Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Memorização... Alvi-Anil!


Como aqui há tempos e depois até há pouco tempo ainda afirmei, normalmente não costumo ir na corrente das opiniões que viram moda, não me deixando influenciar por qualquer coisa. A modos que na minha infância comecei a ser portista contra a corrente, por assim dizer, quando a comunicação social aproveitava tudo para lavagem de influência e grande parte da população foi puxada para o benfiquismo de massas de campeonatos ganhos em anos seguidos, não olhando a meios para atingir fins. Isso  em grande parte das épocas, pelo clube mais protegido do regime, deixando para o Sporting um campeonatozito de permeio, e para o Belenenses algumas benesses, como foi o caso de inclusão de futebolistas nas seleções, inclusive com o caso paradigmático do guarda-redes no Mundial de futebol de 1966. Dentro do tal sistema BSB, em que o poder do futebol se dividia nas presidências federativas com mandatos distribuídos por Benfica, Sporting e Belenenses.  Depois, muitos anos passados, Pedroto e Pinto da Costa conseguiram lutar contra isso e Pinto da Costa venceu. O que lhe custou, a si e sobretudo ao F C Porto, o caso chamado “apito dourado”, que se revelou uma autêntica manobra mafiosa, mas deixou que o F C Porto fosse espoliado e sofresse consequências, enquanto o presidente do Benfica fazia o que lhe apetecia, com acólitos como o tal advogado que tentou prejudicar o F C Porto e acabou por arrastar o Boavista para o fundo. Como tudo isso não resultou, na prática, acabaram depois por virar atenções para ataques a pessoas do clube, procurando colocar os adeptos do clube contra o próprio clube. E como isso ainda não resultou plenamente, visto os associados atentos saberem que chicotadas psicológicas nunca resultaram para quem luta pelo primeiro lugar, aparece agora novo caso público a que chamam fénix. Melhor seria dizerem Fénix renascida…

Porque neste momento o mais importante é atender os interesses do clube, não digo (escrevo) mais nada. Mas reafirmo que continuo a pensar por mim e no que vejo ser melhor para o F C Porto. E, assim sendo, envio uma mensagem de confiança e alento ao Presidente e diretores do F C Porto, mais técnicos e desportistas do F C do Porto. Unindo num amplexo todos os consócios e apoiantes portistas.

Viva o F C POorto!


Armando Pinto

1 comentário:

  1. Apoiado. Se em 1978/1979 Pinto da Costa tivesse ido na cantiga dos jornais e criticas dos adeptos, tirava o Pedroto quando o Porto teve 5 empates seguidos. E Pinto da Costa era só chefe do futebol do F C P nesse tempo e teve de contrariar o presidente Américo Sá deputado que andava a ser aconselhado pelos dirigentes do seu partido com simpatias por Benfica e Sporting. E Pedroto dizia que como andavam a contar os empates haviam depois de contar o tempo de vitórias. Ao fim da época o Porto foi bi Campeão. E foi assim que Pinto da Costa começou a saber que não se pode ouvir as massas, infelizmente, levadas na conversa pelas campanhas dos jornais e tvs contra o Porto.

    ResponderEliminar