sempre.


Este foi assim o jogo número 150 entre os dois emblemas, 104 dos quais foram ganhos pelos Dragões, contra 20 dos guerreiros minhotos. No total marcaram-se 459 golos, sendo que 347 foram festejados pelos portuenses e 122 pelos bracarenses.


Foi há quase 92 anos que foi disputada a primeira partida oficial entre portistas e arsenalistas. Aconteceu a 16 de maio de 1926, no Campo do Covelo, onde o FC Porto venceu por 3-0, com um golo de Norman Hall e dois de Balbino, e garantiu o acesso à meia-final da quinta edição do Campeonato de Portugal, como era chamada a competição que tem sido conotada como precursora da Taça de Portugal, embora não fosse bem assim.

= Equipa do tempo de Soares dos Reis, Pinga, António Santos, Carlos Pereira e restantes da constelação azul e branca dessas eras...

Fernando Gomes é o maior goleador da história destes duelos: em 27 jogos e marcou outros tantos golos; bisou por cinco vezes e assinou dois hat-tricks.

= Fernando Gomes, o "BiBota" d'Ouro!

Em segundo lugar, ex-aequo, aparecem outros dois Dragões, com 12: Teixeira e Hernâni, o Furacão de Águeda.

= Hernâni  e António Teixeira

mais Monteiro da Costa!

O resultado mais desnivelado aconteceu há 89 anos, no Campo do Ameal, e contava para a primeira eliminatória da edição 1928/29 do Campeonato de Portugal. A vitória foi dos Dragões por 13-0 e a grande figura foi Valdemar, autor de oito golos. Norman Hall (2), Álvaro Pereira, Acácio Mesquita e Neto também entraram na lista de marcadores.

= Valdemar Mota - o primeiro Olímpico do FC Porto!

Seguiram-se-lhes muitos mais, de muitos que sempre farão parte da memória portista.

= Custódio Pinto e Nóbrega !

O 75.º jogo entre os dois emblemas no recinto portista, relativo à jornada 21 da Liga NOS, teve então lugar na noite deste sábado 3 de fevereiro, com a vitória portista por 3-1, perante moldura humana do mar azul que vem enchendo o Dragão esta época. Desta vez através de golos de Sérgio Oliveira, Diego Reys e Aboubakar, mais (mails... os e-mails cá da casa...) um punhado de boas defesas de José Sá e boa exibição de toda a equipa.



Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))