Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Momento do F C Porto – ao início do 16º ano do século XXI...


Sou um simples adepto apoiante e sócio incondicional do Futebol Clube do Porto, vivendo fora da cidade do Porto, isto é algo distante do meio que gravita em volta do estádio do Dragão e zonas envolventes. Daqui onde vivo diariamente a umas boas dezenas de quilómetros e com algumas limitações de saúde (que não aconselham muito puxar pelo coração na hora em que se sofre mais pelo FC Porto, ou seja quando e enquanto o Porto joga ou está em jogo). Mas estou com o F C Porto sempre no sentido, do pensamento, e nos sentidos, de vista, ouvidos e tudo o mais.

Assim sendo, e ouvindo já por muita banda tanta algazarra pela vinda do novo treinador de futebol, assim como houve grande onda que levou muita gente antes na oposição de Lopetegui, quero marcar presença afirmativa que para mim o que conta é o F C Porto. E como sempre, o meu treinador será o que estiver à frente do F C Porto.  


Apenas lembro, aos bons Portistas, como somos todos os que somos mesmo Portistas, que não podemos ir atrás das campanhas do contra, que se sabe bem donde e como vêm. Repisando o termo Portistas, porque há sempre infiltrados a meter veneno, como é sabido. É preciso haver cuidado para que o clube não caia em desgraça, como aconteceu em finais dos anos cinquentas aquando da saída do Yustrich, pelo que ouço e leio sobre esse famoso treinador Dorival Knipel, mais conhecido por Yustrich, que saiu pela porta pequena contra a vontade de muitos simpatizantes e como tal voltou depois, para voltar a sair ainda de pior forma. Mas, entretanto, originou grande cisão entre os adeptos, levando a um clima que durou muito tempo a cicatrizar.

Ora, não podemos deixar que nos influenciem fazedores de opinião pública, mesmo os que sabemos serem Portistas mas dizem coisas publicamente que depois não são capazes de ir dizer no sítio certo, nas assembleias gerais entre associados. E se houver oposição, haja quem se assuma e apresente sua candidatura à presidência para o próximo exercício diretivo.

Enquanto isso, já a Direção atual, de uma vez por todas, deve também passar a contribuir para uma melhoria do ambiente, começando a abrir uma nova fase de comunicação com a massa associativa, especialmente. E a tomar posições, para não deixar os treinadores a falarem sozinhos à comunicação, quase desprotegidos perante os adversários. Tal como, em vez de tanto ambiente de Vips, que em parte nem serão portistas, haja mais atenção ao que realmente interessa ao clube.

Assim sendo, se não há Libras e outros mostram má cara, venha o treinador que é possível no momento. Que o novo treinador do F C Porto é o meu treinador, a partir de agora.

* P. S. (Post Scriptum / escrito depois):
Peseiro assinou contrato com o F C Porto durante a tarde, neste mesmo dia, cuja  visualização da respetiva oficialização foi possível em exclusiva transmissão pelo Porto Canal, no Jornal Diário da noite, às 19, 33 h. - conforme se pode ver pelas imagens que aqui colocamos, como ilustração.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

9 comentários:

  1. Há uma nova casta de portistas que se motivam muito para criticar e nada para apoiar ou elogiar. Acho até que eles preferem estas fases negativas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Dentro do possivel, parece ser a escolha mais ponderada. Não galvaniza mas percebe de futebol e isso neste momento é o que mais falta nos faz. Competência técnica.
    Que o Dragão o proteja e que trabalhe para ter sorte.

    ResponderEliminar
  3. Fico incomodado quando vejo figuras públicas que de um modo ou de outro tiveram ligações com o nosso Clube, virem publicamente manifestar desacordo ou fazer críticas contundentes sobre a vida do nosso Clube, fazendo coro com os que se deixam envolver na onda de propaganda fascistas que visa impedir a carreira ascensional vitoriosa do FC do Porto, a nível interno e internacional. Não ajudam em nada a valorização do Clube de que se dizem apoiantes e só aparecem a bater palmas e a elogiar nas festas e nos momentos alegres.

    José Peseiro pode parecer uma solução de emergência dada a delicada situação que o Clube atravessa neste momento, mas não duvido que há muito constaria da lista de nomes capazes de assumir o lugar de treinador, pois, além do mais fez percurso aceitável no nosso país.

    Sorte, José Peseiro, são os meus (nossos) votos.

    DRAGAO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. Seja o treinador quem for terá sempre o meu incondicional apoio em todos os estádios, nos cafés, em casa, em todos os lados. E que o próximo treinador nos traga muitas alegrias. Armando Pinto, como sempre muito bem. Artigo muito bem escrito, claro e com simplicidade. Muito bem.

    ResponderEliminar
  5. "JORGE NUNO PINTO DA COSTA VAI AO PORTO CANAL

    Presidente do FC Porto é o entrevistado de Júlio Magalhães nesta quinta-feira (22h30)

    Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, é o entrevistado de Júlio Magalhães no programa desta quinta-feira, que vai para o ar a partir das 22h30, no Porto Canal.

    Na viragem do campeonato e num momento decisivo da temporada, o presidente dos Dragões fala ao universo portista numa entrevista de 50 minutos, abordando o atual momento do clube e a estratégia para “atacar” os títulos em disputa durante a época em curso."

    Finalmente, digo eu.

    A comunicação social inventou nomes e afinal vem um treinador que não foi falado. Agora os paineleiros e jornaleiros dizem que outros é que não quizeram o o Conceição não quiz antes do jogo de Guimarães. Enfim. O Sérgio Conceição até chorou de alegria por ganhar ao Porto, logo seria um grande impostor, mais um. Para mim o Peseiro pode ser que resulte, pelo menos deve por a equipa a jogar melhor. E é como diz é o treinador do nosso clube, queremmos que ganhe. No meio disso tudo a direção parece que vai começar a refletir melhor, pelo que se vê já com a comunicaçãso que vai dar na entrevista do presidente ao Porto Canal. E o Canal do clube faz alguma coisa, pois ainda hoje começou as notícias com a morte dum poltico a deixou a notícia do novo treinador do Porto quase para o fim.

    ResponderEliminar
  6. subscrevo inteiramente tudo o que escreveu. Digo mais,está a ser nojento as televisões estarem a indicar defeitos já ao Peseiro e agora dizerem bem de outros. No Porto portistas temos de ser mais unidos contra o que essa gente quer. Não faltam treinadores de bancada, de mão nas pipocas, e treinadores de casa sem irem ao estádio por comodismo de ver na televisão, com uma cerveja na mão. Faz falta a muita gente esperar anos como no tempo da espera dos 19 anos e assistirmos aos jogos todos molhados dos pingantes dos guarda-chuvas, mas de bandeira na mão e prontos a saltar pelo Porto. Somos Porto.

    ResponderEliminar
  7. O senhor Alvarinho da Casa FCP de Caracas partilhou isto, que o amigo e todos os portistas devem saber

    GOSTARIA de ter esta extraordinària lucidez e estas memòrias que nao possuo e ter sido com honra, orgulho e atè muita vaidade, ter sido eu a assinar tao brilhante texto por tao ajustado ao momento actual do clube, sò me resta dizer-lhe, parabens ARMANDO PINTO peço humildemente a todos os meus amigos portistas e nao sò que leiam esta pequena obra de arte.
    alvarinho moreira.

    ResponderEliminar
  8. José Peseiro é o novo técnico do FC Porto. O português, que representava o Al Ahly, do Egito, assinou um contrato válido por um ano e meio, com mais um de opção. Alexandre Santos, Ricardo Dionísio, Rui Barros e Daniel Correia acompanham José Peseiro na equipa técnica. A apresentação do treinador aos órgãos de comunicação social será na quinta-feira, pelas 13h30, no Estádio do Dragão.

    Com uma experiência vasta, José Peseiro, de 55 anos, já trabalhou em sete países e 12 clubes, entre os quais se destacam o Sporting, o Sporting de Braga, o Panathinaikos (Grécia), o Rapid Bucareste (Roménia) e o Real Madrid (como adjunto), bem como da seleção da Arábia Saudita.

    da página Web FCPorto,pt

    ResponderEliminar
  9. Como disse José Peseiro na apresentação oficial 'para dizer mal de nós bastam os outros de outros clubes' e nós portistas devemo nos unir ainda mais neste momento . Gostei muito do José Peseiro na sua apresentação ; espero que tenha sorte;e como ele disse vamos encher o estádio para puxar pelos nossos rapazes.Se eu pudesse lá estaria. Mais uma vez belo artigo do Senhor Armando Pinto. Abraço. Hernâni Rocha Açores.

    ResponderEliminar