Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Festas Particulares de Confraternização Portista


Vem de longa data a existência de realizações de convívios entre gente do FC Porto, desde organizações oficiais até iniciativas particulares, sempre visando o fortalecimento do Portismo que não cabe só no íntimo e tem de extravasar para ser compartilhado e convivido. Como de anos a esta parte tem felizmente acontecido com as organizações do Dia do Clube, evento que teve já seis edições anuais, e entretanto este ano foi reforçado na realização da 1ª Hora do Clube, em acontecimentos ultimamente decorridos nas instalações do Dragão, depois de passagens anteriores por outros locais.  Passando então a ser na casa comum tal possibilidade desses momentos de camaradagem de apoiantes. Inicialmente como encontro de portistas da blogosfera e depois alargado como ponto de encontro de adeptos atentos à vida do clube.

É esse, assim, o atual cenário duma das possibilidades de maior aproximação de quem vive o dia a dia do clube sem pertencer à orgânica oficial, num cenário íntimo condizente com ânimo também afirmativo, através de organização feliz de um grupo de Portistas conhecidos entre si (e também dos portistas que convivem na Internet pelo FC Porto), como Paulo Santos, Paulo Bizarro, José Correia, Jorge Bertocchini, Nuno Góis e D. Ana Paula Guedes, agora com apoio logístico da estrutura diretiva do FC Porto na permissão do uso de espaços do Dragão e em parceria com grupos de pessoas ou entidades amigas, como já aconteceu com a Casa do FC Porto de Rio Tinto, o Grupo + FC Porto, Fotos da Curva, etc. (Ressalvando e penitenciando-me, em nome pessoal de aderente que tenho estado presente em anos recentes, para a eventualidade de falhar algum nome, porque me cinjo aqui apenas ao conhecimento particularmente obtido.). Assim como algumas outras iniciativas, sendo de lembrar o megajantar comemorativo dos 30 Anos da vitória de Viena, em Santa Maria da Feira, levado a cabo pelo grande portista Alvarinho Moreira, presidente da Casa do FC Porto de Caracas, entre diversos casos mais.

Também em tempos passados (e daí vir a talhe esta rememoração) houve anteriores iniciativas de fins semelhantes, embora em diferenciados modos, como antigamente foi acotiado haver banquetes de confraternização de diretores e associados. Ficando na história as organizações de um grande portista do passado, em pleno século XX, o sr. José Donas, que ao longo de anos foi alma de diversas dessas reuniões de portistas pelos anos quarenta e cinquenta.

Como homenagem a essa realidade antiga, com forte marca deixada na mística que formou o Portismo chegado a nossos dias vindo de outrora, damos nota duma dessas organizações, conforme caixa publicada na revista Stadium, a fixar à posteridade um jantar comemorativo do FC Porto de Dezembro de 1950 (do qual, por acaso, há um filme que aparece pela Internet, de arquivo da Cinemateca Nacional, ainda que sem som, mas facilmente identificável pelas imagens condizentes com as fotos que aqui colocamos agora), do tempo de grandes nomes diretivos do FC Porto como o Dr. Urgel Horta, Padre Marcelino da Conceição, Sebastião Ferreira Mendes, Afonso Pinto de Magalhães, Dr. Neiva de Oliveira (entretanto diretor do jornal O Porto), etc. Tratando-se, na ocasião, de um jantar natalício, por assim dizer, realizado à chegada da quadra de Natal dessa época, juntando em alongadas mesas numerosos portistas, diretores e associados Amigos do FC Porto, a meio do mês de dezembro do início da década de cinquenta.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens dos recortes, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário