Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Vitória em Braga – talismã de momentos importantes! - Recordando um entre diversos triunfos históricos…


O F C Porto arrancou em Braga uma vitória importante, no atual momento que se revela de grande forma da equipa azul e branca, numa caminhada recente de seis vitórias consecutivas, em seis jogos sem sofrer golos.

Além da importância de que se reveste este triunfo, acresce o facto marcante de se manter a pressão sobre o adversário mais direto, o Benfica, que, apesar de estar a ser levado ao colo pelas arbitragens e decisões do poder, está com dificuldades para manter a distância e continua a ver o principal opositor a fazer-lhe frente…!

Pese tudo isso e o mais subjacente, este triunfo em Braga faz avivar também quão marcantes têm sido muitos momentos vitoriosos diante do Braga, ao longo dos tempos. Normalmente revelados como talismãs em arrancadas decisivas e inesquecíveis gloriosas jornadas, quer através de triunfos em finais de taças nacionais e internacionais, quer, sobremaneira, em ocasiões de arrancadas decisivas rumo a outras vitórias inesquecíveis.  Como – facto que recordamos desta feita – uma célebre vitória que teve papel decisivo na conquista do célebre campeonato de fim de jejum, em 1977/78.

É desse jogo, com pose da equipa que alinhou de início, a foto cimeira, acompanhada dum épico verso alusivo ao momento grandioso que essa formação nos fez viver. Encerrando-se a peça, mais abaixo, com a ficha do jogo: um encontro que parecia ser mais um a correr mal, então (pois o Braga, marcara contra a corrente do jogo…) mas num ápice teve outro desfecho, primeiro saído dos pés de Oliveira o golo do empate, e, depois, a consumar a reviravolta, apareceu um golo à Gomes…  um golo decisivo de Fernando Gomes – que não jogara de início porque estava em período de afastamento regular dos trabalhos da equipa, cumprindo serviço militar, mas sempre que necessário entrava para responder à chamada…


Tal qual agora tem acontecido com Tello, Aboubakar e demais! E cá estamos, com fé na atual arrancada, embora na esperança que o clube do regime deixe de ser tão protegido e a justiça ainda reapareça…

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Grande e importante vitória e o ciclo com jogos dificeis esta quase ultrapassado com total sucesso.
    Agora que venha o Basileia.

    Abraço

    ResponderEliminar