Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Recordações Portuguesas dum outro "Euro" Francês


Portugal está nas meias finais do Campeonato da Europa de seleções, a um jogo de fazer história com boa figura, como será, caso consiga passar à final deste Euro 2016. Podendo assim igualar a presença na final acontecida em Lisboa no Europeu de 2004. Mas, como então foi no próprio país, como organizador, agora depara-se à seleção representativa de Portugal estar com possibilidades de melhorar anterior comportamento fora de casa, atendendo ao brilharete conseguido com a ida até às meias-finais, também, no Europeu de 1984, em França – sem contudo então ter chegado à final. O que, assim sendo, pode desta feita ser ultrapassado, nesta campanha em que o FC Porto está representado por Danilo (único selecionado pelo “staff” de Fernando Santos), além de haver mais que já passaram anteriormente pelo clube.

Neste pé, com possibilidade de meter peito ao jogo da atribuição do título europeu de seleções de países, vem assim a talhe recordar uma das presenças em Europeus anteriores franceses, da vez que Portugal não chegou à final por via da eliminatória em que não foi possível ultrapassar a seleção francesa onde atuava Platini, figura que deixou marca controversa no futebol internacional.

Desse Europeu de 1984, apenas como vislumbres de tal espécie de epopeia, e como amostra que será possível fazer melhor, recordamos a também boa prestação da seleção dos Patrícios, em cujo lote estiveram diversos elementos do FC Porto. Servindo ao efeito algumas gravuras da revista francesa “Mondial”, dando conta de jogadas em que Portugal se elevou bem diante de Espanha, Roménia, Alemanha e França.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Portugal tem tido comportamento meritório nos últimos campeonatos da Europa, podendo até ter sido campeão no ano em que a prova decorreu no nosso pais. Foi uma oportunidade talvez única desperdiçada que resultou em fracasso do selecionador por não ter sabido tirar proveito dos excelentes jogadores que teve à sua disposição.

    Espero que Fernando Santos seja mais competente que o brasileiro banha da cobra.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar