Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 16 de novembro de 2013

Dez Anos do Estádio do Dragão: Cibos históricos…


Em português escorreito, cibo é uma pequena porção de qualquer coisa. E na linguagem popular nortenha, com acuidade, um cibo é uma pedaço de algo apreciável, dizendo-se mais tradicionalmente que se apresiga. Como um naco de comida que se saboreia, por exemplo, ou até um facto conseguido a tornar realizada uma aspiração de apreço.


Assim, depois de ontem termos aqui evocado algumas memórias pessoais sobre a data aniversária do estádio do F C Porto, desta vez colocamos uma retrospetiva histórica. Da casa de jogos de futebol do F C Porto, cujo trajeto ao longo destes 10 anos ultrapassados já foi presenciado por um número de espetadores quase idêntico ao de habitantes de Portugal – tendo em conta terem já sido 8, 36 milhões que passaram pelas bancadas do Dragão em jogos oficiais, enquanto este país tem sensivelmente 9 milhões de pessoas…


Com o fito de assinalarmos também a passagem do décimo aniversário, damos aqui e agora alguns pormenores dignos de registo - ao jeito de cibos, respigados do suplemento especial publicado hoje, de quatro páginas, incluído na edição d’ O Jogo deste dia do próprio aniversário. Através de alguns pedaços com dados estatísticos e curiosidades referentes à primeira década já passada pelo nosso estádio do Dragão.





~~~»»»» CLICAR sobre as digitalizações, para AMPLIAR ««««~~~


Armando Pinto

Sem comentários:

Publicar um comentário