Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Lopetegui: Ex-treinador do FC Porto é o novo selecionador de Espanha


Com este título caiem manchetes na comunicação social, nomeadamente através de órgãos de informação que combateram forte e feio Julen Lopetegui quando era treinador responsável da equipa principal de futebol do FC Porto. Numa mostra aos portistas que foram nessa onda de contestação consertada, de que era mesmo uma campanha com fins de lesa estado de espírito e anímico clubista, resultante por ter engrossado como era ideia dos promotores, a mando dos clubes do sistema. 

Que isso sirva de lição para futuro, ao menos.

Não se quer com isto dizer que Lopetegui não teve culpas no cartório, como o caso de Quaresma foi paradigmático, quase de bradar aos céus, por exemplo. Mesmo sabendo que Ricardo Quaresma é capaz de ir do oito ao oitenta, como soe dizer-se, tanto fazendo centros e golos de trivelas a levantar emoções, como de fazer enervar em pecado um santo, agarrando-se demasiado à bola e não a soltando quando devia, por vezes. Mas sobretudo por Lopetegui não ter sabido comandar a equipa e especialmente por nunca ter conseguido entender o futebol português, sabendo como tudo está centralizado no sistema comandado pelo Benfica, com o amém camuflado do também beneficiado Sporting, e assim o FC Porto tem de ser muitíssimo superior aos outros, não bastando ser idêntico, mas sim muito melhor, para conseguir vencer. Tal como errou em não saber dar o braço a torcer, repetindo erros a eito sem remediar males, quão não soube gerir suscetibilidades de balneário, algo que Nuno parece ter visto à distância, para já.

Seja como for, esta nova realidade deve enfim resolver, ao menos, o problema até agora pendente do desacordo entretanto existente na rescisão do contrato entre o FC Porto e Lopetegui. E deixa aberto o livro de certos desenvolvimentos que se passam no futebol, bem como tornam evidentes algumas manobras de bastidores, como são sistematicamente as lutas e campanhas contra os interesses do FC Porto. Conforme ficou na ideia de um apoiante portista, no caso, sem outros interesses que apenas o bem do clube, como entendimento de quem está fora do meio propriamente, mas dentro do mundo portista, atento a tudo o que diga respeito ao FC Porto.

Ora, segundo anunciou hoje a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) o ex-treinador do FC Porto Julen Lopetegui é o novo selecionador espanhol de futebol:


A RFEF designou como novo selecionador nacional espanhol Julen Lopetegui. O técnico, apresentado publicamente como tal na Cidade do Futebol de Las Rozas, atualmente com 49 anos, sucede no cargo a Vicente del Bosque, o anterior responsável que levou a seleção espanhola à conquista do título mundial em 2010 e europeu em 2012, mas também a uma precoce eliminação do recente Europeu de 2016 em França.

O basco, como chamava a Lopetegui a comunicação portuguesa afeta aos clubes de Lisboa, e que tinha sido treinador de seleções jovens de Espanha, conquistando um título europeu de sub-21 e dois de sub-19, deixou o FC Porto no início deste ano de 2016, quando foi substituído por José Peseiro, depois de uma época e meia em que não conquistou qualquer título. Sendo o FC Porto atualmente orientado por Nuno Espírito Santo, o treinador em que depositam confiança os Portistas para a época de 2016/2017.

Desejamos a Julen Lopetegui as maiores felicidades no comando da seleção espanhola, que sempre associamos a grandes valores como Casillas e outros vultos da formação campeã europeia e mundial de futebol. E que nos proporcione, aos apreciadores do futebol puro, a constatação que foi um bom treinador que passou pelo FC Porto, apesar de tudo o que ficou na história. 

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário