Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Esperança de "fezada" atualizada


Ser Portista é ser pelo Porto em todas as ocasiões, sermos Porto sempre. Não apenas quando a equipa principal de futebol portista faz boa figura; ou então, pelo menos, se porta melhor que outros conjuntos, como no caso dos rivais de maior estimação, a quem dá gosto superar… mas também. Como quando, conforme agora, apesar de termos jogado com um elemento a menos em dois terços da eliminatória dos oitavos da Liga dos Campeões, o FC Porto não foi nada inferior ao atual comandante do futebol italiano e não fomos goleados como os rivais da capital do império nacional. Falando no plural por os jogadores do FC Porto jogarem por nós, enquanto representantes do FC Porto, naturalmente.  

Assim sendo, desta feita, em vez de postar olhares por fotos antigas e recortes amarelecidos pelo tempo, a atualidade do FC Porto faz-nos reencontrar um sorriso misturado de esperança e fé. Como quando ansiávamos a chegada ao topo do futebol português, quanto no presente volta a suceder, superando as manobras de bastidores pró-clube do regime. Enquanto o pouquinho que faltou para fazer melhor diante da Juventus, pode e deve chegar para voltar a deixar a luz apagada, caso não haja nada parecido com “roubalheiras” até recentes. Mora uma verdadeira "fezada" cá dentro que vamos voltar a ser campeões, que o Campeão está de volta.

Se desde tempos distantes o FC Porto andava já colado aqui ao peito, hoje em dia continua bem presente o que representa isso e isto de ser Portista, a fazer pulsar o que nos une, o que nos faz mexer os sentidos em vermos Dragões como os que marcaram bem a presença portista em Turim, os que vão puxar pela nossa equipa no Dragão e irão vibrar depois na nossa sala de visitas… pois vamos continuar a vencer!

A. P. 

2 comentários:

  1. Caro Armando, muito bom este seu texto! Para quem ama o porto anos e anos a fio, conhece derrotas e longos caminhos sem título, tudo o que este ano está a acontecer de montarmos uma equipe para o futuro de termos sacudido o polvo, é muito bom, enche a alma e o coração.
    (Só foi pena aquela bola do Jota não ter entrado... era a cereja no topo do bolo. Mas o rapaz deve ter aprendido uma lição de vida... quando o Buffon o cumprimentou...)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Não é só «fezada» na nossa equipa de futebol, é também a constatação que actualmente somos a melhor equipa a jogar, a marcar e a sofrer poucos golos. É uma «fezada» com muitos atributos. Abraço.

    ResponderEliminar