Calhou o Bayern de Munique ao F C Porto para os quartos de final da Liga dos Campeões. Saindo assim no sorteio a equipa campeã da Alemanha na próxima eliminatória da mais importante competição europeia. Isso porque o F C Porto está na elite dos melhores clubes da Europa do futebol e alguma dessas equipas teria de medir forças com o F C Porto, entre as duplas que se defrontrarão a ver quem segue para as meias finais.
Ora, bem sabemos que será difícil defrontar os emproados alemães, detentores de grande poderio económico por tudo o que ressalta no panorama europeu. Mas nada é impossível. Tal como o F C Porto já venceu uma final da mesma Taça dos Campeões Europeus, precisamente, vencendo esses bávaros, em 1987. Nunca se poderá dizer que nada é irrepetível, mas sim tudo será possível.
Curiosamente, enquanto entre adeptos se nota alguma esperança e muita fé, na comunicação social sulista e elitista já dão como facto consumado o afastamento do F C Porto, mesmo antes de se jogar... a eliminatória a duas mãos, no Porto e em Munique.
Neste pé, recordamos a grande vitória de 1987, através de reprodução da primeira página do jornal O Jogo dessa época e por uma ficha correspondente, inserida na coleção dos 30 anos de existência do mesmo diário desportivo. Porque poderá ser talismã para futuramente se recordar outra grande vitória, perante o clube dos arrogantes poderosos do mundo da bola.
Para já, contudo, enquanto não chega o próximo dia de mais uma jornada europeia, por ora importa o que falta jogar-se nas provas do calendário português, de forma a continuarmos em luta...!
Armando Pinto
»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar «««
Saiu esta e não se fala mais nisso. É certo que há muita gente em Portugal que já bate palmas pensando que o FC do Porto não vai esfolar o gato alemão. Talvez não, mas os portistas acreditam e têm razões para isso. Tenho porém a certeza de que muitos outros vão viver angustiados sabendo do que somos capazes e não querem sequer sonhar como vão ficar depois do Futebol Clube do Porto passar às meias-finais da Liga dos Campeoes e sagrar-se campeão nacional.
ResponderEliminarImpossível? Talvez não.
DRAGÃO, SEMPRE!