Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O “Mito” Guttmann…


Guttmann foi o treinador que comandou a equipa do F C Porto na vitória do campeonato nacional de 1958/59 e de seguida disputou a Taça de Portugal já comprometido com o clube vermelho do estádio de Carnide (como inicialmente era chamado o antigo estádio da Luz). Personagem assim que se tornou famoso para as bandas da segunda circular, em Lisboa. Mas que também por ali acabou por sair pela porta do cavalo…

Entretanto… anos volvidos, já em idade de reforma, o mesmo treinador voltou às Antas, numa esquisita lembrança da direção presidida pelo Dr Américo Sá, passando o tempo quase a dormir no banco dos responsáveis, até sair em paz, mas sem deixar saudades. Ficando mais vincada, de permeio, uma jura que fez, do Benfica não mais voltar a ganhar qualquer final europeia…

Dispensa muitas explicações o caso da superstição associada a essa maldição de Béla Guttmann, o treinador maltratado pelo Benfica, na sua despedida, depois de grandes triunfos que esse lendário personagem proporcionou ao clube que lhe dera uma comenda salazarista. Guttmann que lançou, então, uma espécie de mau olhado derrotista, rogando uma praga ao Benfica, como é sabido, de tal forma que tem estado em vigor, nas presenças em finais europeias do mesmo clube lisboeta.

Ora, porque Guttman, de qualquer forma, faz parte da galeria dos treinadores campeões do F C Porto, mas também pela curiosidade interessante da imprecação lançada ao SLB, recuperamos uma visão breve de sua carreira desportiva, repescada do livro “100 figuras do futebol português”, lançado em 1995 pel’ A Bola.

((((( CLICAR sobre as páginas digitalizadas, para AMPLIAR )))))

A. P.

8 comentários:

  1. Os lampiões gabam-se de possuir muitos records mas nunca falam daquele que os torna o único clube no mundo com mais finais perdidas: DEZ!!!

    O anátema lançado por Bela Gutman já dura há 51 anos!!!. Têm que cumprir, pelo menos, mais quarenta e nove.

    Na altura em que o estigma foi criado, apenas se jogava a Liga dos Campeões Europeus, pelo que tenho algumas reservas quanto à eficácia de praga Bela para a Liga Europa. Não posso confirmar se Gutman falou em relação a futuras finais europeias em que viesse o clube do regime a participar, ou, apenas, a mais importante que é aquela que se vai disputar em Turin, no próximo dia 24.

    Enquanto português de Portugal, sempre estarei a torcer pelas equipas portuguesas que participarem em provas internacionais. Quando as finais são disputadas entre dois clubes de nações distintas , como vai acontecer esta época,
    não posso apoiar os seguidores de Alá... Sou católico.

    Abraço.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Remigio, permita que o corrija. Qundo diz que na altura que o estigma foi criado apenas se jogava a taça do campeões (era assim designada) não é verdade pois já se disputava a taça das cidades com feira (depois chamou-se taça uefa e agora liga europa) que começou a ser disputada no ano de 1957/58. E também começou um ano antes da maldição a ex taça das taças mais concretamente no ano de 1960/61.Cps

      Eliminar
  2. Indo de encontro ao Remígio, eu enquanto não portugues, torço SEMPRE contra os lampiões, porque mesmo não ganhando nada, continuam fanfarrões, falastrões, arrogantes,tem a mania das grandezas, são os "mais maiores de grandes do mundo e arredores" e sempre que podem, tentam arrumar conosco nas secretarias e na imprensa, nunca se ouviu um lampião dizer que o Porto venceu com mérito, entre outras coisas...

    O melhor retrato dum lampião é o asqueroso e venenoso rui gosma da selva, que tem todos os "adjetivos" que eu citei acima...

    E eu que até torcia pela lagartada na europa, depois deste burro de carvalho, AGORA torço CONTRA, QUERO QUE SE F****...

    ResponderEliminar
  3. Espero que a maldição se mantenha.
    Mas se temos que torcer pelos portugueses então temos mesmo que ser pelo Sevilha já que costumam de ter mais portugueses na equipa titular que os vermelhos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo é isso mesmo...na mouche!

      Quem assistiu no dia de ontem ao cortejo de fanfarronice, à megalomania esquizofrénica dos media portugueses só pode pedir que a maldição continue, por muitos e longos anos...o país não quer o benfas campeão de nada, uma parte do país quer mas o país como um todo não...até o cavaco teve de falar, antes e depois...na sic chegaram ao cumulo de a pivot do jornal da uma dar a entender que, até em sevilha havia centenas, quiçá milhares de pessoas que queriam a vitória do benfas, por acaso o reporter foi honesto e deixou transparecer a "enormidade" do que pivot dizia, afinal não eram assim tantos, era só um ou outro português amouralhado que por lá andava...

      Parece que em portugal só o benfas teve direito a finais europeias, julgo que eles dão bastante importância ao facto de serem europeias e não internacionais...existe um ranking e tudo, muito sofisticados, mas julgo que não consideram, por exemplo, as finais de supertaças que eu julgava serem europeias e afinal não o serão...

      Mas é para o lado que durmo melhor, ontem o sevilha deu uma grande alegria a alguns portugueses...e afinal de contas uma equipa que elimina o FCP só merece vencer a competição, assim como o atlético merece vencer a Champions!

      Eliminar
  4. Caro Armando Pinto,

    Acerca do artigo colocado "O Mito Guttmann":

    1) O MTK Budapest é um dos mais prestigiados clubes húngaros. Foi um clube perseguido durante os regimes totalitários, pelas suas ligações à comunidade judaica (a maioria dos seus fundadores eram judeus, pertencentes à importante comunidade de Budapeste. Daí terem adoptado o azul e branco como equipamento).

    2) O estádio do Prater, que está situado perto do cemitério judeu, era pertença do complexo do grande clube austriaco da comunidade judaica: o Hakoah de Wien. Duas das mais importantes modalidades do Hakoah eram o futebol e a natação.

    Cumprimentos,
    João Moreira

    ResponderEliminar
  5. DEPOIS QUEREM DIZER QUE SÃO PORTUGUESES E QUEREM APOIO DE TODOS

    Notícia
    Só o FC Porto não foi convidado

    vieira abre o avião para turim aos presidentes
    terça-feira, 13 maio de 2014 |
    Fotos: JOANA SOUSA
    Record


    Carlos Pereira vai estar com Vieira amanhã em Turim.
    O FC Porto foi a única exceção na lista de clubes convidados por Luís Filipe Vieira para o jogo de amanhã, em Turim. O avião do presidente, que regressa após o jogo a Lisboa, está cheio de presidentes de clubes da Liga e 2.ªLiga e várias entidades ligadas ao futebol.
    Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, e Emídio Guerreiro, secretário de Estado da Juventude e Desporto, encabeçam a lista de convidados do Benfica, onde estão também António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Joaquim Santos, edil do Seixal, e Mário Figueiredo, presidente da Liga e ainda os líderes das Associações de Futebol de Lisboa, Portalegre, Algarve, Angra do Heroísmo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Madeira, Ponta Delgada e Santarém.
    Exceção a Pinto da Costa, o convite foi feito a todos os presidentes, mas Bruno de Carvalho, líder do Sporting, agradeceu e recusou. Tal como António Salvador, presidente do Sp.Braga. Até ontem estavam confirmadas as presenças dos seguintes presidentes: Marítimo, Nacional, Rio Ave, Gil Vicente, V.Setúbal, Olhanense, Nacional, Estoril, Arouca e Belenenses (SAD), bem como Penafiel, Aves, Sp. Covilhã, Oliveirense, Beira-Mar, Santa Clara, Feirense, Tondela e Farense.

    ResponderEliminar
  6. Caro Armando,

    Em adenda ao artigo e para conhecimento:
    Alguns artigos que obtive sobre o HakoahWien:
    http://equaliserblog.wordpress.com/2011/01/28/hakoah-vienna/
    http://www.jewishsports.net/BioPages/Hakoah-Vienna.htm
    Há mais. Se tiver a paciência de no motor de busca colocar “Hakoah Wien” aparece além de referências e símbolo, uma pequena história do clube e a sua localização/sede, bem junto ao estádio Ernst Happel (actual nome do Prater Stadium)

    MTK:
    http://www.mtkhungaria.hu/index.php?action=history&opened=5
    A história e evolução do MTK – retirada do site oficial com tradução para português. O clube referido como rival (FTC) é o Ferencvaros. O “Exército”, colocado na classificação é o Honved. O “New Pest” é o Ujpest.

    Cumprimentos,
    João Moreira

    ResponderEliminar