Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 17 de julho de 2016

Fernando Moreira: O primeiro Ciclista do F C Porto vencedor da Volta a Portugal e ídolo portista do desporto dos pedais!



Estamos a chegar ao tempo da Volta a Portugal em bicicleta, no desporto ciclista que este ano detém grandes atenções entre a massa adepta portista. Voltando às estradas todo o colorido e entusiasmo que transportam nos pedais os ciclistas que trazem as camisolas azuis e brancas, até diante dos olhos da assistência que acorre às bermas das estradas.

Fazendo ténue travagem no tempo, perante o que significa a existência do ciclismo no seio do FC Porto, recuamos memorialmente aos tempos em que as corridas de bicicletas começaram a dar grandes alegrias aos simpatizantes portistas espalhados pelo país e além fronteiras, quando os ases dos pedais com a camisola portista iam também ao estrangeiro estreitar mais os laços lusitanos. Como se pode recordar, desta vez, recuando décadas até 17 de julho de 1950, dia em que Fernando Moreira se sagrou vencedor do Critério Internacional Rio-Petrópolis-Rio, no Brasil, prova na qual participaram 140 ciclistas de todo o mundo. 


Fernando Jorge Moreira era por esses tempos autêntico ídolo de multidões e o nome mais admirado entre os apoiantes da equipa do FC Porto. Em 1948 Moreira tornara-se o primeiro ciclista do FC Porto a vencer uma edição da Volta a Portugal e abrira caminho a uma série de três vitórias consecutivas de atletas portistas na prova, continuada por um “bis” de Dias dos Santos e quase de seguida um triunfo de Fernando Moreira de Sá. Estava-se então num período de ouro do nosso clube no ciclismo, com longo domínio no pelotão português: entre 1948 e 1964, nove vitórias em 15 edições da prova rainha. Vindo mais tarde outras vitórias, espaçadas. Algo que se espera agora reeditar, com novo fôlego de conquistas. Mesmo porque o F C Porto, apesar de ter estado cerca de trinta anos fora do ciclismo, ainda é o clube detentor de mais vitórias individuais e coletivas na Volta a Portugal em bicicleta.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Obs.: Sobre Fernando Moreira, recordemos a propósito (clicando sobre o link) em :

AP

3 comentários:

  1. Havia uma canção de ficada a este campião.
    Fernando Moreira com grande canseira deu a volta a Portugal ..........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia uma canção. Tentei descobrir a letra, ainda não consegui. Um abraço amigo.

      Eliminar
  2. Albuns pediram, fica aqui a canção contada pelo meu avô de 93 anos que treinou com ele: "Olha o Fernando Moreira, que é do Norte o campeão, com uma corneta na boca, à frente do pelotão"

    ResponderEliminar