Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Aniversário do Presidente-Dragão: aos 81 anos de Nuno Pinto da Costa, em Dia dos "Santos Inocentes"


Diz-nos o afeto mais íntimo que há pessoas que nos são bem familiares não pelo sangue mas pelo coração. Tal o que se passa com o presidente da Direção do FC Porto, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, o Presidente-Dragão Nuno Pinto da Costa, pessoa que corporiza o que sempre me fez, como Portista, ter o FC Porto como algo especial, para mim.


Nesta data em que o nosso Presidente perfaz 81 anos de vida, vem acima tudo o que tem feito no FC Porto e pelo nosso FC Porto, quer como dirigente das modalidades amadoras, desde os anos sessentas até meio da década de setenta, como entretanto a chefe do departamento de futebol, depois, e por fim como Presidente da Direção e da SAD.


Efetivamente são consideráveis os anos e é inquestionável a obra de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa à frente dos destinos do FC Porto. Tendo completado a 17 de abril, deste ano quase passado, já 36 anos desde que foi eleito Presidente da Direção do FC Porto.


O que dele e de sua obra pensamos e sentimos está expresso em tantos textos do que ao longo dos tempos tem ficado escrito pelo autor destas linhas, quer neste blogue Memória Portista, como anteriormente noutras publicações. Tornando-se desnecessário repetir, portanto. Bastando desse acervo respigar, como complemento, algumas imagens de arquivo pessoal, em ilustração de apreço. 


Nuno Pinto da Costa, eleito Presidente do Futebol Clube do Porto a 17 de abril de 1982, tornou-se no 33.º presidente dos Dragões, e, especialmente, no decurso das reeleições que continuaram e mantêm tão gloriosa gerência, transformou a bela história do clube com o facto de ser do FC Porto o presidente com mais títulos da história do futebol. Assim como, desde 13 de janeiro de 2017, passou a ser também o mais "longínquo" dos presidentes de clubes a nível mundial, tendo ultrapassado, ao 12 684.º dia, o "mítico" Santiago Bernabéu, do Real Madrid. 

Em abril de 2016, Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito para o seu 13.º mandato como presidente, em cujo exercício, além das vitórias do ciclismo do FC Porto, entre tantas e tantas mais das diversas modalidades atualmente integrantes da vida do clube, houve o tão festejado título nacional de futebol que fez com que em Portugal só o FC Porto continua a ser Pentacampeão.

Em todo esse enquadramento afetivo e extensiva gratidão clubista, não posso esquecer que há eterna simbiose de Portista para Portista...


Ontém e hoje sempre Portista dos quatro costados, Pinto da Costa faz parte da história do FC Porto desde os seus tempos de adepto anónimo, mas constante, como recordou num livro biográfico a propósito do célebre jogo em que o bem triunfou sobre o mal, no desafio de futebol do "caso Calabote". Conforme se pode ler em página de que se junta imagem inclusa do texto e recorte da foto - para também mostrar a celebérrima fotografia que tem servido para certos arranjos fotográficos das normais inventonas de adeptos adversários sem escrúpulos... entre os que gostavam de ter um presidente assim no seu clube.


Pinto da Costa é líder do FC Porto há mais de 36 anos, mas longo foi o caminho, desde os tempos em que entrou para os corpos sociais do dirigismo portista e especialmente a partir que chefiou o departamento profissional de futebol azul e branco e nessa missão teve papel importante no retorno dos títulos ao clube, assim como no período que se seguiu ao chamado verão quente das Antas e por fim o regresso (tão desejado por nós e muitos mais, como se percebe pela missiva cujo original já esteve no Museu do FC Porto by BMG – carta essa de que se junta imagem), ao assumir em boa hora a presidência portista. Como entretanto já se deu testemunho num artigo escrito e publicado, em mensagem pessoal, na antiga revista (do anterior Conselho Cultural do FC Porto) Mundo Azul.


Nesta ocasião dos seus 81 anos de vida, quando tem já  trinta e seis de Presidente do F C Porto, desejo-lhe muito sinceramente: Muitas felicidades. Hoje como sempre e amanhã igualmente. Parabéns Mister -Presidente! 

Armando Pinto


Nota Bene:  Pinto da Costa em suas lembranças já recordadas publicamente, pelo menos num dos seus livros, referiu entretanto ter-se apercebido em criança que havia nascido no dia dos chamados Santos Inocentes. Conforme o 28 de dezembro é pela Igreja dedicado no calendário litúrgico, passados alguns dias após a passagem do Natal. Algo que se pode considerar premonitório, visto Nuno Pinto da Cota ter sido ao longo de sua vida pública um lutador contra as injustiças. Sendo de referir, como enquadramento, que os Santos Inocentes foram as crianças que morreram inocentemente por Cristo e cuja festa se celebra nesta data.

De acordo com o relato do Evangelho de São Mateus, depois que Jesus nasceu, o rei Herodes mandou matar em Belém da Judeia e seus arredores os meninos menores de dois anos (pensando ser uma idade possível do Menino Jesus, então), ao sentir-se enganado pelos Reis Magos, os quais retornaram aos seus países por outro caminho para não lhe revelar onde estava o Messias. A festa para venerar estes meninos que morreram como mártires foi instituída no século IV. 

A. P. 
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário