Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 31 de julho de 2016

Festival azul e branco na icónica etapa voltista da Senhora da Graça: Veloso vence categoricamente tão especial escalada e Vinhas mantém a amarela!


Em terreno de transição minhota, com um ar montanhoso do lado quase transmontano, a paisagem matizada da viva natureza acicatou toda a envolvência da mítica escalada ao alto da Senhora da Graça, onde a equipa W52/FC Porto foi a mais forte e superou tudo e todos. Num ambiente azul e branco, vendo-se muitíssima gente com camisolas, bandeiras, cachecóis e outros adereços afetos ao FC Porto, enquanto os ciclistas da formação portista corresponderam a tanto incentivo e deram autêntico festival a pedalar por ali acima.


Culminando este domingo festivo de espetáculo humano e desportivo, foi um dia em cheio, a juntar o útil ao agradável de apreciar um farnel familiar, em contacto com a aragem natural, para depois saborear a vitória na etapa dum ciclista do FC Porto junto à manutenção da camisola amarela  e ainda a passagem da equipa para a frente também  da classificação coletiva.


Como escreveu o meu amigo Vítor Queirós, jornalista de tarimba com muitas Voltas no seu currículo e historiador, foi uma «tremenda exibição individual e coletiva da W52/FC Porto», com «Gustavo 'condor' Veloso a voar nos céus graciosos de Mondim, Rui Vinhas poderoso na defesa da sua camisola amarela e quatro dragões nos 10 primeiros». Em suma, uma «Sinfonia Azul na Senhora da Graça»!


Com uma forte ponta final, o espanhol de 36 anos que representa o FC Porto desferiu o ataque que lhe deu a vitória na 4ª etapa da Volta a Portugal. 

Gustavo Veloso venceu então tal etapa mítica, como é conhecida, terminada no alto mondinense do Monte Farinha, onde existe o conhecido santuário da Senhora da Graça. Enfarinhado como está em vencer o ciclista oriundo da região familiar nortenha da Galiza, Gustavo deu um grande gosto aos portistas que engalanaram a estrada ao longo do percurso dessa região de Basto. Ao passo que toda a equipa soube fazer aquela sinuosa subida, como quem fia em roca e tece um rico bragal, estando-se em terras minhotas do linho tradicional.

Esta Volta ainda tem mais uma semana pela frente, mas para já o FC Porto domina e combina bem até nos primeiros lugares, tendo à frente os dois primeiros classificados. Num bom caso, que quaisquer adeptos de outras equipas não se importavam de ter.


Como se costuma dizer em futebol, no ciclismo não há árbitros, nem colinho… embora haja um grupo de comissários que por vezes alteram classificações (como aconteceu estranhamente com a etapa terminada em Fafe, que prejudicou Veloso passados dois dias). Assim como se estranha que esta edição da Volta não tenha um final de etapa na cidade do Porto, este ano que o Porto tem equipa com a popularidade do FC Porto na Volta, sabendo-se como seria apoteótica essa chegada – conforme se viu no Grande Prémio JN.


Para registo atual e contextualização memorial, após a chegada à Senhora da Graça, onde estivemos em grande – tendo Gustavo César Veloso terminado em 1º, Raúl Alarcón em 4º, o Camisola Amarela Rui Vinhas em 5º, mantendo o primeiro lugar da Geral,  e António Carvalho em 9º  – as posições da 78ª Volta a Portugal estão assim escalonadas, quanto à equipa  W52 - FC Porto - Porto Canal:

- Classificação Geral Individual
1º Rui Vinhas
2º Gustavo César Veloso  a +2. 48
6º Raúl Alarcón +3. 43
10º António Carvalho +3. 57
17º Ricardo Mestre +5: 07
48º Samuel Caldeira +25. 04
88º Joaquim Silva +57. 17
93º Rafael Reis - Ciclismo +1h 03. 22

- Geral por Equipas
1º W52 - FC Porto - Porto Canal

- Geral de Pontos
1º Gustavo César Veloso

- Combinado
1º Gustavo César Veloso
3º Rui Vinhas

ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Sempre melhor quando se vence, mas o regresso do fcp ao ciclismo foi em si só uma grande ideia... é das melhores memórias de criança/adolescente que tenho; de ir a pedalar até à estrada para ver por entre muitos braços na minha frente os corredores a passar, e quando lá vinha um dos nossos joaquins era uma felicidade só...
    uma espécie de embaixada que percorre parte do país...

    ResponderEliminar
  2. Foi um final de etapa brilhante por parte da equipa do W52/Futebol Clube do Porto/Porto Canal, e um momento de grande alegria e satisfação para mim ver tantas camisolas e bandeiras de apoiantes do nosso Clube na massa de assistentes no Monte da Senhora da Graça. Sintomática também a presença da família do vencedor da etapa, Gustavo Veloso, manifestamente felizes pelo êxito alcançado pelo galego valente.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar